Dicas para conservar peças de couro natural e couro sintético: da lavagem à arrumação

Estas peças são delicadas e, quer seja pele verdadeira ou sintética, devem ser bem tratadas para prolongar o tempo de vida útil do produto. Por isso, neste artigo, vou apresentar algumas dicas e sugestões para tratares das tuas peças de couro natural e de couro sintético.

As peças de roupa e acessórios de couro, como casacos, saias, calças, cintos e carteiras podem ser usados durante todo o ano, sendo o outono e o inverno as estações em que mais as usamos. Estas peças são delicadas e, quer seja pele verdadeira ou sintética, devem ser bem tratadas para prolongar o tempo de vida útil do produto. Ao contrário dos tecidos tradicionais, que podem ser facilmente lavados com água e detergente, este tipo de material precisa de técnicas mais cuidadosas para garantir o seu bom estado e longevidade. O frio está a chegar e é altura de tirar as calças e o casaco de couro do armário, por isso, neste artigo vou apresentar algumas dicas e sugestões para tratares das tuas peças de couro natural e de couro sintético.

Como é que se deve limpar roupas de couro verdadeiro e natural?

Uma peça de couro verdadeiro é conhecida pela sua durabilidade. Contudo, é necessário tratá-la de forma correta. O couro precisa de ser limpo e hidratado regularmente para evitar que resseque e perca as suas características originais.

Uma boa forma de perceberes como deves lavar e cuidar das tuas peças de roupa é olhar para a etiqueta, pois nela estão as recomendações de cuidados do fabricante. Mas, se ainda assim precisas de ajuda, preparamos todo este conteúdo para ti.

1. Não laves a tua peça de couro na máquina

Evita manchar a roupa! Utiliza apenas um pano ligeiramente húmido, bem torcido e desliza sobre o tecido, sem esfregar. Nada de detergentes ou algum tipo de sabão tradicional. Se existir uma mancha mais resistente, usa apenas produtos apropriados e que não danifiquem o couro, há diversos no mercado verifica as características e o que melhor se adequa à tua peça. Em caso de dúvida consulta um profissional para te ajudar. Mas atenção: são apenas algumas gotas diluídas num pouco de água e espalhadas com um pano húmido.

2. Cuidado com o calor

O sol e o contacto com o ferro de engomar e outro dispositivo de aquecimento, como por exemplo, um aquecedor convencional que temos em casa, estragam a peça e alteram a cor natural. Por isso, não deixes o couro secar ao sol.  

3. Hidrata a peça de couro

Assim como a nossa pele precisa de ser hidratada, as roupas, acessórios e calçado de couro, precisam igualmente de tratamento. Evita rachaduras e hidrata a peça pelo menos três vezes por ano. Usa um hidrante indicado para peças de couro, que seja de boa qualidade e sem cheiro. Depois, aplica produto delicadamente com um pano limpo e seco, e seguida deixa atuar e secar naturalmente.

4. Armazena em locais arejados

Evita guardar o couro em sacos plásticos. Este material precisa respirar para evitar mofo e bolores. Deixe-o guardado num local arejado e longe do sol.  

5. Opta por cabides 

Esta sugestão talvez seja a mais óbvia e que usamos com mais frequência: o uso de cabides, principalmente se forem casacos, calças, saias e vestidos, para não vincar nem amassar o couro, o que pode danificar a peça.

6. Não guardes a tua peça de couro molhada!

Estava um dia de chuva e, por isso, molhaste o teu casaco de couro, ou os teus botins? Nunca guardes a peça molhada. Limpa o couro com um pano seco e deixa num local arejado.  

7. Tira vestígios de bolor com vinagre de limpeza

Por vezes, nem todos estes cuidados são suficientes para as tuas peças não terem vestígios de mofo e bolor, principalmente se ficarem guardadas durante muito tempo, sem que estejam hidratadas e num local arejado. Se precisares tirar manchas de bolor, uma solução é utilizares vinagre de limpeza branco que seja indicado para roupa, assim como um produto especializado em bactérias e fungos que possa ser usado em couro e roupa, sem cheiro. Não esfregues, passa primeiro um pano macio e depois aplica o produto adequado no pano e passa novamente na roupa, se necessário coloca um pouco de água, mas sem exagero.

8. Conta com a ajuda de profissionais (lavandarias)

A lavagem a seco também é indicada para conservar as tuas roupas de couro. Mas é preciso escolher com cuidado a lavandaria, procura informações sobre a especialização neste tipo de procedimento.

E em caso de dúvida, sabem sempre o que fazer com as tuas peças de couro, seja qual for o tratamento necessário.

Como é que se deve limpar peças de couro sintético?

Por ser um material constituído, em grande parte, por material plastificado, o couro sintético é mais simples de limpar do que o couro natural. Ainda assim, precisa de cuidados específicos para não perder a textura e manter a boa aparência. Nada de mergulhar as peças de roupa em água ou expor ao sol para secar. Água e sol não combinam com este material. Verifica a seguir como fazer a limpeza das tuas peças de couro sintético:

  • Coloca uma dosagem mínima de detergente líquido e neutro num pano seco ou no lado macio de uma esponja limpa igual à que usamos para lavar a louça. Evita usar álcool e outros produtos com composição idêntica, para não tirar a cor das peças.
  • Passa um o pano suavemente. Esfrega de forma delicada as manchas difíceis com movimentos circulares Não faças força para não danificar o material. Limpa em seguida com um pano seco e coloca a secar num local bem arejado, mas cuidado com a exposição ao sol.

Como é que se deve guardar peças de couro?

Uma boa dica para conservar peças de couro verdadeiro ou sintético é guardá-las de forma correta. O principal: deixa-as sempre penduradas, nunca dobres essas roupas. Com o tempo, as dobras vão ficar aparentes, difíceis de tirar ou, no caso dos tecidos sintéticos, um lado pode até prender no outro, danificando a peça. Guarda sempre num lugar humidade e tira do guarda-roupa uma vez ou outra para apanharem ar. Assim, vais ter sempre tudo pronto quando precisares dessas peças.