O BioShoes4All é um projeto de inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável e tem como missão (e ambição), tornar Portugal uma referência no setor. A APICCAPS é a empresa responsável pelo projeto que, atualmente, em prol da concretização dos objetivos traçados, trabalham 70 parceiros, com um investimento global de 70 milhões de euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
5 pilares que sustentam o BioShoes4All
O projeto tem como principal objetivo promover a transição do cluster do calçado para a bioeconomia sustentável e economia circular, através de novos materiais e produtos ecológicos e da adoção de tecnologias de produção, capacitação e promoção de práticas circulares.
- Biomateriais: Desenvolvimento de novos materiais mais sustentáveis e biodegradáveis.
- Calçado ecológico: Criação de produtos com menor impacto ambiental, mais duráveis, reparáveis e seguros.
- Economia circular: Implementação de soluções para a valorização de resíduos de produção e do calçado pós-consumo, promovendo um modelo mais circular na cadeia de valor.
- Tecnologias avançadas de produção: Utilização de ferramentas digitais, robótica e inteligência artificial para aumentar a produtividade, flexibilidade e competitividade da indústria.
- Capacitação e promoção: Qualificação dos trabalhadores e comunicação ampla sobre as inovações para a disseminação de novas práticas e para promover uma sociedade mais sustentável.




