O programa beat by be@t está de volta e aceita candidaturas até 31 de março de 2025

Para esta nova edição, os designers interessados devem submeter uma candidatura através de um formulário, que podem encontrar aqui, até dia 31 de março de 2025.

Luís Gala | ModaLisboa

O beat by be@t é um programa regenerador da Indústria de Moda nacional, que surge para ampliar a troca de experiências e partilha de conhecimento entre criativos e empresas. Este programa de inovação colaborativa, permite que designers de moda abordem desafios concretos de empresas do setor têxtil, explorando soluções criativas e inovadoras baseadas nos princípios da sustentabilidade.

O objetivo é capacitar estes dois polos de atividade para operações de Sustentabilidade e Circularidade através da cooperação concertada, de forma a atingir as metas do Acordo de Paris sobre o clima, bem como do Pacto Ecológico Europeu.

Integrado no projeto be@t – Bioeconomia na Indústria Têxtil, liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, e dinamizado pela entidade parceira BCSD Portugal, o beat by be@t compreende duas fases de ação: Ideação e Aceleração.

Para esta nova edição, os designers interessados devem submeter uma candidatura através de um formulário, que podem encontrar aqui, até dia 31 de março de 2025.

O BCSD Portugal e o Citeve esclarecem que os participantes através do preenchimento do referido formulário, tornam-se possíveis candidatos a um evento de ideação onde, durante um dia e meio, vão ser encorajados a criar uma solução para os desafios lançados pelas empresas AAC Têxteis, Allcost e Cordeiro Campos SA. O evento de ideação terá lugar nos dias 07 e 08 de abril no CITEVE.

As propostas com maior potencial serão selecionadas para a fase seguinte, o beat by be@t Aceleração, durante a qual os vencedores da Ideação irão formar equipa com uma empresa, junto da qual irão desenvolver uma solução têxtil sustentável e circular, culminando na apresentação dos projetos na edição da Lisboa Fashion Week de outubro de 2025.

Fases do programa Beat by Be@t

Durante sete meses, três equipas multidisciplinares compostas por empresas e designers terão acesso a formações em sustentabilidade, mentoria personalizada e individual com especialistas do setor, bolsa de benefícios (apoio com materiais, maquinaria e sessão fotográfica), apoio no desenvolvimento e criação do passaporte material e apresentação do projeto na edição da Lisboa Fashion Week de outubro de 2025.

31 de março: data limite de inscrições
7 e 8 de abril: Ideação no CITEVE
16 de abril: Anúncio dos vencedores da Ideação
23 de abril: Início aceleração: Kick-Off e Bootcamp
Maio-outubro: Formação, mentoria, bolsa de benefícios
Outubro: Apresentação final na Lisboa Fashion Week
Novembro: Comunicação do vencedor

Prémio

  • Presença em showroom/ pop-up store (mediante interesse da equipa e possibilidades da Organização).
  • Acesso a formação à escolha do BCSD Portugal.
  • Consultoria de Gestão (previsão de 10h).
  • Exposição das peças em evento final do BE@T.

Liderado pelo CITEVE, o projeto be@t – Bioeconomia na indústria têxtil reúne um consórcio de 54 entidades, entre empresas, universidades, centros tecnológicos e outras entidades. Juntas, estão a desenvolver novas matérias-primas em alternativa às de origem fóssil, novas tecnologias e equipamento de fabrico e processamento, promovendo a circularidade e reutilização de fibras e resíduos. Ao mesmo tempo, pretendem capacitar e envolver a sociedade numa real sensibilização e firme mudança de padrão, a começar pelas indústrias têxtil e da moda, das mais poluentes no planeta. O projeto, que tem a duração de três anos e conclusão prevista para dezembro de 2025, é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para mais informações podes consultar o website oficial do projeto BE@T:
bioeconomy-at-textiles.com.
Formulário para submeter a candidatura até 31 de março, aqui.