Numa altura em que as atenções estão no Campeonato Europeu de Futebol Masculino (Euro2024), são várias as marcas que exploram a oportunidade para o lançamento de uma coleção exclusiva, foi o que aconteceu com a Sanjo. A marca portuguesa deu o pontapé de saída com o lançamento do modelo FTC 86.
Esta linha é um tributo à autenticidade do desporto, combina a tradição e modernidade num único calçado.
A Sanjo nasceu no seio da cultura desportiva por isso, em ano de Europeu de futebol, resgatámos alguns detalhes de antigos cortes para criarmos uma nova silhueta. O par FTC 86 é tudo que desejamos num par, fabricado em pele de qualidade superior com espumas densas e sobreposições bordadas, que nos remetem para as antigas chuteiras de futebol. Foi desta forma que fundimos o universo da moda ao do futebol, desenhando um modelo que é sobretudo para quem está nas bancadas e nas ruas a torcer pela seleção.
Vítor Costa, Diretor Criativo da marca.
A FTC 86 alia conforto e estilo, numa “explosão de cores”, que contém quatro opções distintas: preto, branco, azul e bege, que resgatam alguns detalhes antigos da marca. As solas têm a parte inferior bicolor e foram originalmente desenhadas para a prática de skateboarding, o que garante durabilidade e comodidade necessárias para os dias mais desafiantes, em campo ou na bancadas. Além disso, dois dos modelos são compostos por suede, que proporcionam um apontamento luxuoso à linha.
Um dos últimos artigos publicados na FashionHub foi sobre Blokecore, a tendência que une o streetwear ao desporto e combina, por exemplo, camisolas de equipas de futebol num look básico do quotidiano.
A marca Sanjo também vai introduzir no mercado uma t-shirt com três colourways, o complemento perfeito para usar com o novo modelo de calçado.
A expectativa da Sanjo com a linha FTC 86 é bastante elevada, na esperança de que seja um marco significativo tanto para os adeptos de futebol, quanto para os entusiastas da moda. “Este lançamento reforça a tradição da marca de inovar e homenagear as suas raízes desportivas”, refere a marca em comunicado.
Cada par FTC 86 custa 115 euros e encontra-se disponível para venda no website oficial da marca.
Sobre a Sanjo
Nasceu em São João da Madeira e foi a marca que, pelos anos 60, calçava o clube desportivo São Joanense, bem como a população estudantil nas aulas de Educação Física. Rapidamente, esta sapatilha conquistou os portugueses e, nos anos 80, eram raros os que não calçavam umas icónicas K100 ou K200.
A adesão de Portugal à CEE abriu fronteiras e apresentou ao país novas escolhas, deixando as Sanjo cair em esquecimento. Em 1996, a fábrica (Empresa Industrial de Chapelaria Lda) declara falência. A produção ainda passou pela China, em 2010, mas a tentativa não rumou ao sucesso.
Foi então em fevereiro, de 2019, que Egipto Magalhães e o seu sócio, Hélder Pinto, compraram a marca e permitiram que a Sanjo renascesse – jovial, colorida e com produção 100% portuguesa.
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