Para o dia de casamento, o vestido da noiva é considerada a peça de roupa mais importante, mas também a mais difícil de escolher. Por isso, a FashionHub Portugal decidiu ajudar-te nesta tarefa.
Entre o mês de maio e outubro é a altura do ano em que mais casamentos são celebrados em Portugal. Este é o ponto de partida para inúmeras decisões: se a cerimónia é no religioso ou apenas no civil; a lista de convidados; as alianças; as flores; o local do copo d’água; a ementa; a roupa para o noivo, para as madrinhas, para os meninos das alianças e, claro, o vestido da noiva.
Com o vestido de noiva surgem outras tantas decisões: se terá rendas, se terá cauda, como será o véu, os sapatos que combinam melhor, as joias, o penteado perfeito… Será que devo usar um ou dois vestidos?
Acredito que para alguém tão organizada quanto eu, ler tudo isto possa ter sido um gatilho para ativar a ansiedade no nível máximo, mas o pretendido com este artigo é totalmente o oposto. Afinal, esta deve ser uma altura da vida para descontrair e preparar tudo cuidadosamente, pronta para percalços de última hora.
Para os convidados esta é também uma época em que os convites são muitos, por isso, fica prometido que num próximo artigo daremos sugestões de marcas portuguesas com propostas para festa e também dicas e sugestões de como podes estar sempre impecável, sem ter de comprar roupa. No entanto, algumas das sugestões que apresentaremos em seguida, oferecem também propostas para as convidadas.
A FashionHub Portugal fez uma pesquisa e apresenta-te 7 ateliers de marcas portuguesas, onde podes encontrar o vestido de noiva dos teus sonhos, feito à medida das tuas necessidades. Deixo-te em seguida uma breve descrição de cada designer, assim como alguns exemplos de modelos já criados, sendo possível o seu desenvolvimento personalizado desde o início do processo.
Joana Montez Atelier
Joana Montez é formada na Escola de Moda de Lisboa e aprofundou conhecimento com uma pós-graduação em tendências de moda em Paris. De regresso a Portugal, decidiu abrir o seu atelier em nome próprio, em Cascais.
A designer prepara tudo com o máximo rigor e cuidado durante o processo criativo, ao ter em consideração o gosto e personalidade de cada noiva, o local do casamento e a época do ano, elementos fundamentais para a confeção da peça perfeita.
A marca assume um compromisso com cada noiva, cujo principal objetivo é proporcionar um atendimento personalizado, onde cada vestido é desenhado individualmente e construído sob medida, garantindo que cada cliente recebe uma peça única e original. “Até os modelos de coleção são cuidadosamente adaptados ao corpo de cada noiva”, esclarece a marca no seu website.


No atelier de Joana Montez tens disponível um serviço de styling, que inclui cabelo, maquilhagem, sapatos e acessórios, com profissionais especializados.
Podes consultar mais informação em joanamontez.pt.
Plissê Atelier
Madalena Braga e Inês Freitas fundaram, em 2016, a marca Plissê Atelier. Ambas são licenciadas em Design de Moda e, em conjunto, criam vestidos de noiva e uma linha exclusiva de acessórios e roupa de festa.


A procura incessante por inspiração faz com que Madalena e Inês a conjuguem a paixão por viagens, para descobrir novas culturas e tradições, de forma a implementarem tudo isso no conceito das peças que desenvolvem, apresentando propostas de estilo moderno ou com cortes mais clássicos, com bordados exclusivos e personalizados.
Podes saber mais em plisseatelier.com.
Constance
Em pleno pico da pandemia covid-19, em 2021, Catarina Durães decidiu apostar na criação da sua marca. Apesar da instabilidade no sector da moda, a Constance nasceu como fruto da resiliência, como atelier e showroom de vestidos de noiva no Estoril. A marca cria vestidos com silhuetas simples, românticas, onde os detalhes fazem a diferença.


O atendimento é realizado por marcação. Podes consultar mais informação através da página de Instagram da marca @constance.bridal.
STOA Atelier
Catarina e Margarida são duas amigas que decidiram lançar uma marca de roupa com uma missão especial: “criar beleza, viver de arte e lançar um novo olhar sobre a moda em Portugal”, tal como se pode ler no website da marca.
A marca STOA refere que há uma equipa preparada para apoiar todas as clientes que desejam uma experiência única para as acompanhar num dos momentos mais especiais das suas vidas. Os vestidos de noiva são desenhados com o objetivo de refletir a individualidade e personalidade de cada cliente, e são confecionados sob medida.


A mais recente coleção assinada pelo atelier chama-se Ballerina e, como o próprio nome indica, remete-nos para a delicadeza de uma bailarina, com rendas e transparências, que compõem de forma sofisticada as silhuetas de cada vestido.
Podes descobrir mais sobre a marca e agendar marcação, em stoaatelier.com.
Pureza Mello Breyner Atelier
Pureza Mello Breyner tem um dos ateliers especializados em noivas mais reconhecidos do país. É licenciada em Design de Moda e sempre teve como objetivo fazer vestidos de noiva, porém o seu percurso levou-a primeiro a uma grande empresa cuja premissa era a produção em massa de t-shirts, calças, camisas, entre outras peças. Foi aí que percebeu que tinha de mudar…
Decidi abrir o meu atelier, ainda em casa e, quando dei por mim tinha à minha volta uma equipa maravilhosa num atelier de sonho, bem no centro da cidade que me viu nascer.
Pureza Mello Breyner – website
É o corte e o movimento dos tecidos que me move. As caudas longas e a fluidez das saias. Gosto de viajar pelo mundo à procura de fornecedores fora da caixa e das rendas mais originais.
No atelier, a designer conta a preciosa ajuda de costureiras experientes, para criar peças com uma história distinta porque cada noiva é diferente e tem a sua personalidade, que deve ser refletida no vestido.


O serviço personalizado e as peças únicas abrangem acessórios, como saiotes, véus, sapatos, toucados e também vestidos para as convidadas.
Podes saber mais informação através do website da marca: purezamellobreyner.com
Joana Castro Atelier
Joana Castro possui um atelier em nome próprio em Guimarães, a sua cidade natal, e desenha vestidos de noiva com elegância, design contemporâneo e uma dose de irreverência sem perder sofisticação. Em alguns casos, tem como uma das principais preocupações, seguir a proposta que cada noiva tem em mente, porque a sua individualidade deve estar expressa num momento tão único e especial.


Por isso, há também os modelos clássicos, para as noivas cuja personalidade não as faça ousar e arriscar tanto quando se trata de escolher um vestido para a sua cerimónia.
Podes saber mais sobre a marca em joanacastroatelier.com
Nuno Abrantes Atelier
Nuno Abrantes licenciou-se em História da Arte, mas rapidamente percebeu que o seu destino seria o design de moda, por isso, especializou-se nessa área. Provavelmente, era algo que já estava no seu ADN, porque a mãe é costureira.
No fundo, foi uma conjugação de dois mundos, a Moda e a História, que talvez não sejam áreas assim tão dissociadas uma da outra. Há sempre História associada às peças de roupa, seja no seu conceito, como na confeção.
Nuno Abrantes explora o design tradicional, transportando-o para o estilo contemporâneo, onde se conjuga a arte da moda, o passado e o gosto das suas clientes.
A produção dos seus vestidos sob medida já chegou além fronteiras a diversos mercados internacionais, como Angola e Moçambique. Já trabalhou em Londres e para marcas de países orientais e africanos, onde mais uma vez a moda se mistura com a cultura.


Já vestiu nomes internacionais e tem sido cada vez mais procurado por nomes nacionais que pretendem um vestido para um evento com direito a passadeira vermelha, como Dânia Neto, Maria Cerqueira Gomes, Bárbara Branco, entre outras personalidades.
O designer Nuno Abrantes tem-se destacado no segmento de noivas, tendo sido o responsável pela produção do vestido de Isabela Valadeiro.
O atelier do designer situa-se em Lisboa e tem disponibilidade apenas por marcação. Pode saber mais informação no wesbite nunoabrantes.com, ou através da página de Instagram @nunoabrantes_atelier.
Depois destas sugestões, esperamos ter sido uma ajuda num momento tão especial da tua vida. Além disso, seja qual for a tua escolha estarás a apoiar a moda portuguesa de autor, motivo mais do que suficiente para te orgulhares do teu vestido.
Não te esqueças, tudo o que compramos tem um impacto!
Nota: não é dispensada a consulta das marcas e designers para verificar a disponibilidade de marcação e dos modelos disponíveis/personalização de vestidos.
Na FashionHub sabemos que existem diversos ateliers e marcas que produzem vestidos de noiva, mas é impossível selecionar todas para um artigo. Se conheces uma marca deste ou de outro segmento que consideres importante para fazermos um artigo, escreve-nos um email para geral@fashonhub.pt.