Salsa Jeans testa inteligência artificial

Num projeto-piloto, a marca portuguesa de jeanswear usou a plataforma desenvolvida pela MySize para otimizar os tamanhos na fase de design e reduzir os artigos não vendidos.

A marca Salsa Jeans testa inteligência artificial, através da plataforma Smart Catalogue que funciona como software-as-a-service (SaaS). O sistema ajuda os designers a criar modelos que otimizam o ajuste dos tamanhos das peças de roupa. Esta funcionalidade permite reduzir o número de artigos não vendidos, uma ajuda combater o desperdício e melhora os resultados das marcas e retalhistas de moda. A plataforma MySize fornece dados demográficos e específicos para uma determinada região sobre a morfologia corporal dos consumidores e as suas preferências de ajuste.

Segundo os dados divulgados pela MySize, a falta de rigor nos tamanhos na indústria de vestuário leva a elevadas taxas de devolução. Estes números pesam na balança associada ao desperdício na indústria têxtil. No estudo realizado, 40% das mulheres a indicam que têm dificuldade para encontrar o tamanho certo. Um outro desafio para as marcas e retalhistas é perceber quantas unidades de peças devem produzir referente a cada tamanho para enviar para as lojas.

O estudo

Para o estudo foram realizados 342 testes com 31 modelos de peças de roupa. A análise a 32 pessoas de diferentes morfologias corporais. corresponde ao cliente-alvo de mulheres entre os 30 e os 50 anos.

A Salsa Jeans usou o Smart Catalogue para verificar e validar os tamanhos da sua coleção de jeans tendo como base diferentes indicadores. Dos indicadores usados, está incluída a consistência com o tamanho indicado pelo consumidor e a relação com os vários modelos da Salsa. Do mesmo modo, tiveram em consideração todos os cortes de perna porque se tratam de calças de ganga com diversos modelos diferentes. Os resultados dos testes derivam também do recurso a ferramentas de inteligência artificial, incluindo o ChatGPT, uma ajuda para a captura de dados.

A importância da plataforma

O Smart Catalogue determinou a necessidade da Salsa Jeans ajustar os tamanhos para otimizar o ajuste apropriado a cada tamanho. Foram identificados os modelos com maior desvio entre o fit pretendido e o real, com os dados gerados pelo Smart Catalogue a dar sugestões concretas para ações corretivas. A ferramenta forneceu ainda informação sobre as gamas de tamanho adequadas para cada loja com base na demografia local.

Esta análise permite uma redução do desperdício têxtil e do consumo energético associado à confeção. Contudo, permite também compreender a quantidade de matéria-prima utilizada, para uma procura mais eficiente, assim como o reaproveitamento.

Com o recurso à inteligência artificial, a Salsa Jeans consegue segmentar os modelos e tamanhos comprados com mais frequência pelos consumidores, ao mesmo tempo que ajuda a melhorar as suas necessidades e a evitar o recurso às devoluções.