A Unyca Studio é uma marca portuguesa fundada em maio de 2024, dedicada à produção de moda para mulheres e crianças. A FashionHub Portugal esteve à conversa com a fundadora da marca, Daniela Chambel, e ficou a conhecer os desafios da produção e projetos para o futuro.
Do coração do Alentejo para o mundo, a Unyca Studio é uma marca de produção local, pois todas as peças são produzidas em Portalegre de forma artesanal.
A marca nasceu de um momento de transformação pessoal da sua fundadora, porque nem a moda, nem o design são as áreas de formação de Daniela, contudo sempre considerou estas vertentes uma paixão.
Senti a necessidade de me reinventar e de criar algo que refletisse quem eu sou — simples, autêntica e com raízes bem firmes no Alentejo. Sempre acreditei que a roupa deve ter alma, e foi isso que me motivou: criar peças que contem histórias, que respeitem o tempo, os materiais e as pessoas. A Unyca não é só uma marca, é uma extensão de mim.
Daniela Chambel, fundadora da Unyca Studio
Daniela Chambel é licenciada em Ciências Sociais, mas atualmente dedica-se à sua marca a 100%. A empreendedora descreve a Unyca Studio como uma marca única, que une “autenticidade, conforto e produção consciente”, através da criação de “peças intemporais com alma, inspiradas nas raízes alentejanas e na força feminina”, acrescenta a fundadora da Unyca, em declarações à FashionHub Portugal.

A FashionHub Portugal pretende dar voz a todas as marcas portuguesas, principalmente às que estão a integrar-se no mercado, enfrentando diariamente diversos desafios. Este parece-me um excelente ponto de partida para apresentar mais pormenores sobre esta marca, por isso, entrevistei Daniela Chambel, numa conversa sobre o conceito da marca, produção nacional, a inspiração no Alentejo e a sustentabilidade.
Entrevista a Daniela Chambel
A marca Unyca Studio
A Unyca foca-se em roupa para mulher e criança. Porque decidiu trabalhar estas categorias? Já pensou focar o negócio apenas para adulto ou só para criança?
Daniela Chambel (D.C.): Desde o início, fez sentido para mim criar peças tanto para mulher como para criança, porque acredito que o estilo e o conforto não têm idade. Há uma ligação emocional muito forte entre mãe e filho, e vestir ambos com a mesma sensibilidade estética e valores, como o cuidado, o detalhe e a produção local, reforça essa ligação de forma bonita e consciente. De momento, tencionamos continuar a criar peças tanto para criança, como para mulher.

Reparei que, pelo menos na coleção primavera-verão 2025, a Unyca possui uma gama de malas, bandoletes… É comum ao longo das coleções integrarem acessórios ou apenas os confecionam esporadicamente?
D.C.: Esta coleção foi concebida desta forma porque considerámos que ter todas estas peças, faria um bom match na coleção. Como tem sido um sucesso, pretendemos continuar a apostar em acessórios combinados com as nossas peças principais.

Como é que define o conceito da sua marca?
D.C.: A Unyca é uma marca que une autenticidade, conforto e produção consciente. Criamos peças intemporais com alma, inspiradas nas raízes alentejanas e na força feminina. Todas as peças são produzidas localmente.
Num mundo em constante mudança e onde temos à disposição tantas marcas, o que destaca a Unyca para fazer jus ao seu próprio nome, ou seja, ser única?
D.C.: Num mundo saturado por produções em massa e consumo rápido, a Unyca é um manifesto contra a pressa e a indiferença. Escolhemos criar com tempo, consciência e respeito, por quem veste, por quem produz e pelo planeta. Cada peça é feita localmente, com atenção ao detalhe, porque acreditamos que o preço real da moda não está só na etiqueta, está no impacto que deixa nas pessoas e no mundo. A Unyca é única porque escolhe o caminho mais difícil, mas também o mais verdadeiro.
De que forma efetua a gestão da Unyca? Tem uma equipa que a ajuda com marketing, logística, produção? Ou acaba por desempenhar todos estes papéis profisisionais?
D.C.: Comecei a desenhar e confecionar todas as peças numa máquina doméstica. Agora, conto com a ajuda de uma costureira na produção, mas continuo a gerir sozinha o design, marketing e comunicação, mantendo tudo muito próximo da minha visão.

Sente que se estivesse inserida noutro ponto do país, seja uma grande cidade ou num grande pólo de indústria de moda, a história da marca poderia ser diferente?
D.C.: Se pudesse, não mudava nada, eu acredito que a Unyca nasceu onde tinha de nascer, no Alentejo. Tenho muito orgulho nas minhas raízes e essa ligação é o coração da marca.
Por falar em produção, nos dias de hoje, é uma premissa essencial não só ter preocupação, mas sim agir de maneira concreta nas questões relacionadas com a sustentabilidade social e ambiental. Quais são as diretrizes que a Unyca Studio segue neste sentido?
D.C.: Na Unyca, sustentabilidade não é uma tendência, mas sim um compromisso real. Produzimos localmente, em pequena escala, com o mínimo de desperdício e com matérias-primas duráveis. Valorizamos o tempo de quem cria, respeitamos o ritmo do processo e evitamos o excesso típico da produção em massa. Trabalhamos com quem partilha dos mesmos valores e apostamos na transparência em cada etapa. Mais do que falar, procuramos agir de forma consciente, sempre com respeito pelas pessoas, pela terra e pelo futuro.
Acredito que a sua perspetiva empreendedora seja mais focada no mercado português, no entanto, pensa alargar o projeto a nível internacional? Ou melhor, sendo que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, já tem clientes internacionais? Se sim, quais são os principais mercados?
D.C.: A Unyca nasceu com o foco no mercado português, onde sinto que faz mais sentido começar e criar base. No entanto, sendo um projeto com valores universais, como a autenticidade, o conforto e a produção consciente, é natural que o interesse vá além-fronteiras. Já começámos a receber algumas encomendas de fora, sobretudo de portugueses no estrangeiro e de clientes que se identificam com o nosso estilo e valores. Ainda estamos a dar os primeiros passos nesse caminho, mas acredito que o futuro da Unyca pode também passar por mercados internacionais, sempre com a mesma identidade e proximidade.

Ainda sobre a sua noção do mercado e produção em Portugal. O que considera que podia ser melhorado?
D.C.: Portugal tem um enorme potencial e um saber-fazer valioso na área da moda, mas ainda sentimos algumas dificuldades. Seria importante valorizar mais o que é feito cá dentro, tanto pelo consumidor como pela própria indústria. Há muito talento, mas ainda falta uma estrutura que acompanhe quem quer crescer de forma sustentável e independente.
Como é que imagina que estará a Unyca Studio daqui a 5 anos?
D.C.: Daqui a cinco anos, gostava de ver a Unyca mais consolidada, com uma presença mais forte no mercado nacional e, quem sabe, internacional. Imagino uma pequena equipa que partilhe dos mesmos valores, uma produção ainda mais estruturada, mas sempre fiel à essência, criar com autenticidade, proximidade e consciência. Crescer sim, mas sem perder a alma.
Sobre empreendedorismo e moda
Para si, o que é a Moda?
D.C.: Para mim, a moda é uma forma de expressão, é identidade, memória e atitude. Não é sobre seguir tendências, mas sobre vestir aquilo que nos representa, com conforto e verdade. A moda deve ter alma e propósito, e não ser apenas estética. É uma escolha diária sobre quem somos e como queremos estar no mundo.
Qual é o maior desafio que tem enfrentado nesta jornada de empreendedorismo?
D.C.: O maior desafio tem sido conciliar tudo sozinha, desde criar, gerir, comunicar, vender e, ao mesmo tempo, manter a clareza sobre o propósito da marca. Há dias de dúvida, cansaço e incerteza, como em qualquer caminho criativo e independente. Mas é esse desafio constante que também me faz crescer e reafirmar porque comecei. A Unyca é um projeto de alma, e isso exige muito mais do que apenas esforço profissional, exige entrega pessoal.
São muitos os desafios para o futuro: sustentabilidade e alterações climáticas; questões politicas que podem diretamente influenciar mercados; e uma indústria (a da moda), que todos os dias luta contra paradigmas e para conseguir soluções eficientes para as marcas e os consumidores. A Unyca Studio está pronta para enfrentar todos estes desafios?
D.C.: Sabemos que os desafios são muitos, desde a sustentabilidade às instabilidades políticas e às mudanças constantes na própria indústria da modaA Indústria da Moda concentra diversas atividades, prática... ver mais.... Mas acreditamos que é precisamente nos tempos incertos que marcas com propósito ganham força. A Unyca está preparada para enfrentar esses desafios com coerência, transparência e coragem. Não temos todas as respostas, mas temos uma visão clara, continuar a criar de forma consciente, respeitando o planeta, as pessoas e aquilo em que acreditamos.

Apesar de algumas propostas de colaboração, a marca ainda não possui pontos de venda físicos. Porém, é algo em cima da mesa, mas “estamos a avaliar com calma, para garantir que qualquer parceria futura esteja alinhada com os valores e identidade da marca”, afirma a fundadora da Unyca.
Assim sendo, podes saber mais pormenores sobre a marca e comprar as tuas peças preferidas através do site da marca: unycastudio.com.