No passado dia 12 de dezembro de 2024, a AMMA Fashion Design Gallery, em Matosinhos, recebeu o evento de inauguração da exposição “Tecendo Transformação”, do projeto (re)veste.
A (re)veste é uma marca que surgiu a partir de um projeto de intervenção comunitária promovido pelo Centro Social de Soutelo, em Rio Tinto, que tem como principal objetivo a integração social de jovens e adultos portadores de deficiência e/ou doença mental.
A iniciativa funciona como um mote para a transformação pessoal, social e comunitária. O âmago do projeto é a transformação de peças de roupa, para isso a marca utiliza o excedente de lojas sociais, modifica as peças através da aplicação de técnicas upcyclingA técnica upcycling é um recurso da moda circular que agre... ver mais... ou patchworkUma das primeiras peças confecionadas pelo método patchwor... ver mais... e devolve-as à comunidade, com o objetivo de desmistificar o estigma da utilização de roupa usada.
A FashionHub marcou presença no evento e esteve à conversa com Mariana Eugénio, a coordenadora do (re)veste, que mencionou a importância da componente relacionada com a responsabilidade social deste projeto, que permite a integração de diversas pessoas “numa área em que provavelmente não teriam outra oportunidade de ingressar e expressar toda a sua criatividade.” Os integrantes do projeto costuram, fazem crochet, bordam, entre outras tarefas. “A iniciativa está alinhada também aos valores de sustentabilidade ambiental e economia circularO conceito de economia circular tem como objetivo reduzir o ... ver mais...”, acrescenta Mariana Eugénio.
A exposição “(re)veste, Tecendo Transformação” é o resultado das oficinas de customização realizadas durante o ano 2024, tem como diretor artístico Miguel Flor e estará patente ao público, na AMMA, até dia 8 de fevereiro de 2025.