O MUDE – Museu do Design é anfitrião e coorganizador da Conferência internacional “Codes of Conduct. Responsibility and Ethics in Fashion Heritage”, da responsabilidade da European Fashion Heritage Association, da qual o MUDE é membro fundador. Nos próximos dias 21 e 22 de novembro, o MUDE recebe palestras de entrada gratuita, mas mediante inscrição obrigatória, aqui.
A conferência “Codes of Conduct. Responsibility and Ethics in Fashion Heritage” tem como propósito discutir os desafios atuais, mas também propor um novo caminho para o futuro da preservação do património de Moda. A partilha de ideias e a discussão de diversas temáticas atuais e pertinentes, procura promover uma gestão mais responsável e ética, com a finalidade de representar a importância histórica das coleções de Moda e ajustar-se às necessidades das gerações presentes e futuras.
Numa altura em que as instituições culturais são desafiadas a reinventar-se diante de novas realidades sociais e tecnológicas, o evento é uma oportunidade para (re)pensar a Moda como património cultural com base em três conceitos fundamentais: inclusão, sustentabilidade e ética.
Durante os dois dias do evento, especialistas de renome nacional e internacional partilharão as suas experiências e pesquisas, abordando questões como a relação entre coleções privadas e públicas, o papel das instituições culturais na educação e na promoção da diversidade, a ética da preservação e exibição de coleções de Moda, entre outros temas.
No primeiro dia, o painel “The Private and the Public: Modes of Intersection” discutirá as dinâmicas entre colecionadores privados e instituições públicas, com apresentações de especialistas como Annick Schramme & Laura D’hoore, da University of Antwerp, e Piotr Szaradowski, da Muzealne Mody Foundation. Já o painel “Backstage / Frontstage – Curatorial Responsibility” abordará as responsabilidades dos curadores, a ética da conservação e a interpretação de peças de Moda, com contribuições de profissionais como Cyana Madsen, do London College of Fashion, e Anabela Becho e Inês Matias, do MUDE – Museu do Design, em Lisboa.
No segundo dia, o painel “Re-Mapping Fashion: Politics & Poetics of Local Heritage”, terá como foco o património local e as práticas artesanais, trazendo perspetivas de especialistas como Ornella Cirillo, Vicenza Caterino, Andrea Chiara Bonanno, da University of Campania Luigi Vanvitelli, e Binil Mohan, da JK Lakshmipat University.
Outros painéis irão explorar novas políticas e perspetivas para repensar e preservar coleções de Moda e os desafios relacionados com a conservação de objetos históricos.
A iniciativa pretende apresentar à comunidade novas perspetivas sobre como garantir que o legado da Moda é preservado e compartilhado de forma justa e responsável, de forma a beneficiar tanto o presente quanto o futuro.