A THE inaugurou no Porto a exposição “Árvores Vigilantes do Tempo”, da fotógrafa e artista Fátima Carvalho, numa iniciativa solidária que alia arte, literatura e compromisso social. A FashionHub Portugal marcou presença na inauguração e esteve à conversa com Teresa Pimentel, uma das fundadoras da THE, que revelou mais informação sobre a iniciativa.
A THE foi fundada por Helena Almeida Santos (pintora) e Teresa Pimentel (designer), e mais do que uma loja, é um conceito que explora o universo da Moda e da Arte em geral. O projeto de Moda conta com uma curadoria rigorosa assente em conforto, versatilidade e criatividade, contando com 50 designers nacionais e internacionais. Esta sinergia de diferentes expressões artísticas permite a integração da joalharia, cerâmica, arquitetura e artes plásticas num único espaço, que se conjuga com parcerias a instituições de ensino, indústria e ações de cariz social, como a exposição agora apresentada.
A mostra “Árvores Vigilantes do Tempo” integra as celebrações dos 20 anos do projeto THE e estará patente até 31 de agosto, com entrada livre.

A partir desta exposição, a THE e a artista criaram um conjunto de obras no formato 22 x 25 cm, cada uma acompanhada por um texto inédito de três das mais marcantes vozes da literatura portuguesa contemporânea: Valter Hugo Mãe, Rosa Alice Branco e Maria do Carmo Serén. As obras estão disponíveis para venda na loja THE Porto, pelo valor de 150€, e a totalidade da receita será destinada à Associação AMAR, com o objetivo de apoiar a abertura da Casa do Artista no Norte — uma nova instituição vocacionada para cuidar e valorizar quem dedicou a sua vida às artes.

A exposição tem o nome “Árvores Vigilantes do Tempo”, em alusão a um trabalho em que a fotógrafa dedica toda a sua visão artística para captar e contar a história de árvores com mais de 3000 anos, através da beleza das imperfeições e desequilíbrios da Natureza. “Deste modo, efetuamos também um paralelismo com aquilo que é o projeto THE, ou seja, o facto do nosso público-alvo ser composto por mulheres, essencialmente entre os 40-80 anos, que se envolvem com as nossas peças e integram valores de maturidade e experiência de vida, tal como as árvores destas fotografias se envolvem na Natureza”, esclarece Teresa Pimentel.


Com raízes no Porto e uma ligação profunda ao universo artístico, a THE reafirma assim o seu compromisso com a cultura, promovendo um projeto que cruza criação, solidariedade e comunidade. No evento de inauguração estiveram alguns responsáveis pelo projeto da Casa do Artista no Porto, como Mário Moutinho, Rui Reininho e João Cunha (da esquerda para a direita na imagem abaixo).



A exposição pode ser visitada na THE Porto, – Avenida do Brasil, 446 – durante o horário habitual da loja — todos os dias, das 10h às 19h30, até 31 de agosto.









