A Web Summit está de regresso a Lisboa. Entre os dias 11 e 14 de novembro, o palco de um dos maiores eventos de inovação, tecnologia, marketing e negócios realizado em todo o mundo, prepara-se para apresentar e debater as principais tendências destes setores de atividade.
Um dos destaques é a Inteligência Artificial e o seu impacto nas empresas. Contudo, a conferência abre também espaço para a apresentação de ideias e soluções com o objetivo de se desenvolverem projetos mais sustentáveis, quer a nível social, económico e ambiental. É esperado um apelo e debate sobre o papel que as empresas e governos devem desempenhar tendo em consideração o impacto das alterações climáticas, entre outros aspetos cada vez mais importantes para a construção da vida em sociedade e nas organizações.
A Indústria da ModaA indústria da moda concentra diversas atividades, prática... ver mais... surge como protagonista de algumas palestras, cujos temas centrais são a sustentabilidade, a compra e venda em segunda mãoA atividade que promove a compra e venda de peças usadas ta... ver mais..., a reciclagem, a economia circularO conceito de economia circular tem como objetivo reduzir o ... ver mais..., o luxo e a inovação.
Se, por acaso, vais marcar presença na Web Summit 2024, a aplicação móvel do evento permite-te aceder a conteúdos exclusivos, agendar encontros com profissionais e a obter informação sobre os oradores, empresas e startups. Outra das funcionalidades é conseguires criar um roteiro pelas conferências que te despertam mais interesse.
Caso não consigas marcar presença, a FashionHub preparou um roteiro pelas palestras em que a Moda é o tema central e deixa-te algumas sugestões para veres na transmissão online do evento ou para pesquisares mais informação posteriormente.
12 de novembro
A sustainable advantage
No mundo atual, repleto de recursos sinuosos e de consumidores ecologicamente mais conscientes, as práticas comerciais circulares oferecem uma vantagem estratégica. Descobre como as empresas inovadoras estão a transformar resíduos em recursos valiosos, reduzindo custos e a contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.
Horário: 10:40 – 11:05
Orador: Nina Shariati
Cargo: Founder & CEO, Global Textile Trade Expert @UNECE
Empresa: Circular Transparency
Orador: Christian Kroll
Cargo: CEO
Empresa: Ecosia
Startup driven change in fashion
Nesta conversa, junta-te a Nanna Andersen do Grupo H&M e Oscar Rundqvist da eComID, em que será discutida a forma como a inovação colaborativa entre startups e marcas pode enfrentar os desafios da indústria da modaA indústria da moda concentra diversas atividades, prática... ver mais... e impulsionar o crescimento sustentável.
Horário: 11:25 – 11:50
Orador: Nanna Andersen
Cargo: Chief of New Growth & Ventures
Empresa: H&M Group
Orador: Oscar Rundqvist
Cargo: Co-founder and CEO
Empresa: eComID
Orador: Lucy Maguire
Cargo: Senior Trends Editor
Empresa: Vogue Business
What´s next for sustainability?
Enquanto consumidores e profissionais, participamos em diversas conferências sobre sustentabilidade, falamos sobre isso, lemos muito sobre esta temática, mas ainda há um movimento muito limitado na prática. A influenciadora digital e ativista de Sustentabilidade, Doina Ciobanu, pretende que esta conversa seja um brainstorming coletivo sobre os próximos passos.
Horário: 14:00 – 15:00
Orador: Doina Ciobanu
Cargo: Creative Director & Sustainability Advocate
Empresa: Doina
Smarter beauty: The future of data & AI for luxury brands
Na LVMH Beauty, mais de 10 Maisons de prestígio de perfumes, cosméticos e cuidados com a pele estão a aproveitar-se o poder dos dados e da IA para transformar os seus negócios. Esta sessão oferece uma visão exclusiva do seu percurso, ao revelar exemplos concretos de como as tecnologias emergentes estão a ser implementadas em toda a empresa. Descobre como a LVMH utiliza dados para tudo, desde o desenvolvimento de produtos e previsão de demanda até experiências altamente personalizadas online e nas lojas físicas.
Horário: 15:10 – 15:30
Orador: Julie de Moyer
Cargo: Chief Data & AI Officer – Beauty
Empresa: LVMH
13 de novembro
Is recycling fact or fiction?
A reciclagem funciona, no entanto, depende de infraestrutura, participação e qualidade dos materiais. Nesta palestra, Nina Shariati da Circular Transparency e Craig Douglas do World Fund destacam que a reciclagem é apenas parte da solução, defendendo economias circulares, redução de resíduos e modelos de produção melhorados para uma sustentabilidade duradoura.
Horário: 11:25 – 11:45
Orador: Nina Shariati
Cargo: Founder & CEO, Global Textile Trade Expert @UNECE
Empresa: Circular Transparency
Orador: Craig Douglas
Cargo: Founding Partner
Empresa: World Fund
Tackling fashion’s pollution problem
Junta-te ao co-fundador da GANNI, Nicolaj Reffstrup, e a Anders Sjoblom, da Recover, enquanto estes profissionais revelam estratégias inovadoras para revolucionar o impacto ambiental da moda. Nicolaj explora o percurso da GANNI em direção à sustentabilidade e o modelo de negócio pioneiro, enquanto Anders compartilha ideias e a experiência sobre como aproveitar a tecnologia para dimensionar soluções circulares de tecido para tecido e aumentar a responsabilidade corporativa.
Horário: 14:10 – 14:30
Orador: Nicolaj Reffstrup
Cargo: Founder
Empresa: Ganni
Orador: Anders Sjoblom
Cargo: Global CEO
Empresa: Recover
Orador: Lucy Maguire
Cargo: Senior Trends Editor
Empresa: Vogue Business
14 de Novembro
Finding your Company’s Why
Nunca foi tão importante que as marcas tenham um propósito e uma identidade claramente definidos. Participa nesta sessão para aprender como descobrir o “porquê” da tua empresa e como contar a tua história de uma forma que conecte o teu público e permita que te destaques no mercado.
Horário: 10:35 – 10:55
Orador: Sebastien Kopp
Cargo: Co-founder
Empresa: VEJA
Orador: Rosemarie Ryan
Cargo: Co-founder & CEO
Empresa: Co:Collective
Orador: Maira Genovese
Cargo: Founder & CEO
Empresa: MG Empower
Orador: Laura Vicente
Cargo: Apresentadora
Empresa: Globo
Leveled up luxury: how tech elevates client experience
A tecnologia está a transformar experiências de luxo, ao oferecer experiências personalizadas aos clientes que vão além das expectativas tradicionais. Desde interfaces digitais personalizadas até insights baseados em dados, a tecnologia capacita as maisons de luxo a antecipar as necessidades dos clientes, entre outros aspetos relevantes de acordo com cada negócio.
Horário: 13:55 – 14:15
Orador: Gonzague de Pirey
Cargo: Chief Omnichanel and Data Officer
Empresa: LVMH
Orador: Paloma Juncos
Cargo: Global Head of Omni Growth and Data Analytics
Empresa: Loewe
Orador: Natasha Bird
Cargo: Journalist & Founder
Empresa: Tough Crowd
From field to sneaker
Nesta palestra, o co-fundador da Veja, Sébastien Kopp, explica a relação da marca ao combinar sucesso, responsabilidade ambiental e lucro, através da incorporação da sustentabilidade em cada etapa das operações. Isto prova que escolhas éticas podem impulsionar o sucesso de um negócio.
Horário: 15:20 – 15:35
Orador: Sebastien Kopp
Cargo: Co-founder
Empresa: VEJA
Making the second-hand the first choice
Junta-te ao CEO da Vinted, Thomas Plantenga, e a Carolina Brochado da EQT Growth – membro do conselho e uma das empresas investidoras da Vinted – enquanto discutem como o mercado da Lituânia se tornou um líder tecnológico europeu lucrativo. Sabe mais sobre a missão da Vinted de fazer dos produtos usados a primeira escolha e explora algumas das vantagens e principais desafios de construir uma empresa de tecnologia líder na Europa.
Horário: 15:45 – 16:05
Orador: Thomas Plantenga
Cargo: CEO
Empresa: Vinted
Orador: Joy Montgomery
Cargo: Shopping Editor
Empresa: British Vogue
Orador: Carolina Brochado
Cargo: Partner
Empresa: EQT Growth
Nota: Este artigo foi escrito com base na informação disponibilizada no website oficial da Web Summit. Por isso, qualquer alteração do programa, em relação ao exposto, é da responsabilidade da organização do evento.