Manel Baer apresenta a coleção de verão, SOLSTITIUM, no dia 29 de junho, numa experiência imersiva que une moda, sol e som. Se não tinhas planos para este dia, agora já tens!
O Anfiteatro de Pedra (Professor Caldeira Cabral), em Alcântara (Lisboa), será o palco para um desfile onde o sol é o protagonista. Na verdade, é algo superior a um defile, mas sim “um ritual performativo de moda e som”, esclarece Manel Baer à FashionHub Portugal.
O jovem designer convida tod@s a participarem desta experiência coletiva inspirada no Solstício de Verão, o momento em que a natureza atinge o seu auge e o ano solar se reinicia. Será uma experiência sensorial total, “num encontro entre moda, som, movimento e natureza, que celebra o calor, a fertilidade, a beleza e a energia como essência da vida na Terra”, acrescenta o designer.
O cenário escolhido é o elemento principal desta performance fazendo lembrar rituais antigos, em que académicos e diversas personalidades ali se encontravam, no mesmo Anfiteatro, para debater ideias em conferências e debates, mas também para momentos de lazer e cultura, com espetáculos musicais, bailados e representações de teatro.
É esta essência e magia que Manel Baer pretende fazer renascer, numa mistura homogénea entre a dança, a música e a moda, representada pelas suas criações. “Não há palco. Não há passarela. O Anfiteatro é o chão sagrado. As árvores são cenário. O público — cúmplice da invocação”, refere o designer Manel Baer.
O sol não é cenário — é o centro da vida. SOLSTITIUM celebra o momento mais alto do ano, quando tudo pulsa. É uma celebração da energia como força criadora. Não é para ser assistido — é para ser sentido.
Manel Baer

Sara Berenguer
Está dado o mote para aparecerem dia 29 de junho, no Anfiteatro da Pedra. Tal como o fenómeno natural do solstício de verão, a coleção SOLSTITIUM divide-se em três partes: o despertar solar, o clímax da luz e o crepúsculo encantado. A performer e artista MERAI dá vida à figura de LITHA, uma entidade solar que conduz o público num percurso entre som, luz e transformação.
Manel Baer deixa-nos sempre um grande ensinamento: que não devemos dissociar a Moda da Natureza. Todas as peças foram criadas a partir de materiais reciclados, reutilizados, descartados ou deadstockOs materiais deadstock referem-se às “sobras” da ind... ver mais..., tingidas com pigmentos naturais extraídos de flores, raízes, terra e sol, em colaboração com Sara Diniz.
O evento tem dress code: roupas em tons naturais — branco, cru, linhoA fibra do linho é desenvolvida através de uma planta de c... ver mais..., terra.
O evento é de entrada gratuita, mas é limitado ao número de lugares disponíveis. Deste modo, se quiseres assistir ao vivo à apresentação de SOLSTITIUM tens de te inscrever através do link que deixamos aqui.
Para saberes mais sobre o trabalho de Manel Baer, deixo-te o link para o artigo que a FashionHub Portugal escreveu sobre a sua última coleção “EQUINOX: a coleção de Manel Baer produzida a partir de desperdício têxtil“.