Portugal Jewels inaugura loja na antiga sede da Barbearia Campos em Lisboa e une tradição à delicadeza das suas joias

A Portugal Jewels continua a preservar história e tradição. Desta vez, não apenas com as suas delicadas joias trabalhadas à mão, mas também na sua nova morada física, uma loja própria em Lisboa, mais concretamente na antiga sede da Barbearia Campos, no Largo do Chiado.

A Portugal Jewels continua a preservar história e tradição. Desta vez, não apenas com as suas delicadas joias trabalhadas à mão, mas também na sua nova morada física, uma loja própria em Lisboa, mais concretamente na antiga sede da Barbearia Campos, no Largo do Chiado.

No espaço ainda permanecem elementos originais do tempo em que Fernando Pessoa lá cortava o cabelo, que convivem agora com a abordagem contemporânea da marca de joias portuguesa comprometida em resgatar a tradição.

A Portugal Jewels foi fundada em 1955, em Gondomar e, 70 anos depois, encontrou em Lisboa um local para apresentar as suas peças. No emblemático Largo do Chiado, num edifício pombalino do século XVIII, o espaço de 40m² carrega consigo o peso e o charme da história. Outrora sede da lendária Barbearia Campos – que durante 140 anos atendeu personalidades como Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão e Almada Negreiros – o local está imbuído do legado artístico e social da cidade. Fundada em 1886 como então Cabelleireiro Lisbonense, no outrora Largo do Loreto, o negócio de barba e cabelo havia fechado portas em Dezembro de 2023. 

Com a barbearia há muito encerrada, a ideia foi transformá-la numa boutique dedicada à joalharia e ourivesaria portuguesas, com especial destaque para o artesanato tradicional em filigrana. A abordagem de design seguiu uma transformação respeitosa, procurando não substituir o passado histórico do espaço, mas sim trabalhá-lo com contrastes ponderados e contemporâneos.

Alexandre Gomes, um dos fundadores da Portugal Jewels
Alexandre e Joana Gomes, fundadores Portugal Jewels

O projeto de intervenção arquitetónica ficou a cargo do LADO – o atelier lisboeta responsável pelos espaços das também marcas nacionais Benamôr, A Vida Portuguesa e Castro. “As três gerações de paixão e herança pela joalharia que escoltam a marca são sentidas mal se entra na loja, com uma seriedade ligeira e atenção a todos os detalhes”, refere a marca em comunicado.

O tom azul Klein é a característica que ressalta à vista até dos mais distraídos e com pouca sensibilidade para analisar design e decoração. Esta cor está presente em diversos elementos, como um sistema de vitrinas e armários e um balcão, definidos por linhas limpas e materiais nobres. Assim, criaram um contraste vívido com a pátina do espaço original, que se estendeu subtilmente aos elementos circundantes, como se um filtro azul suave tivesse sido lançado sobre o espaço. Até o pavimento foi cuidadosamente reconsiderado: parte da faixa original de azulejos foi substituída por padrões idênticos em tons de azul, provenientes do mesmo fabricante histórico.

Do outro lado da sala, o legado da Barbearia Campos permanece. A bancada original de barbearia e os seis espelhos de parede continuam a refletir não só o espaço, mas a sua alma, agora tingida de azul. Convidam os visitantes a experimentar joias num ambiente que se sente simultaneamente íntimo e impregnado de história. Duas das cadeiras de barbeiro originais foram também preservadas, reutilizadas como assentos para um novo ritual de autorreflexão e adorno trazido pela Portugal Jewels.

Com a abertura da primeira loja em Lisboa, a Portugal Jewels dá mais um passo importante na sua estratégia de crescimento, consolidando a presença no mercado nacional, através de uma experiência de compra mais humanizada, memorável e completa para os seus consumidores. “Com presença na Europa, Estados Unidos, Canada e Macau, há muito que a marca expressava vontade de dar este passo. Com o objetivo de criar e curar joias com alma lusa e design intemporal, a Portugal Jewels recupera técnicas e desenhos tradicionais, com uma abordagem contemporânea que atravessa gerações”, acrescenta o comunicado da marca.