Sob o mote “transformar muitos pequenos mundos, um de cada vez”, a re.store® é uma marca portuguesa que une a inclusão social e a inovação ambiental.
A ideia surgiu através de Sílvia Correia, que em 2020 fundou a marca com o objetivo de fazer mais e melhor pelas Pessoas e o Ambiente. Para fazer face à concorrência que existia na altura, em relação a algumas marcas que alinhavam no setor da sustentabilidade, a fundadora da marca, que participa ativamente em ações de voluntariado, considerou que seria relevante estabelecer uma ligação e preocupação constantes em relação ao setor social.

Deste modo, a inovação social aliou-se à ambiental para trabalharem em prol do Planeta e das Pessoas. Foi assim que ficou definido o propósito da re.store®, como marca eco e socialmente responsável para “transformar muitos pequenos mundos, um de cada vez, todos os dias”, refere a marca à FashionHub Portugal.
Foco social e ambiental
A re.store® opta por trabalhar com “pessoas únicas na sua diferença”, assim estabelece relações com IPSS, refugiados, associações sociais, associações de envelhecimento ativo, entre outros, que são devidamente remunerados pelos serviços prestados, esclarece a marca. A re.store acrescenta que estas “são pessoas que habitualmente têm mais dificuldades em ter oportunidades no mundo de trabalho da forma ‘regular’ e de serem reconhecidas como capazes. Desta forma, contribuímos ativamente para a sua inclusão social, capacitação, criação de novas competências e sentimento de pertença.”



A inovação ambiental deste projeto é feita, essencialmente, através do conceito de upcyclingA técnica upcycling é um recurso da moda circular que agre... ver mais.... A re.store® reutiliza excedentes, desperdícios, amostras e sobras da indústria têxtil nacional para lhes dar uma nova vida útil. “Não reciclamos, mas reutilizamos têxteis e outros materiais cujo fim seria, em muitos casos, o descarte ou a incineração”, refere a re.store® em comunicado.
Os principais produtos da re.store® são sacos para compras, sacos de praia, almofadas, bolsas e estojos multiusos, decorações de Natal.


Neste momento, existem duas submarcas: a re.store® pet (camas para animais) e a re.store® with Tetribérica (coleção de vestuário), tendo como base os mesmos valores assentes em reutilização e inovação social.

A marca também já colaborou com diversas organizações portuguesas, de forma a produzir coleções especiais e alcançar um maior reconhecimento do público, tais como, a SIC Esperança, a Animais de Rua e o Sport Lisboa e Benfica.

Parceiros Industriais e Fornecedores
Ao longo dos cinco anos de existência, a re.store® tem contado com o apoio da indústria têxtil, envolvendo na sua teia de parcerias diversas empresas que colaboram desde o “momento zero” e outras que se foram juntando ao projeto: Aldatexteis, Vaz da Costa, Cruz&Monteiro, Troficolor Denim Makers, Tearfil, Casa da Malha, Bola d’AlgodãoO algodão é uma das matérias-primas mais comercializadas ... ver mais..., Gipanolar, Artecouro, Eurofechos, Fateba, Colmaco, Bovi, Analar, Solinhas e Louropel.
É a estes parceiros que a marca recorre quando necessita de matéria-prima, mas também recebe contactos voluntariamente, quando estas empresas têm necessidade de escoar excedente têxtil, proporcionando uma nova vida a esses materiais.
Seleção e recolha da matéria-prima
A matéria-prima utilizada na confeção dos produtos re.store® é, quase, inesgotável tendo por base os atuais modelos de produção linear da indústria têxtil, embora, na perspetiva da marca, existam notáveis melhorias em termos de otimização dos processos industriais inerentes a um produto têxtil.
A compra das sobras/desperdícios é feita de duas formas: procura ativa por parte da re.store®, porque necessita de matéria-prima para suprir as suas necessidades ou como resposta a um pedido específico de um cliente, ou passiva quando as fábricas contactam a informar que têm estas matérias disponíveis. Tal pressupõe a ida às fábricas, a triagem dos têxteis disponíveis tendo em conta a tipologia de produtos que a re.store® tem no seu portefólio, ou projetos em carteira, assim como o seu transporte até às instalações da nossa marca.
re.store®
De maneira a medir o impacto positivo para o Planeta, todos os tecidos e acessórios comprados pela re.store® são registados internamente. Um dos objetivos é perceber a percentagem daquilo que seria desperdício têxtil conseguiram reutilizar, entre outros dados para a marca, como as toneladas de resíduos que ajudaram a poupar de um fim de vida num aterro.
Como qualquer negócio/marca, a re.store® começou a desenvolver produtos diversificados e tem alargado as suas parcerias também com fornecedores, para acompanhar este desenvolvimento. Assim, têm estabelecido contacto com empresas do ramo das peles, vestuário, lonas, entre outros, que têm contribuído para a exploração de novos produtos e submarcas.

Impacto re.store® no Planeta e nas Pessoas
No âmbito da sua estratégia baseada em 3Ps (pessoas, planeta e pedagogia), a re.store® mede o seu impacto de forma a garantir a transparência dos seus processos, nomeadamente:
Pessoas: até ao momento remunerou os seus parceiros sociais em €65.200,00 (até ao momento da elaboração deste artigo), contribuindo para a sua autoestima e autodeterminação.
Planeta: reutilizou até ao momento 8,6 toneladas de tecidos e acessórios têxteis, evitando a sua destruição.
Pedagogia: Para promover o que considera “mudança de paradigma”, a marca conta com mais de 55 ações de pedagogia onde promove a mudança de comportamentos através de ações de consciencialização coletiva em instituições de ensino e organizações.
A filosofia da re.store® acredita no poder da inclusão social e da inovação ambiental para “transformar muitos pequenos mundos, um de cada vez”.
Podes saber mais sobre a marca e os seus produtos em restore.com.pt.