O PORTLUX é o marketplace que alia luxo e criatividade à produção nacional. A ideia surgiu de Ana Patrícia Cruz, que trabalha no mercado financeiro há vários anos, mas decidiu dedicar-se a uma das suas grandes paixões: a Moda.
Em entrevista à FashionHub, a CEO e fundadora do Portlux revela que em criança colecionava revistas de moda e celebridades, considerando um “mundo maravilhoso” que gostava de descobrir.
A empresária viveu vários anos em Angola, mas devido à pandemia Covid-19 regressou às origens e foi nesse momento que, movida pelo desejo de tentar fazer a diferença na Indústria de Moda em Portugal, decidiu investir num projeto onde pudesse aliar o luxo, qualidade, produção nacional e os valores do que considera ser um “país rico em cultura e História”. Assim, no dia 10 de junho de 2022 nasceu o Portlux, para “inspirar a paixão pela requintada alma portuguesa”.
A data não foi escolhida ao acaso, sendo 10 de Junho o dia de Portugal. O Portlux está numa fase embrionária, por isso, Ana Patrícia esclarece que nos próximos meses o projeto terá mais divulgação nacional e internacional e que os últimos dois anos serviram para solidificar o conceito e contactos para o marketplace.
O Portlux conta com uma curadoria rigorosa e uma pesquisa de mercado de luxo e das tradições portuguesas, sendo diversas as categorias de produto que se encontram disponíveis para venda: vestuário; calçado; ourivesaria; cosmética.
Para integrar este marketplace, as marcas precisam de ter sede em Portugal e produção nacional, além de passarem por uma entrevista onde terão de divulgar mais pormenores para ser verificado se fazem match com os valores Portlux.
Alguns dos nomes sonantes que já fazem parte do marketplace são Gabriela Baptista, Miguel Vieira e Maria Góis, no segmento de vestuário; Joana Mota Capitão, na ourivesaria; Catarina Barbosa e EAU de Marie, na cosmética.
O principal objetivo é valorizar o que é nosso, seja o design ou a produção nacional. Todos os produtos contam uma história de gerações e do bem-fazer. Pretendemos que haja orgulho das nossas produções e que se acabe com o estigma de que o consumidor português não está preparado para comprar nacional. O diferencial será fazer o consumidor pensar e ter mais cuidados com as suas peças de roupa, apostando na qualidade em vez de quantidade.
Ana Patrícia Cruz – Fundadora e CEO do PORTLUX
A fundadora do Portlux, Ana Patrícia Cruz, esclarece que o principal mercado de atuação é Portugal, mas pretende que o marketplace seja uma referência no mercado europeu, principalmente, como forma de “elevar a arte e o que melhor se produz neste país na ponta mais ocidental do continente europeu.”
No futuro, não está descartada a possibilidade de inserir mais categorias no Portlux, nomeadamente de marcas de cerâmica e outros objetos de decoração, sendo uma das componentes de artesanato mais convencional de Portugal.
Sob o mote “Portugal faz bem em todos os sentidos”, pode aceder ao website em portlux.pt e verificar as opções que estão disponíveis.
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