Nos últimos anos, a Riopele tem investido em técnicas inovadoras e em materiais, tendo em consideração a responsabilidade ambiental.
A empresa esteve presente nas principais feiras internacionais, passando por Munique, Milão e Paris, mas foi na edição 60+3 do Modtissimo, que a FashionHub foi conhecer o novo projeto da Riopele – ‘Indario’ -, que consiste num processo de tingimentoO tingimento é o processo usado para fixar cor a um tecido ... ver mais... inovador, que poupa 67% e 35% de água e energia, respetivamente. Estes dados são demonstrados tendo em comparação o processo convencional usado na gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais....
A designação incorpora o nome do corante mais associado à gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... – o indigo – com o início do nome da empresa. Um dos principais objetivos deste projeto, desenvolvido em colaboração com a Archroma, é continuar o legado inovador e sustentável da empresa, tal como nos explicou a equipa presente no Modtissimo.
Para o desenvolvimento, a Riopele criou uma nova gama de produtos de valor acrescentado com recurso a matérias-primas como a viscoseA viscose é feita através de um processo de rayon, por iss... ver mais... EcoveroDe uma forma resumida, o EcoVero são fibras de viscose mais... ver mais... (33%) e linhoA fibra do linho é desenvolvida através de uma planta de c... ver mais... certificado European Flax (67%).
A Riopele foi fundada em 1927 e é uma das empresas têxteis mais antigas de Portugal, mas é uma referência internacional.
Durante esta primeira fase de implementação, a Indario está a ter mais aceitação nos países nórdicos, como Suécia e Finlândia, normalmente mercados mais sensíveis às questões relacionadas com a sustentabilidade. Porém, a empresa espera uma reação semelhante em países como Alemanha e França, até pela atenção que foi dada à componente estética e as participação em feiras tem tido um forte contributo. «Sabemos bem que não chega apresentarmos produtos sustentáveis, se não forem em simultâneo visualmente apelativos e capazes de entusiasmar o cliente», refere em comunicado Ângela Teles, do departamento de I&D da Riopele.
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