BE.SUSTAINABLE: roupa criada a partir de têxteis em fim de vida foi o mote do desfile dos alunos da Esprominho com o apoio da re.store

O Centro da Juventude de Braga recebeu desfile de moda sustentável e iniciativa de trocas Swappers, num evento que uniu criatividade, circularidade e educação ambiental.

re.store

No dia 18 de junho de 2025, o auditório do Centro de Juventude de Braga foi palco de um evento que celebra a sustentabilidade em duas vertentes indispensáveis: a moda consciente e o consumo responsável.

Um desfile de moda sustentável e uma ação da Swappers, numa dinâmica de troca de roupa e livros aberta ao público, resume o que foi o evento BE.SUSTAINABLE. Foram apresentados 28 coordenados de vestuário criados a partir de têxteis em fim de vida, como lençóis e toalhas do Centro de Juventude de Braga, que desfilaram com originalidade e propósito.

O BE.SUSTAINABLE representa tudo o que acreditamos na re.store®: reutilizar com criatividade, envolver com propósito, fomentar sinergias e educar para a mudança.

Sílvia Correia, Fundadora da re.store®

Esta coleção foi o resultado de dois desafios: o primeiro foi lançado pelo Centro de Juventude de Braga à re.store®, porque precisava de ajuda para reutilizar os seus têxteis em fim de vida. O segundo, foi uma consequência do primeiro e culminou com um convite aos alunos dos cursos de Design de Moda e Técnico de Comunicação da Esprominho – Escola Profissional do Minho para criarem uma coleção de peças de vestuário únicas.

Alunos Esprominho | cortesia re.store

Estamos muito orgulhosos do empenho e da maturidade demonstrada pelos nossos alunos. Este é o tipo de aprendizagem transformadora que queremos continuar a promover.

António Teixeira, Diretor Pedagógico da Esprominho

Simultaneamente, o público foi convidado a participar na iniciativa Swappers, trazendo peças de roupa e livros em bom estado para trocar por outros artigos. Esta ação visou a promoção de hábitos de consumo mais conscientes e circulares, alinhados com os valores da economia circular e da reutilização.

Durante seis meses de preparação, os estudantes participaram em formações com empresas nas áreas de marketing, logística, design de produto e recursos humanos, consolidando competências técnicas e sociais essenciais para o seu futuro profissional — e para um mundo mais sustentável.

Esta foi uma verdadeira aula ao vivo sobre consumo responsável, reutilização criativa e empoderamento jovem. Identificámos um conjunto de têxteis danificados e, em vez de os descartar, quisemos dar-lhes nova vida. Hoje celebramos o resultado: um projeto de cocriação, aprendizagem e compromisso com o futuro.

Ana Rita Ribeiro, Diretora do Centro de Juventude de Braga

O evento contou com casa cheia — desde representantes institucionais, empresas locais, agrupamentos escolares, cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e membros da comunidade educativa — e destacou-se não só pela inovação estética, mas também pelo envolvimento ativo da comunidade através dos Swappers, criando um ambiente de partilha, aprendizagem e ação concreta.

Da esquerda para a direira: António Teixeira (Esprominho); Sílvia Correia (re.store) e Ana Rita Ribeiro (CJB) | cortesia re.store

Sobre os parceiros da iniciativa

 O Centro de Juventude de Braga é uma Unidade de Negócio criada no seio da InvestBraga e tem por missão assegurar condições de alojamento e de trabalho capazes de promover a Educação Não Formal, os Direitos Humanos e a dinamização de projetos de Criatividade, Empreendedorismo, Cidadania e Associativismo Juvenil. Desenvolve a sua atividade no Centro de Juventude de Braga, sendo este, o resultado de um excelente exemplo de requalificação urbana, levada a cabo pelo Município de Braga, com a regeneração do edifício da Pousada de Juventude de Braga.

re.store® – marca bracarense que promove a reutilização de materiais e a inclusão social, fomentando a consciencialização coletiva para hábitos de consumo mais responsáveis. Desde a sua fundação em abril/2020 há reutilizou 9,1 toneladas de materiais têxteis e acessórios e remunerou os seus parceiros sociais em mais de €67.000,00. Mais informações em: restore.com.pt

EsproMinho – Escola Profissional do Minho, sediada em Braga, oferece cursos profissionais de nível secundário, tendo na sua oferta formativa as áreas de Design de Moda, Comunicação e Serviço Digital, Informática, entre outras, com forte ligação ao tecido empresarial e cultural da região.