Os números da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), revelam que Portugal deita para o lixo cerca de 200 mil toneladas de resíduos têxteis por ano.
Em 2024, produziu 5,55 milhões de toneladas de resíduos urbanos, correspondentes a 517 quilos por habitante e 1,4 quilos per capita diariamente.
O Halloween, tal como qualquer outra ocasião festiva, pode contribuir para agravar estes números e gerar um impacto negativo para o planeta se não tivermos ações conscientes. A quantidade de resíduos descartáveis utilizados são o principal motivo, porque a decoração é maioritariamente composta por plásticos e descartada mal termina a festa.
Quando se trata do vestuário, a tradição e o espírito consumista ditam que é para comprar um novo disfarce todos os anos. Na maioria dos casos, as pessoas efetuam a compra em grandes superfícies comerciais, portanto, não são peças produzidas de forma sustentável e são descartadas sem se pensar na hipótese de reciclagem ou na sua reutilização.

Mas não desesperes, não tens de renunciar às celebrações do Halloween para ser sustentável. Existem inúmeras formas de comemorar o Dia das Bruxas sem causar um impacto ambiental negativo. Destacamos algumas sugestões para considerares durante a escolha do teu disfarce.
Reutiliza um disfarce antigo
Provavelmente, tens uma caixa com acessórios de Halloween. Por que não reutilizá-los?
Se quiseres arriscar, podes sempre encontrar uma maneira de renovar um dos disfarces, através da técnica upcyclingA técnica upcycling é um recurso da moda circular que agre... ver mais.... Se não souberes como fazer, recorre a um especialista, como uma costureira, por exemplo. Experimenta acrescentar acessórios para dares um novo aspeto ao teu disfarce antigo.
Verifica o teu guarda-roupa
Se não tens propriamente nenhum fato de Halloween guardado, o primeiro passo para encontrares ideias do que vestir é consultares o teu próprio guarda-roupa.
Por exemplo, de acordo com a ocasião, olha para as roupas pretas e o que podes aproveitar, assim como os acessórios e maquilhagem com que podes rematar a tua escolha. Isto é válido para qualquer ideia de disfarce: verifica primeiro todos os recursos que tens à tua disposição, antes de pensar em comprar.

Aproveita para dar uso às peças que nunca vestes
Esta pode ser uma oportunidade de ouro para utilizares roupa que já não usas, mas não sabes o que lhe fazer. Verifica tudo o que pode ser criado a partir dessas peças de roupa ou acessórios.
Se consideras que não consegues fazer algo sozinho com elas, ou que o teu sentido estético não é muito apurado, procura inspiração nas redes sociais, por exemplo. Também podes recorrer a ajuda de algum profissinal que saiba o que fazer para reaproveitar essas peças de roupa.
Se tens filhos, esta alternativa pode ser uma ajuda, provavelmente tens imensas peças que eles já não usam. Há alguma coisa que pode ser alterada e aproveitada para criar um disfarce de Halloween? Claro que sim! Só tens de te inspirar e tirar um tempo para procurar.

Organiza uma troca de disfarces com os teus amigos
Se não tens nada que possas usar no disfarce de Halloween este ano, é provável que um dos teus amigos tenha. Uma maneira divertida de serem sustentáveis juntos, é organizarem uma festa de troca personalizada. Esta é uma ótima maneira de não gastares qualquer cêntimo e não gerares mais desperdício.

Opta por peças em segunda mão ou produzidas de forma artesanal
Se precisas mesmo de comprar roupa para usar no Halloween, tenta primeiro optar por peças usadas. Podes encontrar disfarces e acessórios usados online, ou em lojas que vendem artigos em segunda mãoA atividade que promove a compra e venda de peças usadas ta... ver mais....
Também podes aproveitar o comércio local e mercados éticos para comprar acessórios. Se comprares produtos novos, prioriza peças que, no futuro, possas usar no quotidiano ou reutilizar.
Aluga o teu disfarce
Outra opção para quem está preocupado em viver o Halloween de forma mais responsável, é tentar alugar um disfarce. Seja para ti ou para os teus filhos, caso precises de uma roupa específica, ou uma personagem que não consegues reproduzir através das alternativas que já foram apresentadas, tenta alugar. É uma opção económica e amiga do ambiente porque podes depois devolver, para que outra pessoa dê uso a essa peça.
Estas são apenas algumas sugestões do que podes fazer para tentar diminuir o impacto ambiental através das tuas escolhas. Certamente há muitas mais, partilha-as connosco!
O principal objetivo é fazer-te pensar antes de comprar por impulso, seja no Halloween, ou em qualquer outra ocasião.
Deixe um comentário