A Meshmess é uma marca portuguesa que nasceu da incerteza, entre o fim de uma pandemia e o início da guerra no ocidente. Do contexto político e económico mundial, sobressaiu uma vontade de contrariar o paradigma e, Elisabete Costa, uma profissional da área do e-commerce, juntamente com Pedro Israel, especialista em marcas, decidiram pensar numa marca, onde cor e otimismo seriam os ingredientes principais.
A marca foi fundada a 13 de maio de 2022 e deste então já não passa despercebida, através dos seus tons característicos, como o vermelho e rosa, revelando irreverência no seu estado mais puro. Porém, a Meshmess quis ir mais além no conceito “irreverente”, uniu isso ao “desejo íntimo de inspirar uma atitude coletiva, que promova o respeito pela individualidade e a felicidade pelas conquistas dos outros”, esclarece a marca em comunicado.

À irreverência, a Meshmess juntou individualidade e inovação, assim desenvolveu as Flex One, um modelo de calças de ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... 100% algodão
O algodão é uma das matérias-primas mais comercializadas ... ver mais..., que servem do tamanho 34 ao 44.
Neste artigo, podes descobrir mais sobre a história da marca e deste produto inovador.
Irreverência e individualidade
Elisabete Costa, fundadora da marca, tem uma forma muito pragmática de ver a moda e o mundo, assumindo um valor que é bem familiar para a FashionHub, “podes ser o que tu quiseres”. Desta intenção, nasceu a tentativa de desmistificar preconceitos e convenções sobre o que devemos ou não vestir.

A Meshmess aposta no tamanho único para a confeção das suas peças, “porque a mesma peça pode ser usada por várias pessoas”, mas é a forma como cada pessoa vai conjugar e vestir as peças que a define enquanto pessoa, explica a fundadora sobre a individualidade da marca.
Flex One: calças de ganga inovadoras e sustentáveis
As Flex One são o produto inovador e ex-líbris da marca portuguesa, umas calças 100% algodão
O algodão é uma das matérias-primas mais comercializadas ... ver mais..., que servem do tamanho 34 ao 44. A primeira versão deste modelo foi lançada em setembro de 2023 e não podia ter corrido melhor: esgotaram a primeira produção em 15 dias.
A marca tinha como objetivo criar umas calças de ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... confortáveis e bonitas, sem ter de recorrer ao elastano, um dos tecidos sintéticos a evitar na composição de roupa. Foi o início de uma aventura e de testes em laboratório, até alcançar a fórmula perfeita – as Flex One.
Sou uma apaixonada por moda e pelas peças de ganga
Elisabete Costa, fundadora da MeshmessA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais..., a maioria das mulheres também. O desafio era criar umas calças de ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... one size, 100% algodão
O algodão é uma das matérias-primas mais comercializadas ... ver mais..., sem elastano, que traduzissem o conceito de individualidade presente no ADN da Meshmess. Trabalhamos no conceito uns meses, com muita pesquisa e testes. No final, concluímos que, juntar uma série de processos, nos traria a peça desejada. Como se tratasse da dedução de uma fórmula matemática, com lógica.

Um dos primeiros públicos-alvo, por coincidência, acabaram mesmo por ser as grávidas que, inspiradas pela influenciadora digital Mariana Machado, na altura grávida, viram uma oportunidade de usar umas calças de ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... bonitas e confortáveis, que podem vestir mesmo depois da gravidez, pelo seu caráter individual e de se adaptar aos diversos tipos de corpos.
É uma fase (a gravidez) em que a oferta diminui, drasticamente, parece que nada serve , o conforto é obrigatório, não faz sentido fazer grandes investimentos em peças que não vão usar muito tempo, e a moda fica para segundo plano. Estes jeans dão resposta a todas estas questões, com a vantagem de puderem ser usados, novamente, após a gravidez e sem descurarem a componente da moda.
Elisabete Costa, fundadora da Meshmess

A Meshmess já desenvolveu o modelo Flex One em mais de oito matérias-primas distintas, como ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais..., sarja ou fazenda. Num apelo ao consumo consciente, a marca investe na qualidade das peças, assim podem passar de mães para filhas, serem usadas por mulheres antes, durante e depois da gravidez.
A marca assume um posicionamento em prol da sustentabilidade social e ambiental, ao utilizar nas suas produções apenas desperdícios têxteis, tornando as peças exclusivas. A produção da Meshmess é toda feita em Portugal, por empresas que pensam nos seus colaboradores “proporcionado excelentes condições de trabalho, ambiente e bem estar nas equipas”, explica Elisabete Costa, acrescentando que a marca é 100% portuguesa, desde a produção, até à entrega dos seus produtos ao consumidor final.
Para adquirires as tuas Flex One consulta o website da marca meshmess.com.
No ano 2025, a marca vive mais um capítulo importante da sua história ao ser uma das finalistas do iTechStyle Awards’25, promovido pelo CITEVE, na categoria de produto com as calças de ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... Flex One (imagem 6 da publicação de Instagram que indicamos abaixo).









