Ernest W. Baker apresentou a nova coleção na Semana da Moda de Paris

A marca portuguesa Ernest W. Baker apresentou as propostas para o outono-inverno 2025 na Semana da Moda de Paris.

Ernest W. Baker

A marca portuguesa Ernest W. Baker apresentou as propostas para o outono-inverno 2025 na Semana da Moda de Paris.

Esta é a sexta participação da marca fundada por Inês Amorim e Reid Baker na Semana da Moda para Homem, que decorreu na capital francesa entre os dias 21 e 26 de janeiro de 2025.

A coleção foi inspirada no filme “O Nevoeiro” (1980), de John Carpenter, um filme de terror, cujas cores do guarda-roupa e o ambiente cenográfico, foram transportados para a coleção, sob a forma de uma desconstrução entre a mistura de peças em pele e peças de alfaiataria, combinando mistério, elegância e sofisticação.

As cores neutras, como o cinzento, castanho, branco, verde azeitona e rosa claro, marcam as peças da coleção.

Contudo, são os tons preto, vermelho e dourado, que unem o filme ao conceito da marca.

Na perspetiva da FashionHub, mistério é uma das palavras-chave para descrever a coleção, principalmente se analisarmos os acessórios desde as luvas, a carteira e o calçado, que nos remetem, mesmo que inconscientemente, para um filme de suspense.

Depois de ter sido uma das peças-chave do outono-inverno em 2024, o casaco de pelo continuará a ser fundamental na próxima estação fria. O seu caráter intemporal confere personalidade e sofisticação na composição da indumentária.

As lantejoulas surgem como pormenores marcantes de algumas peças, transportando a dimensão clássica da coleção para o modernismo.

A marca tem sede em Viana do Castelo, e a coleção foi produzida à mão em Portugal, tendo em consideração todos os detalhes minuciosos.

Também a sessão fotográfica e o vídeo de apresentação da coleção foram produzidos em Portugal, mais especificamente no cinema Charlot, no Porto, encerrado desde 2001, o que demonstrou ser uma premissa da marca, a preocupação por preservar a cultura e os seus espaços.

A marca portuguesa tem diversos pontos de venda em lojas nos Estados Unidos, como em Nova Iorque e Los Angeles. A internacionalização faz-se também através do reconhecimento conquistado por algumas figuras relevantes do panorama internacional da cultural e das artes, como Pharrell Williams, Harry Styles, Justin Bieber, Lady Gaga, entre outros.

Sobre a Ernest W. Baker

A marca portuguesa foi uma das semifinalistas dos prémios LVMH, em 2018. O nome é uma homenagem ao avô de Reid Baker, um dos primeiros publicitários de Detroit, nos Estados Unidos.

A marca tem uma forte presença no mercado internacional ao vender para Japão, China, Itália, França, Canadá e Estados Unidos da América.