MUDE reabre ao público com “Edifício em Exposição”

Depois de 8 anos encerrado ao público, o MUDE abriu portas e retomou a programação com “O Edifício em Exposição”.

Luísa Ferreira

Depois de 8 anos encerrado ao público, o MUDE abriu portas e retomou a programação com “O Edifício em Exposição”.

O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, abriu portas no passado dia 25 de julho, após as obras de requalificação do espaço. Até dia 31 de outubro, encontra-se disponível “O Edíficio em Exposição”, que pretende oferecer aos visitantes uma viagem pelos 300 anos de transformações de um dos edifícios históricos na baixa pombalina.

É uma oportunidade para conheceres os 6000m², antes do MUDE receber as demais iniciativas culturais da programação do museu e as peças do seu acervo, já a partir de outubro.

Em comunicado, a direção do MUDE explica que, em vez de “romper ou de transformar radicalmente” o espaço, pretende dar a conhecer a cultura arquitetónica e as transformações do centro histórico de Lisboa, tendo utilizado uma estratégia assente no design e arquitetura, que “pressupôs a incorporação de soluções tecnicamente inovadoras, sustentáveis e integradas.”

Na inauguração, que decorreu no passado dia 25 de julho, estiveram presentes a diretora do MUDE, Bárbara Coutinho, também responsável pela curadoria e programação do Museu, mas também o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que enalteceu a importância da obra para a cidade:

Sei que a reabertura integral do edifício do MUDE é um marco para Lisboa e um acontecimento único na vida cultural do país. Só temos a agradecer a todos os que colaboraram nesta grande obra: à diretora do MUDE e a toda sua equipa, e também às equipas técnicas da Câmara Municipal que colaboraram no projeto e na execução da obra. Mostraram que o MUDE é um projeto para toda a cidade – para as suas pessoas e para todos os que nos visitam. Estamos prontos para o mostrar ao mundo.

Ateliers Educativos | Luísa Ferreira

O Museu do Design e da Moda, manteve atividade “fora de portas” ao longo de oito anos de encerramento. No “regresso a casa” funciona com novas valências, estando já disponível a biblioteca, onde os especialistas, estudantes e o publico geral interessado em design podem consultar o arquivo de documentação. Além deste local, também um auditório, parte da loja e os serviços educativos estão em funcionamento.

Para setembro, está prevista a abertura ao público do restaurante, da cafetaria e da livraria.

Cafetaria | Luísa Ferreira

Inaugurado em 2009, o MUDE recebeu, até à data de encerramento do edifício-sede, quase dois milhões de visitantes, em quase 60 exposições e cerca de 170 eventos relacionadas com o seu acervo.

Fica a conhecer todos os espaços do Edifício MUDE

Auditório: com capacidade para 177 lugares sentados e totalmente equipado.
Ateliers educativos: espaços para atividades programadas pelo museu com escolas, famílias e grupos mediante marcação prévia.
Biblioteca de design: consulta do acervo documental, bibliográfico e arquivístico que integra o Centro de Documentação e Informação (CDI).
Cafetaria: com mobiliário a evocar os tradicionais cafés portugueses. Visitável apenas como espaço expositivo. (abertura ao público em setembro)
Restaurante: visitável apenas como espaço expositivo. (abertura ao público em setembro)
Cobertura verde: miradouro com vista privilegiada sobre Lisboa e área de estar com espécies autóctones, mediterrânicas e xerófitas, pouco exigentes no consumo de água e compatíveis com as condições climatéricas do local.
Loja e livraria: com publicações e edições do MUDE. Em breve, com mais publicações, mobiliário, vestuário e acessórios, joalharia e objetos decorativos.

Horário a partir de 26 de Julho de 2024

Verão (abril a setembro)

3ª a 5ª feira: 10h – 19h
6º e Sábado: 10h – 21h
Domingo: 10h – 19h
2ªfeira: Encerrado

Inverno (outubro a março)

3ª a 5ª feira: 10h – 18h
6º e Sábado: 10h – 20h
Domingo: 10h – 18h
2ªfeira: Encerrado