A época dos saldos de verão pode ser uma ótima oportunidade para comprar peças essenciais para as férias e que estão a fazer falta no armário. Os preços reduzidos são um convite para comprar, quer aquilo que precisas, quer o que não precisas assim tanto, fazendo-te apostar em tendências e em peças que muitas vezes usas apenas uma única vez.
O instinto é considerares que já sabes todas as dicas para aproveitar as promoções, ou seja, que não precisas de conselhos quando o assunto é ir às compras.
Contudo, por norma, a intenção de compra é bem diferente do comportamento de compra. As estratégias de marketing são necessárias para os negócios, no entanto, é preciso analisar o mercado e as circunstâncias. As marcas e os consumidores assumem de igual forma um papel preponderante: o das marcas é produzir em menor quantidade, garantir boas condições de trabalho e salários justos, responsabilidade ambiental e comunicar de forma honesta as suas práticas de produção; o consumidor deve repensar os seus hábitos de consumo, questionar mais as marcas e verificar as etiquetas, tendo em atenção a origem e composição dos produtos.
No mundo ideal seria assim, mas nem sempre é fácil pensar em todos estes fatores quando estamos a comprar determinada peça de roupa, por exemplo, umas calças que nos ficam mesmo bem. Se as marcas e os consumidores fizerem a sua parte e colocarem em prática ações consideradas mais responsáveis, a sustentabilidade pode passar a ser encarada como um benefício para a marca, mas também para o consumidor.
A estratégia de marketing e comunicação (associada à temática Sustentabilidade) de uma marca deve passar a ser um propósito, de forma a sensibilizar e fidelizar os consumidores. Assim, da próxima vez que analisares a etiqueta de uma peça de roupa pode ser que o processo seja este: 1 – é bonito, porque gostaste da cor e do design; 2 – assenta-te bem; 3 – tem qualidade, porque as matérias-primas foram bem selecionadas; 4 – ainda por cima é “sustentável”, seja porque se trata de uma produção local, os materiais naturaisOs materiais naturais estão sob duas categorias: os que sã... ver mais... usados na confeção, as certificações e tantos outros elementos.
Como é óbvio, existem diversas formas de sustentabilidade, inseridas em três pilares fundamentais – ambiental, social e económico – e, talvez nenhuma marca seja 100% sustentável. O ideal seria unir estes três pilares, mas nem sempre é possível porque as marcas demoram muitos anos a atingir determinados objetivos, pois os custos para efetuar alterações nos respetivos modelos de negócio podem ser elevados, por exemplo, para a atualização/implementação de técnicas de produção mais sustentável.
A mudança na Indústria da ModaA indústria da moda concentra diversas atividades, prática... ver mais... continua a desenvolver-se diariamente, mas as marcas nunca deixarão de produzir, nem os consumidores de comprar, por isso, é relevante teres atenção às dicas para não caíres em tentação na época de saldos. O simples facto de as recordares pode ser suficiente para evitar comprar por impulso, um transtorno para a tua carteira e, em alguns casos, para o ambiente.
Na FashionHub reunimos uma lista com as principais recomendações para aproveitares os saldos de forma mais consciente.
1. Verifica o teu guarda-roupa e faz uma lista do que necessitas
A palavra-chave é planeamento. Da mesma forma que fazes uma lista de compras para o supermercado, também deves preparar uma lista com as peças de roupa, calçado e acessórios que pensas comprar nos saldos. Para isso, deves analisar o teu guarda-roupa e verificar se precisas mesmo de comprar mais algum produto, assim como, analisar o estado de algumas peças e o que já não usas e podes vender ou doar.
Se não organizares as tuas gavetas, nem fizeres uma lista do que realmente precisas, é bem provável que saias das lojas com produtos esteticamente bonitos, mas que não vão acrescentar nada ao teu guarda-roupa, muito provavelmente não terão qualidade e vão deixar-te com a eterna sensação de não ter nada para vestir.
2. Estipula um orçamento e pesquisa preços
Se tiveres um orçamento preparado para as compras que pretendes efetuar, é mais fácil manteres o foco naquilo que realmente precisas, além de poupares dinheiro.
Se vais comprar algo em promoção é porque um dos principais fatores de decisão de compra é o preço, por isso, deves ter noção de quais os preços praticados anteriormente pelas marcas, em relação a determinado produto que se encontra agora em promoção, de forma a confirmar se continua a valer a pena o investimento nesse momento.
3. Escolhe peças intemporais em vez de peças tendência
“A moda é cíclica”, já todos ouvimos esta expressão. Na moda, há peças clássicas que nunca saem de moda, e há peças trendy que estão associadas ao que se está a usar em determinada estação do ano. Ao fazer compras, principalmente em época de saldos é aconselhável que optes por peças intemporais. Atenção! Estas peças não têm de ser de cor branca, preta e outros tons neutros que facilmente se conjugam, de forma geral, com outras peças. Acima de tudo, essas peças têm de ter qualidade e corresponder ao teu estilo, ao que mais gostas de vestir e te sentes bem e ter as cores predominantes do teu guarda-roupa, seja preto ou amarelo.
Cada pessoa tem um gosto diferente e necessidades distintas, por isso, essa análise e decisão depende ti. Em caso de dúvidas ou inseguranças consulta um profissional em personal shopper ou consultoria de estilo.
4. Prefere qualidade em vez de quantidade
Aconselhamos a leres o nosso artigo “Como é que sei se uma peça de roupa tem qualidade?”
Nesse artigo estabelecemos a relação entre qualidade x preço; os benefícios de comprar de marcas nacionais; a verificares bem as peças de roupa e as respetivas etiquetas que indicam a origem e a composição dos produtos.
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