Museu da Chapelaria reabre com exposição inédita dedicada a Christian Dior

O Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, reabriu portas no passado dia 25 de janeiro, depois de 6 meses encerrado ao público. A abertura marca também uma parceria inédita com o Museu Christian Dior.

O Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, reabriu portas no passado dia 25 de janeiro, depois de 6 meses encerrado ao público. A abertura marca também uma parceria inédita com o Museu Christian Dior.

O museu dedicado aos chapéus passou por obras de requalificação, que permitem agora que o edifício seja um local mais inclusivo e acessível a todo o tipo de visitantes. Tem legendas em português, inglês e braille, e mais interatividade com códigos QR que permitem viajar no tempo e ver imagens da fábrica que operou até aos anos 90 no espaço do Museu.

É possível ver 15 chapéus com design da reconhecida Maison, após ter sido estabelecido um protocolo com o Museu Christian Dior, em França, que traz pela primeira vez a Portugal estas peças de alta-costura.

Museu da Chapelaria

A Casa Dior apresenta também outra exposição no Museu da Chapelaria, com recortes da presença que teve na imprensa feminina portuguesa na segunda metade do século XX, tendo como base três revistas femininas que eram uma referência – EVA; Modas & Bordados; Vida Feminina. Além disto, é analisado também o impacto do “New Look”1 de Christian Dior na elite portuguesa entre 1947 e 1957.

As exposições estarão patentes até dia 20 de abril e destacam também “O Pequeno Dicionário de Moda”, lançado em 1954, onde Christian Dior revelava segredos de estilo e recorda eventos como a conferência na Sorbonne, em 1955, tendo sido o primeiro criador a filosofar sobre a Estética da Moda, em 700 anos de história da conceituada universidade.

O Museu da Chapelaria tem um espólio de cerca de 3 mil chapéus que ajudam a contar a história da sociedade em cada época. A maquinaria usada na fábrica que agora é um Museu, conserva a história da indústria da chapelaria em São João da Madeira e as memórias dos seus operários.

Museu da Chapelaria

Na celebração dos 20 anos, o Museu da Chapelaria espera voltar a receber os 20 mil visitantes que por norma o visitam todos os anos.

O renovado museu incluiu, ainda, uma demonstração de chapelaria artesanal pelo chapeleiro Rui Dias (‘Maraus Hats’).

O bilhete de entrada para o Museu da Chapelaria tem o valor de 3 euros. Para saber mais informações, consulta o website oficial: museudachapelaria.pt

  1. “The New Look” – estilo revolucionário que surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Dá ênfase a uma mulher mais feminina e sensual para destacar a silhueta de forma elegante. O blazer Bar foi a peça-chave dessa coleção de Christian Dior. ↩︎
New Look Christian Dior | Vogue