Outubro Rosa: MO lança lenço solidário para apoiar IPO do Porto

A MO, marca portuguesa de moda, volta a associar-se ao Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) para lançar um novo artigo solidário no âmbito da 7.ª edição do Movimento Rosa.

No universo da Moda, o lenço é considerado um dos acessórios do momento, capaz de proporcionar estilo e sofisticação até mesmo nas indumentárias mais irreverentes. No entanto, existem causas maiores, que atravessam o estilo e a elegância, que fazem da moda um mecanismo social e solidário, em que só nos resta parar e refletir.

A MO acaba de lançar um lenço especial, integrado na 7ª edição do Movimento Rosa. Para a marca, este é um lenço que simboliza empatia, apoio e sensibilização para a prevenção do cancro da mama.

O lenço está disponível nas mais de 120 lojas da MO e em mo-online.com, por 4,99 euros. O lucro da venda reverte a favor do IPO-Porto.  A ação da MO integra a campanha “Há Causas que Fazem Parte de Nós”, inserida no Outubro Rosa – mês internacional da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. O padrão do lenço foi concebido para transmitir força e esperança, com um símbolo gráfico em forma de olho – “um apelo visual à importância da vigilância e do rastreio”, explica a marca em comunicado.

O Movimento Rosa é já uma causa que faz parte da identidade da MO. Ao longo destes sete anos, temos procurado envolver os nossos clientes em ações que realmente fazem a diferença. O nosso compromisso com o IPO-Porto é contínuo, e acreditamos que pequenas ações podem ter um grande impacto. Este lenço é um símbolo disso mesmo: de solidariedade, de empatia e de alerta.

Ana Calheiros Lobo, Diretora de Marketing, E-commerce e Cliente da MO

Em 2024, no âmbito da 6.ª edição do Movimento Rosa, a MO angariou mais de 59 mil euros, o valor mais elevado até à data. O montante resultou da venda de porta-chaves solidários e da campanha “Um Gesto por Amor”, com vales solidários disponíveis em loja.

Com esta nova edição, a MO reforça o seu papel como agente ativo na sensibilização para o cancro da mama, contribuindo para a missão do IPO-Porto: garantir cuidados de saúde de excelência a quem enfrenta a doença e apoiar as suas famílias.

Campanhas como o Movimento Rosa têm um papel fundamental na missão do IPO-Porto: ajudam-nos a garantir mais recursos para cuidados de excelência e a sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O cancro da mama, quando detetado cedo, tem elevada probabilidade de cura. Mas para isso é essencial cada pessoa cuidar da sua saúde – através do autoexame, do acompanhamento médico regular e de hábitos de vida saudáveis. Ainda assim, o medo e a desinformação continuam a afastar muitas pessoas dos cuidados necessários. Agradecemos à MO esta parceria, exemplo de solidariedade transformada em ação.

Júlio Oliveira, presidente do IPO-Porto

Segundo dados do Registo Oncológico Nacional e da Agência Internacional para a Investigação do Cancro (projeto GLOBOCAN 2024), o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum em Portugal e no mundo. Só em 2021, foram diagnosticados 8.787 novos casos no país, sendo na região norte que se encontra a maior proporção de casos, cerca de 36% (3.158 casos novos). A prevenção e o diagnóstico precoce continuam a ser determinantes para aumentar as taxas de sobrevivência e salvar vidas. Também de acordo com o RON, mais de 90 em cada 100 (mais de 90%) mulheres sobrevivem ao cancro por 5 anos ou mais.