Carlos Gil apresenta “Match” entre exuberância e simplicidade para o outono-inverno 2025/26

O consagrado designer português, Carlos Gil, apresentou as propostas para o outono-inverno 2025/26, no Pátio da Galé, na edição 64 da Lisboa Fashion Week.

Ugo Camera | ModaLisboa

O inverno 2024/25 ainda não foi embora, mas depois de vermos as propostas apresentadas na última edição da ModaLisboa para a temporada fria de 2025/26, ficamos com uma ligeira vontade de que fosse prolongado pelo ano inteiro.

Já nos chegam as alterações climáticas para trocar as voltas e colocarmos as mãos na cabeça devido à situação ambiental que afeta o planeta diariamente, consequência de iniciativas nocivas por parte das nossas escolhas enquanto consumidores, mas também das marcas, no que toca aos seus processos produtivos.

Para tentarmos atenuar o panorama, a FashionHub recomenda-te a olhar para as marcas portuguesas, não desmerecendo a moda de autor, tão importante para o equilíbrio da produção nacional.

O consagrado designer português, Carlos Gil, apresentou as propostas para o outono-inverno 2025/26, no Pátio da Galé, na edição 64 da Lisboa Fashion Week.

A coleção MATCH propõe uma reflexão entre a exuberância e a simplicidade, um equilíbrio delicado que reflete o percurso humano de autoconhecimento.

O tema remete-nos ‘ao encontro’ – consigo mesmo, com a necessidade de equilíbrio e com a autenticidade que emerge da reflexão sobre os opostos.

Carlos Gil – comunicado

Os padrões exuberantes, desenham linhas dinâmicas que conferem movimento, suavidade e elegância às peças.

Na FashionHub destacamos o ‘match perfeito’ encontrado no equilíbrio entre máximo e mínimo porque, tal como a marca apresenta, “o excesso não é o oposto do minimalismo, mas sim o ponto de partida”.

A cor é a característica que impera nesta coleção: verde limão, fúscia, laranja, camel, preto, uma dinâmica entre diversos tons, que surgem em padrões ou de forma sólida em peças como vestidos, blazers, calças, saias, casacos, promovendo um match entre peças e tons.

É impossível não destacar outros componentes importantes, como os acessórios: as luvas e as carteiras de formas exageradas e cores extravagantes que acompanham o ritmo da coleção, são pormenores que favorecem as composições apresentadas. Assim como as franjas, presentes em saias e vestidos, promovem uma desconstrução no design minimalista e na utilização de apenas uma cor em algumas destas peças, proporcionando vida e movimento às criações.

Através desta coleção, Carlos Gil criou uma dimensão para reafirmar a Moda “como o espelho da individualidade humana”.