De 21 março a 12 outubro de 2025, o MUDE – Museu do Design, em Lisboa, recebe uma exposição dedicada à moda nacional dos últimos 50 anos, através da apresentação de 140 peças de designers de moda portugueses de diferentes gerações. A mostra terá peças de nomes como Alves/Gonçalves, Luís Buchinho, Dino Alves, Maria Gambina, entre outros.
No piso 1 do MUDE, a “Exposição Portugal Pop. A moda em português. 1970-2020.” apresenta a moda em Portugal, com destaque para as mudanças ocorridas nos últimos 50 anos. A cultura, em especial a música e a forma como as tradições culturais e as memórias coletivas influenciam os vários criadores representados, permitindo uma perspetiva sobre a moda nacional desde as vésperas da Revolução de 1974 até à atualidade.



Além da relação entre os criadores nacionais com a cultura, há também o inverso, ou seja, a relação dos artistas da época com a moda. Alguns exemplos presentes na exposição são peças que foram usadas por nomes incontornáveis da música portuguesa, principalmente da cultura POP, como Amália Rodrigues, António Variações, Heróis do Mar, Teresa Salgueiro dos Madredeus, Sónia Tavares dos The Gift, até nomes mais recentes como Conan Osíris.


Esta exposição é uma nova adaptação de outra exposição com o mesmo nome que esteve em Matosinhos, em 2022, na Casa do Design (ver vídeo). Esta coprodução MUDE- Museu do Design e ESAD–idea, Investigação em Design e Arte surge agora revista e ampliada para ver até 12 de outubro no MUDE, em Lisboa.
Em 2022, a FashionHub Portugal ainda não tinha sido fundada, mas já estava “desenhada” e guardada numa gaveta. Por isso, movida pelo seu gosto por moda, música, cultura e visitas a museus, Rita Brito Silva, responsável pelo projeto apresenta ao longo deste artigo algumas fotografias do seu arquivo pessoal, tiradas aquando da sua visita à mesma exposição na Casa do Design em Matosinhos.
Curadoria: Bárbara Coutinho
Adaptação do design expositivo inicial de Eleonora Fedi: Catarina Vieira
Adaptação do design gráfico inicial de Inês Nepomuceno e Susana Martins: João Queirós
 
						 
			



 
						
 
							
 
							 
						


