Uma aplicação para gerir deadstock e coleções de roupa mais responsáveis: estes são os projetos do Beat by Be@t da ModaLisboa Base

A edição 65 da ModaLisboa arrancou no dia 1 de outubro de 2025, com a apresentação dos projetos finalistas do concurso Beat by Be@t, no MUDE - Museu do Design.

Luís Miguel Fonseca | ModaLisboa

A edição 65 da ModaLisboa arrancou no dia 1 de outubro de 2025, com a apresentação dos projetos finalistas do concurso Beat by Be@t, no MUDE – Museu do Design.

Os quatro projetos apresentados resultam do trabalho e conhecimento entre designers de moda (Adriana Oliveira; Francisca Santos; Nicole Feliciano; Luís Carvalho) e empresas especializadas no setor de produção e desenvolvimento tecnológico na área têxtil: Cordeiro e Campos; ACC Têxteis; AllCost.

Filipa Pantaleão, Bárbara Coutinho, Joana Jorge e Braz Costa | Foto: Luís Miguel Fonseca

ADRIANA OLIVEIRA X CORDEIRO E CAMPOS

Adriana Oliveira é uma designer de moda autodidata e que encontra no estilo urbano a sua maior inspiração. Desenvolve as suas peças através do reaproveitamento de desperdício têxtil, com foco nos detalhes, como bordados e croché.

Para o Beat by Be@t, em parceria com a Cordeiro e Campos, apresenta o projeto “ECLOSÃO” de peças desmontáveis, pensadas como kit de viagem, utilitário, prático e urbano. O processo é confecionado a partir de deadstock, como o reaproveitamento de tecido felpa, transformando excedentes em propostas funcionais e sustentáveis. “As peças podem ser produzidas em várias cores ou estampas, combinando entre si e reforçando a versatilidade, circularidade e inovação do projeto”, pode ler-se no website da ModaLisboa.

FRANCISCA SANTOS X ACC TÊXTEIS

Francisca Santos é designer de moda formada pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa. A designer tem duas grandes características que marcam o seu trabalho: o uso de malhas e o reaproveitamento de materiais, não só como forma de expressão autêntica, mas também com uma visão no futuro, para algo que possa ser reinventado e transformado ao longo do tempo e com diferentes formatos.

Tendo em consideração o cuidado pela economia circular, a designer de moda apresenta o projeto “DUBBLETEX”, em parceria com a ACC Têxteis. Não é uma coleção, mas sim uma aplicação (app) que conecta fábricas, designers e consumidores para o reaproveitamento de excedente têxtil. Começou por ser uma ferramenta que conecta a indústria ao ensino de design de moda. A aplicação promove o reaproveitamento coletivo e o fomento da economia circular de forma criativa e colaborativa.

NICOLE FELICIANO X ALLCOST

Nicole Feliciano é Designer de Moda e BioDesigner e a sua prática cruza arte, ciência e experimentação material, explorando a Moda como território de transformação. 

O projeto “LINAE” é desenvolvido em parceria com a AllCost e é Inspirado na natureza e no processo alquímico de transformar desperdício em matéria-prima – linae é um fio 100% reciclado criado a partir de resíduos de fibras naturais da Allcost. A inovação surge no processo de incorporação de quitosana, que reforça e melhora a estrutura do fio, prolongando o ciclo de vida do seu material. No fim da vida, o fio volta à natureza, tornando-se totalmente circular e pronto para começar um novo ciclo.

LUÍS CARVALHO X CORDEIRO E CAMPOS

Luís Carvalho é um dos designers consagrados do atual panorama da moda nacional, foi designer da Salsa Jeans até 2013, altura em que lançou a sua marca própria e desfila para a ModaLisboa desde então.

No Beat by Be@t apresenta o projeto “TIE THE KNOT”, que explora o atual desafio da gestão de stocks e controlo de desperdício têxtil. Deste modo, foram criadas duas coleções-cápsula: uma de upcycling, a partir de peças com defeito e excedentes de produção, outra feita de matérias-primas e acessórios, como botões, fechos e fitas, não utilizados, e destina-se à venda, em marca própria. Esta é uma forma de valorizar materiais que seriam descartados, e são antes transformados em produtos exclusivos e sustentáveis.

Mais sobre as empresas parceiras desta edição do Beat by Be@t para a ModaLisboa Base

Cordeiro e Campos

Fundada em 1982, Cordeiro e Campos é uma referência no setor da confeção de vestuário em malha com acabamentos premium e trabalha para marcas de Moda internacionais no segmento de luxo. Distingue-se pela combinação entre saber-fazer artesanal e a tecnologia de ponta que garante a máxima rastreabilidade, eficiência e controlo de qualidade. Certificada com a mais alta pontuação em sustentabilidade, seleciona matérias-primas com rigor e reutiliza excedentes.

ACC Têxteis

Nascida em 1984 como projeto familiar, ACC Têxteis transformou-se em legado empresarial e, desde então, construiu a sua história apoiada no talento dos colaboradores e na ligação ao cluster têxtil local. A identidade da empresa é marcada pela empatia, confiança e a melhoria contínua, valores que moldam decisões e asseguram que permanece relevante e sustentável no presente e no futuro.

AllCost

Allcost é uma empresa especializada em têxteis para hotelaria que desenvolve linhas de cama, banho, praia e mesa, garantindo todo o processo produtivo, da conceção à confeção. Com foco na qualidade, inovação e sustentabilidade, aposta em matérias-primas de excelência, modernização contínua e formação da equipa, estabelecendo parcerias sólidas e duradouras.

Fonte: ModaLisboa