Os benefícios da moda “upcycling” para as marcas e consumidores

Desde o surgimento do upcycling, durante os anos 90, que o panorama em relação a esta técnica se alterou, mais do que proporcionar estilo e identidade às peças, a moda upcycled foi uma forte influência para redefinir o comportamento de consumo, com um objetivo principal: diminuir o desperdício têxtil. Porém, há outras vantagens associadas e que descrevo mais à frente.

É muito provável que já tenhas ouvido falar do conceito upcycling, aliás, na FashionHub Portugal já abordámos esta técnica em alguns conteúdos. No entanto, todos os dias o upcycling alcança relevância e populariza-se ainda mais, principalmente entre a Geração Z, ao mesmo tempo que é cada vez mais importante para reduzir o impacto da Indústria da Moda no meio ambiente.

Desde o surgimento do upcycling, durante os anos 90, que o panorama em relação a esta técnica se alterou, mais do que proporcionar estilo e identidade às peças, a moda upcycled foi uma forte influência para redefinir o comportamento de consumo, com um objetivo principal: diminuir o desperdício têxtil. Porém, há outras vantagens associadas e que descrevo mais à frente.

Sob o lema “reduzir, reutilizar e reciclar”, o upcycling é uma das formas mais comuns da Geração Z consumir moda. Esta geração, nascida entre 1997 e 2012, está dividida em duas fases: jovens que estão no início da vida adulta e a entrar no mercado de trabalho e os adolescentes que ainda não trabalham, estudam e estão dependentes dos pais financeiramente. A Geração Z está atenta às necessidades climáticas, mas vê também fatores financeiros terem bastante influência no seu padrão de consumo: o trabalho (muitas vezes) precário; os salários que não chegam para suportar todas as necessidades; a inflação e a quebra do poder de compra. Todos estes parâmetros proporcionam ajustes no nível de vida e o dinheiro acaba por ser investido em bens de primeira necessidade, como a alimentação e a habitação. No entanto, não deixaram de investir em moda, simplesmente repensaram os seus hábitos de consumo e, nem tudo é mau nesse aspeto.

Deste modo, a moda assume a sua responsabilidade económica, social e ambiental. Neste artigo, explico o que é o upcycling e os principais benefícios para marcas e consumidores.

Em que consiste o upcycling?

A técnica upcycling é um recurso da moda circular que agrega um novo valor e atributo às matérias-primas que se encontram em bom estado, mas que acabariam por ser descartadas. Antes, fazer uma nova peça de roupa a partir de uma já existente era visto como algo que apenas as pessoas mais criativas faziam. Atualmente, já se percebeu que é um ato praticado por pessoas com responsabilidade e capazes de produzir moda com baixo impacto para o meio ambiente.

Por exemplo, as calças de ganga que já não utilizas, mas o tecido ainda está em bom estado, podem ter uma nova utilidade ao serem transformadas em calções, ou na confeção de qualquer outra peça de roupa.

Mas há também outros conceitos ligados ao upcycling, como a técnica de patchwork, que trabalha com sobras e retalhos de diferentes tecidos, e o rework, que, como o próprio nome indica, é uma forma de “retrabalhar” uma determinada peça de roupa através da personalização. No “rework”, a peça é modificada para ter um novo design, com a aplicação de bordados, por exemplo.

Impacto e necessidade

A técnica upcycling surgiu como uma tendência em ebulição nos últimos anos, principalmente devido à preocupação dos consumidores com a sustentabilidade. Segundo alguns dados recentes, da Fundação Ellen MacArthur, 71% dos consumidores revelam interesse por negócios circulares, tais como serviços de arranjos e segunda mão.

O upcycling tem adquirido mais importância devido ao nível assustador de poluição da Indústria da Moda que, segundo outro estudo da mesma Fundação, é responsável pela emissão de aproximadamente 45% do total das emissões globais de gases do efeito de estufa e produz cerca de 53 milhões de toneladas de fibras têxteis, sendo que 70% acaba em aterros.

Por todos estes motivos é urgente, tal como refere parte do slogan da FashionHub Portugal, “unir as marcas aos consumidores”, para se repensar a moda, tanto nas práticas de produção, como o consumo, o marketing, estratégias de vendas e distribuição. Porém, tudo isto acarreta desafios…

Os desafios do upcycling

Não lhes vou chamar “aspetos negativos”, porque na minha perspetiva não são. Prefiro apelidá-los de “desafios”, e são muitos os que as marcas que se dedicam ao upcycling enfrentam diariamente. Um dos principais desafios da moda upcycled tem a ver com o facto de ser um dos tentáculos da slow fashion, ou seja, produz em menor quantidade e, a somar a isto, acrescenta-se o facto de apenas utilizar a matéria-prima que estiver disponível em determinado momento, que pode nem sempre assegurar a produção.

Deste modo, as marcas que utilizam a técnica upcycling, necessitam de encontrar soluções para garantir a sustentabilidade do negócio quer seja a nível ambiental e social, mas também económico, ao garantir o alinhamento coerente dos custos de produção e preços ao consumidor, sem comprometer a individualidade e a criatividade.

Outro desafio das marcas, pode ter a ver com a perceção que o consumidor (falando de forma abrangente e não apenas da geração Z), pode ter sobre a qualidade da moda upcycled. Para ultrapassar esta barreira é necessário inovar e educar o consumidor.

Benefícios da técnica upcycling

O upcycling é uma solução inteligente e lucrativa para marcas e consumidores, porque o que seria desperdício torna-se num novo produto para venda. Além disso, agrega criatividade, durabilidade e personalização, ao produzir peças de roupa únicas, é difícil que haja outra igual. Assim, destacamos alguns dos principais benefícios da técnica upcycling:

  • Fomenta a produção consciente e mais responsabilidade ambiental.
  • Reduz o consumo excessivo e o desperdício têxtil.
  • Diminui a poluição ambiental.
  • Minimiza a quantidade de resíduos gerados.
  • Reduz a necessidade de consumir novas matérias-primas.
  • Abranda a extração desenfreada de recursos virgens da natureza.
  • Proporciona uma gestão moderada do uso de água e de energia.
  • Reduz os custos de produção.
  • Reduz a emissão de gases do efeito de estufa.
  • Prolonga a vida útil dos materiais.
  • Potencia a circularidade dos produtos em fim de vida.
  • Suporte na criação de produtos originais, através da personalização e utilização de materiais exclusivos.
  • As marcas deste segmento têm mais facilidade de alcançar a diferenciação no mercado.
  • Potencia a capacidade de inovação e criatividade.