Moda sustentável designa um processo de mudança relativo à forma de pensamento e às práticas de design, produção, comunicação, mas também tendo em consideração a moda que valoriza a diversidade e o bem-estar, das pessoas e do meio ambiente. Este conceito de sustentabilidade associado à moda destaca a interdependência das questões sociais, ambientais, culturais e económicas da moda, por isso questiona a indústria que prioriza o lucro sobre preocupações sociais e ambientais. Apesar de nos últimos anos a moda e os conceitos “moda sustentável” e “moda ética” terem entrado no universo do consumidor, muitos analistas ressalvam que ainda não se atingiu o progresso que se pretendia e talvez ainda faltem uns anos para isso. Um dos principais obstáculos é não se conseguir mudar a mentalidade dos consumidores, mas uma solução passa por contribuir para alertar e informar de modo a fazerem melhores escolhas. Contudo, as marcas também têm responsabilidade neste processo, ao terem de investir cada vez mais em materiais e técnicas de produção conscientes e uma forma de comunicação mais transparente, simples e explicativa. A inovação em produtos e materiais são insignificantes enquanto as taxas de produção, consumo e descarte de produtos de moda continuar a ser acentuado. Para se produzir um impacto verdadeiro na moda e sustentabilidade, devemos construir uma alteração do paradigma e comprometermo-nos em encontrar soluções de longo prazo para colmatar o desperdício e os custos ambientais e sociais da moda.