Teresa Samissone e Cristina Garcia, as criativas e fundadoras das marcas Samissone e Grita, respetivamente, decidiram aventurar-se numa troca de papéis. Melhor dizendo, de tecidos… Não estás a perceber? Então, lê o artigo completo e fica a saber tudo!
Teresa Samissone criou uma marca que pudesse identificar as suas raízes moçambicanas, assim, em 2012 nasceu a Samissone. Teresa tem formação em Modelagem Industrial, Desenho, Pintura e História da Arte e, desde 1998, tem uma carreira sólida como Profissional de Guarda-Roupa na indústria cinematográfica, televisiva e publicitária.
Cristina Garcia é a fundadora da Grita e dá uma segunda vida a panos e toalhas, que por norma compõem o ambiente da cozinha das nossas casas, transformando-os em delicadas blusas com alguns bordados e detalhes. Se és um/a seguidor/a assídua da nossa plataforma, já conheces melhor a história da Grita, que apresentamos num artigo sobre a importância do upcyclingA técnica upcycling é um recurso da moda circular que agre... ver mais... nas marcas de moda. (no fim deste artigo deixamos o link para que possas ler ou reler)
Os caminhos de Teresa e Cristina cruzaram-se na 5ª edição da Academia de Mulheres Empreendedoras (AWE), sendo que nesta edição são as únicas participantes ligadas ao Têxtil, por isso, o assunto em comum levou-as a conversar mais sobre as certezas e incertezas da Indústria da ModaA Indústria da Moda concentra diversas atividades, prática... ver mais... enquanto empreendedoras e artesãs.
Apesar de Teresa morar em Lisboa e Cristina em Serpins, deste encontro e união surgiu uma ideia inusitada, inspiradora e responsável: “por que não desenvolvermos uma coleção em conjunto?” – atirou Teresa Samissone, sobre o início do que se seria uma aventura.
Cristina Garcia esclareceu à FashionHub Portugal que o desafio de Teresa foi o ponto de partida para começar a pensar na execução da ideia: “O facto de vivermos geograficamente separadas fez-me sugerir que trocássemos de tecidos e, cada uma criava as suas peças de forma livre, com os tecidos da outra. Definimos que seriam 4 peças confecionadas, que ficariam disponíveis para compra nas respetivas lojas online no dia 20 de março de 2025, início da Primavera.”, acrescenta a fundadora da Grita.
A Samissone desenvolve o seu trabalho no atelier da marca, em Lisboa, e a matéria-prima são tecidos de padrão africano 100% algodãoO algodão é uma das matérias-primas mais comercializadas ... ver mais..., provenientes de Moçambique, Angola, Gana, Senegal e Holanda.

Teresa não teve dúvidas de que uma parceria com a Grita seria um sucesso, a FashionHub Portugal conversou a artesã e criativa da Samissone, que revelou adorar bordados, crochet e peças tradicionais, talvez por influência da sua mãe, que designa por “Grande Mãe minhota”, região do país de onde descendem algumas destas técnicas e tradições.
Considero que esta parceria é de extrema importância para valorizar peças que já existem, seja os tecidos africanos com as suas mensagens, energia, história e cultura, como as toalhas e colchas (matéria-prima da Grita), que têm essa mesma importância, garantindo-lhes uma segunda vida. Ainda para mais, inseridas neste conceito de Upcycling
Teresa Samissone, fundadora da SamissoneA técnica upcycling é um recurso da moda circular que agre... ver mais..., dando novas e melhores opções através dos designs e produtos criados, podemos também criar património, continuando a partilhar a história da proveniência dos tecidos, a história dos padrões ou pontos artesanais usados.
A cor, característica proeminente dos tecidos de padrão africano, será um dos elementos principais desta coleção, misturando-se com os detalhes também coloridos dos panos tão reconhecidos pela Grita.
Deixamos em seguida, duas propostas da Samissone com matéria-prima da Grita:


Para levar a aventura adiante, Cristina Garcia selecionou 4 peças para serem desenvolvidas pela Samissone: duas toalhas de mesa, uma manta de sedaA seda é uma fibra natural produzida nos casulos dos bichos... ver mais... e uma toalha de chá. Por outro lado, Teresa escolheu quatro tecidos de padrão africano para a Grita colocar a criatividade em prática. Mostramos em seguida uma das peças desenvolvidas da Grita com tecido de padrão africano, num fabuloso “antes e depois”.


No dia 20 de março, o resultado desta coleção capsula estará disponível na loja online das duas marcas: samissonestore.com e gritaserpins.com.
Podes ler ou reler o artigo que escrevemos sobre a Grita, aqui.