Portugal Fashion está de volta! Entre os dia 1 e 5 de julho a Moda nacional vai desfilar pelo Norte de Portugal

Depois de muita especulação, espera e algumas dificuldades, o Portugal Fashion regressa às edições presenciais no início de julho de 2025.

Depois de muita especulação, espera e algumas dificuldades, o Portugal Fashion regressa às edições presenciais no início de julho de 2025.

A organização do Portugal Fashion confirma o regresso de um dos eventos de moda mais relevantes do panorama nacional. Entre 1 e 5 de julho, o Portugal Fashion terá como passarela principal o Museu do Carro Elétrico, no Porto, porém está confirmado que a iniciativa se estende a outras cidades.

Este regresso “marca o reposicionamento estratégico do evento enquanto plataforma nacional de comunicação, negócio e inovação”, esclarece o Portugal Fashion em comunicado. Este processo é uma continuidade do trabalho que tem sido desenvolvido durante o tempo de paragem, ou seja, nos últimos (quase) dois anos, como Flash Sales com “preços especiais” para aproximar a moda de autor de diferentes públicos; um showcase digital para apresentar coleções e apoiar o impulso das marcas; e, mais recentemente, um podcast que promove diálogo entre diversas entidades e personalidade relevantes do panorama da moda em Portugal, que cruza diversos temas, como sustentabilidade, consumo e produção.

Arquivo FashionHub Portugal

“Mais do que um calendário de desfiles, esta edição propõe uma experiência imersiva e descentralizada que cruza moda, lifestyle e tecnologia, destacando Portugal como um verdadeiro fashion hub à escala global”, acrescenta o comunicado.
 
Esta edição terá como nome Portugal Fashion Experience, num evento que terá a cidade do Porto como palco principal, contudo além do Museu do Carro Eléctrico vai ter diversas ações espalhadas pelo Norte de Portugal, em locais como o Douro, Famalicão, Matosinhos e Gondomar, numa “estratégia de descentralização territorial que reforça o papel da moda na valorização de ativos turísticos, industriais e culturais”, acrescenta a organização do evento.

Sob o mote “Fashion, Lifestyle & Innovation”, o Portugal Fashion Experience foi desenhado com o objetivo de “aproximar o setor criativo da indústria, da comunidade empreendedora e do território”, apostando num programa que promove “o talento emergente, a criatividade autoral, a digitalização e a sustentabilidade como pilares de internacionalização”.

Esta edição celebra o nosso passado, mas é sobretudo um compromisso com o futuro. O Portugal Fashion quer continuar a ser um motor de transformação para a moda portuguesa, ligando criadores, indústria e território com uma visão de inovação e sustentabilidade. Acreditamos no poder da moda como força económica e cultural, capaz de projetar Portugal para o mundo.

Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion

Os desfiles, o Bloom e outras iniciativas

Apesar das novidades e do conceito associado, um dos momentos altos do Portugal Fashion Experience 2025 são os desfiles. O evento contará com a presença de diversos nomes reconhecidos do panorama da Moda nacional, como Miguel Vieira, David Catalán, Pé de Chumbo, Davii, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Maria Gambina, Susana Bettencourt, Nopin e Achor. Nesta lista constam também a dupla Marques’Almeida que optou por uma apresentação no Douro e Ernest W. Baker fará uma apresentação de uma coleção exclusiva.

Arquivo | FashionHub Portugal

Sem esquecer os novos talentos da Moda, o Portugal Fashion apresenta a edição 2025 do Concurso BLOOM PWD by Salsa Jeans. Nesta edição, os finalistas selecionados vão apresentar-se na antiga fábrica conserveira Vasco da Gama, em Matosinhos.
 
A organização do evento assinala também a primeira edição do BLOOM Incubator, um programa dedicado a apoiar marcas emergentes “com identidade criativa forte, visão autoral clara e ambição de crescimento nacional e internacional”, descreve o Portugal Fashion como elementos essenciais. Este programa oferece apoio logístico, mentoria especializada, residências criativas, parcerias com a indústria têxtil e oportunidades de apresentação nacional e internacional.

Outra novidade será o Portugal Fashion Summit, “espaço de reflexão e partilha onde se cruzam designers, investidores, jornalistas, marcas e startups”, esclarece a organização do Portugal Fashion.
 
O município de Gondomar receberá um desfile, uma ativação de marca e um almoço experiencial, três iniciativas que cruzam a tradição da joalharia com a moda e o design de interiores. 

Visão Internacional

Tal como aconteceu em edições anteriores o Portugal Fashion volta a contar com a presença de 10 designers africanos, no âmbito da plataforma CANEX, mas até aqui há novidades: pela primeira vez recebe três designers da Arábia Saudita, “num movimento que reforça o posicionamento internacional do evento enquanto palco de intercâmbio cultural e criativo”, esclarece a organização.
 

Antes de se instalar em Portuga, o Portugal Fashion leva alguns criadores nacionais a apresentarem as suas coleções além-fronteiras: a 23 de junho, em Milão com os desfiles de David Catalán e Miguel Vieira; e no dia 24, em Paris, com Ernest W. Baker.

A FashionHub Portugal marcou presença na última edição presencial do evento (outubro de 2023) e deixa-te um vídeo com os melhores momentos: