A marca Salsa Jeans testa inteligência artificial, através da plataforma Smart Catalogue que funciona como software-as-a-service (SaaS). O sistema ajuda os designers a criar modelos que otimizam o ajuste dos tamanhos das peças de roupa. Esta funcionalidade permite reduzir o número de artigos não vendidos, uma ajuda combater o desperdício e melhora os resultados das marcas e retalhistas de moda. A plataforma MySize fornece dados demográficos e específicos para uma determinada região sobre a morfologia corporal dos consumidores e as suas preferências de ajuste.
Segundo os dados divulgados pela MySize, a falta de rigor nos tamanhos na indústria de vestuário leva a elevadas taxas de devolução. Estes números pesam na balança associada ao desperdício na indústria têxtil. No estudo realizado, 40% das mulheres a indicam que têm dificuldade para encontrar o tamanho certo. Um outro desafio para as marcas e retalhistas é perceber quantas unidades de peças devem produzir referente a cada tamanho para enviar para as lojas.
O estudo
Para o estudo foram realizados 342 testes com 31 modelos de peças de roupa. A análise a 32 pessoas de diferentes morfologias corporais. corresponde ao cliente-alvo de mulheres entre os 30 e os 50 anos.
A Salsa Jeans usou o Smart Catalogue para verificar e validar os tamanhos da sua coleção de jeans tendo como base diferentes indicadores. Dos indicadores usados, está incluída a consistência com o tamanho indicado pelo consumidor e a relação com os vários modelos da Salsa. Do mesmo modo, tiveram em consideração todos os cortes de perna porque se tratam de calças de gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... com diversos modelos diferentes. Os resultados dos testes derivam também do recurso a ferramentas de inteligência artificial, incluindo o ChatGPT, uma ajuda para a captura de dados.
A importância da plataforma
O Smart Catalogue determinou a necessidade da Salsa Jeans ajustar os tamanhos para otimizar o ajuste apropriado a cada tamanho. Foram identificados os modelos com maior desvio entre o fit pretendido e o real, com os dados gerados pelo Smart Catalogue a dar sugestões concretas para ações corretivas. A ferramenta forneceu ainda informação sobre as gamas de tamanho adequadas para cada loja com base na demografia local.
Esta análise permite uma redução do desperdício têxtil e do consumo energético associado à confeção. Contudo, permite também compreender a quantidade de matéria-prima utilizada, para uma procura mais eficiente, assim como o reaproveitamento.
Com o recurso à inteligência artificial, a Salsa Jeans consegue segmentar os modelos e tamanhos comprados com mais frequência pelos consumidores, ao mesmo tempo que ajuda a melhorar as suas necessidades e a evitar o recurso às devoluções.