Dicas para cuidares das tuas peças de lã: da lavagem à arrumação

A FashionHub apresenta-te algumas dicas para cuidares bem das tuas peças de vestuário de lã, para que possam durar o máximo de tempo possível.

Com a chegada dos dias mais frios, é também tempo de nos agasalharmos, sendo as camisolas, casacos, gorros, cachecóis e luvas de , as peças de roupa que mais utilizamos, mas também as que exigem mais cuidados na forma como são lavadas e tratadas. A é um material que isola o frio e absorve a humidade, por isso é uma das matérias-primas mais usadas na confeção de roupa para enfrentar o inverno.

A FashionHub apresenta-te algumas dicas para cuidares bem das tuas peças de vestuário de , para que possam durar o máximo de tempo possível.

Lavagem

A maioria das peças de vestuário de lã não necessita de uma lavagem frequente e podes simplesmente limpar alguma nódoa num local especifico da peça, ou então colocar apenas a arejar, se necessário. No entanto, se for lavada, há uma série de conselhos a aplicar.

  • Areja as peças com frequência, mas não as exponhas diretamente à luz solar.
  • Limpa as nódoas localmente sempre que possível.
  • Quando a peça de vestuário precisar de ser lavada, segue as instruções da etiqueta, quer seja para lavar à mão ou num programa delicado da máquina de lavar (a maioria dos equipamentos já tem a descrição do programa específico para lavar lãs).
  • Em qualquer um dos casos, utiliza um detergente apropriado para lãs.

Ler sempre as informações da etiqueta

Antes de iniciares todo o procedimento de lavagem, é preciso ler as recomendações de lavagem na etiqueta da peça – se estiver escrito que determinada peça só pode ser lavada a seco, não arrisques em lavar à mão, pois a água pode danificar o tecido. Neste caso, o indicado é levares a roupa a uma lavandaria especializada. Porém, seja através da lavagem à mão ou da lavagem na máquina, é possível efetuares o processo em casa, desde que tenhas em atenção alguns aspetos, porque as peças de são sempre delicadas. Deixamos alguns conselhos.

Lavagem na Máquina

Para começar, recomendamos a utilização de um saco de proteção para evitar que as peças se enrolem e fiquem com borboto. Posteriormente, é só seguir as indicações da etiqueta: definir o programa especializado e a temperatura adequada; um ciclo de rotação lento; e a utilização de detergente especializado para peças delicadas.

Lavagem à Mão

No processo de lavagem à mão deves encher uma bacia com água e adicionar a dose de detergente indicada no rótulo do produto. Mergulha a peça na água e deixa de molho durante alguns minutos. Vai agitando e esfrega suavemente com as mãos, dando especial ênfase às áreas que mais precisam ser limpas (por exemplo, os punhos e a zona da peça que acompanha as axilas, no caso de uma camisola).

Cuidados para enxaguar a peça – lavagem à mão

Esvazia a bacia e enche-a de novo com água limpa. Enxagua a roupa de até todos os vestígios de sabão serem removidos, para isso repete o processo de mudança de água as vezes que considerares necessário.

Atenção: não puxes, torças ou apertes a peça com demasiada força para não deformar.

Remover o excesso de água – fim da lavagem à mão

É natural que no fim de lavares uma peça de ela esteja encharcada de água, um dos truques que podes usar é utilizar uma toalha de banho limpa e, preferencialmente de cor branca, para absorver o máximo de água possível. Mais uma vez, tem atenção para não deformar a peça.

Secagem

Após a lavagem da roupa de , deixa as peças a secar de forma natural, longe da luz solar direta e do calor. O ideal é na horizontal e sem recurso a molas para prender. Nunca seque a peça na máquina de secar para que não encolha.

Engomagem

Passa a ferro as tuas peças de do avesso, e utiliza pouco vapor.

Arrumação

Algumas peças podem ficar com pó por estarem guardadas, ou devido à aderência dos tecidos ficarem com restos de fios e malhas de outras peças de roupa, podes utilizar uma escova adequada para remover. Deves fazer movimentos ligeiros para não estragar a peça.

Pinterest

Outros conselhos:

  • Tira o borboto com material adequado.
  • Guarda a tua peça de num local arejado, seco e longe de pragas.
  • As malhas finas conservam-se bem num cabide durante a utilização ativa, mas as malhas mais pesadas devem ser dobradas numa prateleira para evitar que o tecido estique.
  • Para uma conservação a longo prazo, todas as peças de vestuário de devem ser dobradas para evitar que o tecido estique.

Para saberes o que significam os símbolos das etiquetas das peças de roupa com as instruções de lavagem e engomagem, podes consultar tudo no nosso Glossário da Moda Responsável, aqui!