O beat by be@t é um programa regenerador da Indústria de Moda nacional, que surge para ampliar a troca de experiências e partilha de conhecimento entre criativos e empresas. Este programa de inovação colaborativa, permite que designers de moda abordem desafios concretos de empresas do setor têxtil, explorando soluções criativas e inovadoras baseadas nos princípios da sustentabilidade.
O objetivo é capacitar estes dois polos de atividade para operações de Sustentabilidade e Circularidade através da cooperação concertada, de forma a atingir as metas do Acordo de ParisO Acordo de Paris é um compromisso mundial para a adoçã... ver mais... sobre o clima, bem como do Pacto Ecológico Europeu.
Integrado no projeto be@t – Bioeconomia na Indústria Têxtil, liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, e dinamizado pela entidade parceira BCSD Portugal, o beat by be@t compreende duas fases de ação: Ideação e Aceleração.
Para esta nova edição, os designers interessados devem submeter uma candidatura através de um formulário, que podem encontrar aqui, até dia 31 de março de 2025.
O BCSD Portugal e o Citeve esclarecem que os participantes através do preenchimento do referido formulário, tornam-se possíveis candidatos a um evento de ideação onde, durante um dia e meio, vão ser encorajados a criar uma solução para os desafios lançados pelas empresas AAC Têxteis, Allcost e Cordeiro Campos SA. O evento de ideação terá lugar nos dias 07 e 08 de abril no CITEVE.
As propostas com maior potencial serão selecionadas para a fase seguinte, o beat by be@t Aceleração, durante a qual os vencedores da Ideação irão formar equipa com uma empresa, junto da qual irão desenvolver uma solução têxtil sustentável e circular, culminando na apresentação dos projetos na edição da Lisboa Fashion Week de outubro de 2025.
Fases do programa Beat by Be@t
Durante sete meses, três equipas multidisciplinares compostas por empresas e designers terão acesso a formações em sustentabilidade, mentoria personalizada e individual com especialistas do setor, bolsa de benefícios (apoio com materiais, maquinaria e sessão fotográfica), apoio no desenvolvimento e criação do passaporte material e apresentação do projeto na edição da Lisboa Fashion Week de outubro de 2025.
31 de março: data limite de inscrições
7 e 8 de abril: Ideação no CITEVE
16 de abril: Anúncio dos vencedores da Ideação
23 de abril: Início aceleração: Kick-Off e Bootcamp
Maio-outubro: Formação, mentoria, bolsa de benefícios
Outubro: Apresentação final na Lisboa Fashion Week
Novembro: Comunicação do vencedor
Prémio
- Presença em showroom/ pop-up store (mediante interesse da equipa e possibilidades da Organização).
- Acesso a formação à escolha do BCSD Portugal.
- Consultoria de Gestão (previsão de 10h).
- Exposição das peças em evento final do BE@T.
Liderado pelo CITEVE, o projeto be@t – Bioeconomia na indústria têxtil reúne um consórcio de 54 entidades, entre empresas, universidades, centros tecnológicos e outras entidades. Juntas, estão a desenvolver novas matérias-primas em alternativa às de origem fóssil, novas tecnologias e equipamento de fabrico e processamento, promovendo a circularidade e reutilização de fibras e resíduos. Ao mesmo tempo, pretendem capacitar e envolver a sociedade numa real sensibilização e firme mudança de padrão, a começar pelas indústrias têxtil e da moda, das mais poluentes no planeta. O projeto, que tem a duração de três anos e conclusão prevista para dezembro de 2025, é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para mais informações podes consultar o website oficial do projeto BE@T:
bioeconomy-at-textiles.com.
Formulário para submeter a candidatura até 31 de março, aqui.