Motherland é o nome da campanha para 2025 da Portuguese Shoes, projeto que leva o calçado nacional além-fronteiras. Sob o mote “regresso às origens”, trata-se da valorização da tradição personificada por José Condessa.
A indústria do calçado continua a ser um dos motores da economia nacional, para isso contribui a experiência, o saber-fazer, a qualidade e a durabilidade da matéria-prima e do produto, características que compõem o ADN do mercado de calçado português.
É por aqui que passa a estratégia de (re)posicionamento desta indústria, através da tradição e da sua ligação histórica ao trabalho artesanal, que permite “inovar e crescer, de forma ágil e consistente”, refere a Portuguese Shoes em comunicado.
É possível produzir calçado de qualidade, na Europa, com um design vanguardista e a preços justos.
Paulo Gonçalves, diretor de Comunicação da APICCAPS
Nos últimos 15 anos, as exportações aumentaram 52,2% para 1800 milhões de euros anuais, Portugal tornou-se o 2º maior produtor de calçado europeu (ultrapassando Espanha) e exaltou para 174 países. Além destes brilhantes números, Portugal conseguiu um dos maiores preços médios de exportação a nível mundial. Este é o resultado de um trabalho contínuo que, tendo como base o legado do passado, não deixa de se renovar a cada ano, “auscultando as necessidades e fronteiras do agora”, acrescenta o comunicado.
Para 2025, a Portuguese Shoes pretende continuar a inovar de olhos postos no futuro, mas com a cabeça no legado deixado por artesãos experientes, com a certeza de que Portugal consegue produzir mais e com cada vez mais qualidade. A campanha tem como foco a internacionalização e é protagonizada por José Condessa, que surge como uma personificação do universo de Motherland. De olhos postos no futuro, mas com “os pés bem assentes na terra”, construiu uma carreira sólida em Portugal, mas o sucesso profissional do ator rapidamente espalhou-se para o resto do mundo. Depois de se firmar no teatro, das incursões pelas telenovelas, do projeto-vitória da ficção nacional Rabo de Peixe e da curta para um dos grandes do cinema, Almodóvar, José Condessa assume um novo papel, o de Embaixador do calçado português nos mercados internacionais.
É com muito orgulho que protagonizo a campanha Portuguese Shoes para 2025. Um projeto que se esforça por levar a arte e o saber-fazer portugueses além-fronteiras numa área em que somos mestres e que atesta o nosso conhecimento ancestral.
José Condessa
A nova campanha, Motherland, foi fotografada nos Açores e é uma analogia à Natureza, de onde tudo vem mas também onde tudo se transforma. É um elogio à capacidade que a terra tem de se renovar, ultrapassar, deslumbrar. É um incentivo ao terreno criativo.
Nesta campanha tudo é português, desde a fotografia assinada por Frederico Martins, aos looks dos designers Luís Carvalho e David Catalán, coordenados por Fernando Bastos Pereira, da música de Ed Rocha Gonçalves (do duo Best Youth) à produção e copy.
O diretor de comunicação da APICCAPS, Paulo Gonçalves, esclarece a escolha de José Condessa para protagonizar a campanha, como sendo parte da identidade do projeto que, “desde início procuramos ser sempre um testemunho de um país de muitos e muitos talento”.
Prova disso mesmo são as inúmeras personalidades que protagonizaram as campanhas – passando por diferentes áreas da cultura, de Albano Jerónimo a Victória Guerra, passando por Anabela Moreira, Marcelino Sambé, Sara Sampaio e Sharam Diniz – refletindo a qualidade do trabalho artístico português.