Portugal Fashion reforça presença internacional entre a irreverência de Londres e a sofisticação de Milão e Paris

O novo formato do Portugal Fashion tem como alicerce a internacionalização da moda nacional. Entre setembro e outubro de 2025, vários designers portugueses levam as suas criações às principais capitais da moda: Londres, Milão e Paris.

O novo formato do Portugal Fashion tem como alicerce a internacionalização da moda nacional. Entre setembro e outubro de 2025, vários designers portugueses levam as suas criações às principais capitais da moda: Londres, Milão e Paris.

A promoção da moda de autor nacional começa a 21 de setembro, em Londres, com a dupla Marques’Almeida. A marca de assinatura portuguesa, mas com um atelier em Londres, integra este calendário de desfiles há alguns anos, desta vez, as propostas são para a primavera-verão 2026 que reafirma o ADN da marca através da ganga em silhuetas elegantes ou largas e com detalhes multi-bolso. No entanto, a apresentação incorpora uma evolução confiante e madura do universo da marca, agora mais suave, etéreo e delicado. Em comunicado, a ANJE, promotora da organização do Portugal Fashion, acrescenta que a coleção incorpora tecidos translúcidos, camadas assimétricas e drapeadas, bem como apontamentos florais em voil transparente e algodões leves, que surgem como aguarelas sobre bases mais escuras. A paleta cromática percorre tons de burgundy, preto, verde-azeitona, amarelo pó de arroz, rosa e azul-celeste.

O dia 27 de setembro ficará marcado pela estreia das marcas Pé de Chumbo e Davii em Milão: a marca da designer Alexandra Oliveira apresenta a sua estética singular, através de traços contemporâneos; Davii aposta numa visão sofisticada e cosmopolita, aliada aoo detalhes trabalhos no seu atelier.

Paris será o centro nevrálgico de um showroom próprio, onde talentos emergentes cada vez mais consolidados no mercado, como Arieiv for Lo Siento, Maria Carlos Baptista e Veehana terão a oportunidade de se apresentarem ao público, ao lado de nomes reconhecido do panorama de moda de autor portuguesa, como Susana Bettencourt, David Catalán, Gonçalo Peixoto, Duarte Hajime, Nopin, Pé de Chumbo e Davii, promovendo o contacto direto com buyers, jornalistas e outros profissionais do setor.

Ao colocar a moda portuguesa em diálogo com Londres, Milão e Paris, o Portugal Fashion projeta não apenas os designers e as marcas, mas também o ecossistema de know-how, inovação e qualidade que define o selo Criado em Portugal.

ANJE

Este projeto é ampliado através de uma vertente documental — ‘Behind the Scenes’ —, uma série partilhada nas redes sociais do Portugal Fashion e que é dedicada a mostrar a visão dos designers e o trabalho de fábricas, ateliers e artesãos, habitualmente invisível nos momentos de desfile.

Apesar de ainda não ter acontecido, os números do ciclo internacional do Portugal Fashion já falam por si: 13 marcas de autor, que empregam diretamente 65 pessoas; uma produção que envolve 94 empresas da indústria nacional de confeção, acabamentos e fornecimento de materiais; e o trabalho especializado de 26 artesãos portugueses.