O evento de moda Portugal Fashion vai passar a acontecer uma vez por ano, num novo formato apoiado financeiramente pelo Turismo de Portugal, anunciou a organização. O novo modelo entra em vigor de 1 a 6 de Julho.
A organização do evento continua a cargo da ANJE, entidade que garante que o projeto pretende assumir-se como um evento-turístico-âncora com grande foco na moda de autor, porém a servir de elo de ligação com várias dimensões do ecossistema moda: indústria, inovação, sustentabilidade, formação, distribuição e comunidade.
Além do forte apoio do Turismo de Portugal, o evento vai também contar com “outros apoios institucionais e patrocínios”, pode ler-se em comunicado.
Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion, refere que a nova estratégia nacional e internacional terá como base a candidatura ao Portugal 2030, que a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) vai submeter até final deste mês de abril, mas explica também que “outras parcerias institucionais para alavancar esta nova era” estão a decorrer.
Ao longo dos últimos 30 anos, o Portugal Fashion acontece em duas edições durante o ano com o objetivo de proporcionar aos designers portugueses a apresentação das suas coleções primavera/verão e outono/inverno. É aqui que sobressai uma das principais alterações neste novo formato, porque apenas vai acontecer um único evento por ano.
De acordo com a organização, o planeamento desta nova fase já está a ser desenvolvido desde 2021, quando a pandemia obrigou a repensar modelos de negócio, mas também soaram os alarmes para as primeiras notícias acerca da situação instável sobre a continuidade do Portugal Fashion.
Será um festival criativo, que se pretende assumir como um evento-turístico-âncora (turismo criativo e industrial), com grande foco na moda de autor (desfiles e apresentações), mas fazendo sempre a ponte entre esta e as várias dimensões do ecossistema moda (indústria, inovação e sustentabilidade, formação, distribuição e comunidade).
Comunicado ANJE
A reinvenção do Portugal Fashion continua a incluir jovens criadores e internacionalização
A ANJE revela que o Bloom, continuará a ser um espaço para revelar os ‘designers’ mais jovens e emergentes, sendo um pilar fundamental na construção e lançamento do novo Portugal Fashion, tendo uma renovada “aposta com vista ao estímulo do talento jovem, de forma mais consolidada e consistente, afirmando-se como uma verdadeira incubadora de criadores de moda”.
Nesta nova missão, o Portugal Fashion explica que um dos objetivos passa pela internacionalização da moda portuguesa”, criando um conselho de especialistas internacionais que vai “selecionar as marcas e os designers apoiados no estrangeiro (num processo de candidatura aberto a todas as marcas e ‘designers’ com base em Portugal)”.
Esse conjunto de pessoas vai ficar responsável por “acompanhar a evolução dessas mesmas marcas e designers: gestão, vendas e pontos de venda, comunicação, marketing, crescimento, e vários outros temas relevantes para o posicionamento estratégico”.
A escolha da primeira semana de julho, de acordo com a organização, é para salvaguardar os calendários das principais semanas de moda internacionais, “de forma a que não haja sobreposição de datas e seja possibilitado o acesso de imprensa, buyers, stylists e outros profissionais”. Com um único evento anual, o Portugal Fashion ambiciona criar maior notoriedade e impacto.
Como forma de relembrar o evento e enaltecer a moda nacional, deixamos o vídeo da última passagem da FashionHub pelo Portugal Fashion, em outubro de 2023. Na altura os designers apresentaram as propostas das suas coleções para a primavera/verão 2024.
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