Natal: dicas para oferecer presentes com responsabilidade

Os dados do Natal de 2022 revelam que os portugueses fizeram mais de 21 mil toneladas de lixo só na Grande Lisboa e quase 10 mil toneladas no Porto.

O fim do ano é repleto de desafios para os consumidores. Ainda há pouco tempo saímos da loucura provocada pela Black Friday, e entramos no período que antecede o Natal, que por sua vez, antecede o período das promoções pós-Natal.

Claro que é um ótimo momento para o comércio e os negócios que se aproveitam desta altura do ano para conseguir efetuar mais vendas. No entanto, se os consumidores não fizerem boas escolhas, pode tornar-se um pesadelo para o meio ambiente e para milhões de trabalhadores em todo o mundo que se encontram numa situação precária para colmatar o desejo de consumo desta época. Não se esqueçam: tudo o que compramos tem um impacto!

Os números da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), revelam que Portugal deita para o lixo cerca de 200 mil toneladas de resíduos têxteis por ano.

Quanto ao Natal, de uma forma geral e contabilizando todos os resíduos, os dados do Natal de 2022 revelam que os portugueses fizeram mais de 21 mil toneladas de lixo só na Grande Lisboa e quase 10 mil toneladas no Porto.

O que nos motiva a comprar?

Nesta altura do ano é normal querer presentear pessoas queridas, mas devemos questionar se estamos a efetuar compras com qualidade ou apenas a pensar na quantidade. Quantas vezes não nos sentimos na obrigação de comprar “qualquer coisa” para não chegar de mãos a abanar à festa da família, ou para garantir um presente de última hora para o amigo secreto?

Independentemente da crença e das tradições, o Natal é sobre família, amor, amizade, saúde e esperança num mundo melhor, mas é uma data que não deixamos de associar a consumo e as marcas a vendas. Há coleções produzidas especialmente para esta época do ano, com as cores e os modelos certos para esta altura: os pijamas de Natal, as camisolas de Natal características pelos desenhos associados a esta quadra, as peças de roupa em tons de vermelho, verde e dourado, entre outros produtos.

E por que não juntar a isto a passagem de ano: quem não quer passar o ano novo com uma peça de cor amarela, para trazer dinheiro e prosperidade? Ah, diz também a sabedoria popular que tem de ser uma peça nova, senão dá azar durante todo o ano. E todos os outros tons, que entre paz e amor, nos fazem ativar o nosso instinto consumista e gastar dinheiro em peças que provavelmente não gostamos assim tanto, nem temos tantas oportunidades de as usar, ou a cor não nos favorece e, nem no próximo ano voltaremos a usar, porque têm de ser artigos novos. E começa tudo outra vez…

Não nos sentimos no direito de dizer aos consumidores para quebrar estas tradições populares, apenas consideramos importante que reflitam sobre alguns destes comportamentos e tenham consciência de que atos aparentemente banais, podem causar um dano enorme para o planeta. Está na altura de adequarmos novos hábitos de consumo às tradições.

Consequências sociais e ambientais

As boas ações incentivadas nesta época como as doações, também ajudam a encobrir os excessos da nossa sociedade, desde que nos façam sentir melhor.

Mas muitas das peças doadas são produtos estragados e as pessoas apenas querem desfazer-se deles rapidamente. Não podemos generalizar, mas há situações que só os trabalhadores e/ou voluntários dos centros de triagem destas iniciativas podem relatar, desde sapatos e camisolas (entre outros artigos) em mau estado de uso e sem recuperação possível.

Para ajudar o próximo podemos começar a dar-lhes mais atenção durante o ano, apoio e tantos outros recursos ao nosso alcance, sem ser uma camisola estragada. Além disso, os sistemas e tecnologias de reciclagem existentes não são suficientes para garantir que se reciclem toneladas dos mais variados materiais descartados diariamente em todo o mundo.

Esta época do ano provoca impulsos, que desencadeiam consequências graves, que a maioria dos consumidores não sabe, muitas vezes, por falta de informação. O baixo custo da produção rápida, o consumo desmesurado e o descarte excessivo além de afetar os consumidores, interfere na qualidade de vida dos trabalhadores mal remunerados, a mão-de-obra infantil e as condições desumanas que suportam a produção em massa dessas peças de vestuário e que chega também ao meio ambiente, cada vez mais explorado e poluído.

Sugestões para comprar com responsabilidade

Após esta reflexão, esperamos que ainda estejas a ler este artigo porque vamos deixar algumas sugestões para comprares com mais responsabilidade, seja no Natal, ou em qualquer ocasião e quer se tratem de produtos de moda, ou de outra categoria. Obviamente que o consumo desenfreado provém de diversas circunstâncias, incluindo a facilidade de comprar online e dos métodos de pagamento cada vez mais intuitivos.

Apoia a produção e venda local

Além de apoiares estes negócios estás a contribuir de forma positiva para o ambiente e os trabalhadores (e toda a comunidade envolvente). Verifica a qualidade e intemporalidade dos produtos que estás a comprar. Também podes comprar artigos vintage ou antiguidades, é uma forma de prolongares a vida útil dos produtos.

Opta por artigos de materiais responsáveis

Tenta verificar sempre a origem dos materiais (orgânicos e composição ética), perguntar onde os artigos são produzidos e saber mais sobre as certificações de sustentabilidade.

Faz tu próprio (e personaliza)

Estes presentes têm ainda mais significado e permitem-te poupar imensos recursos. Com materiais que já tens em casa, podes aventurar-te a fazer peças em malha e crochet. Noutra área sem ser a moda, podes fazer compotas, biscoitos e outros doces para oferecer.

Oferece uma experiência cultural ou aventureira

Podes sempre optar por oferecer uma viagem, um bilhete cultural para um espetáculo ou uma visita a um museu. Relacionado com a área da moda, podes oferecer workshops de upcycling e costura.

No fim, já sabes que podes e deves fazer os teus próprios embrulhos com materiais que tenhas em casa ou materiais que podem ser reaproveitados por quem recebe os presentes.

A FashionHub é um projeto ligado à indústria têxtil e de vestuário, por isso, as dicas apresentadas neste artigo são sobre roupa. Porém, a maioria destas informações podem ser ajustadas e aplicadas a qualquer tipo de produto e segmento. Na FashionHub, mais do que dizer-te o que podes ou não comprar na época natalícia, queremos explicar-te por que é que esta ação pode ser negativa em diversos aspetos e ensinar-te como a podes aproveitar da melhor forma e oferecer com responsabilidade social e ambiental. Lembra-te: tudo o que compramos tem um impacto!