Modtissimo 60+3: empresas apostam em inovação para a qualidade e reconhecimento

O Modtissimo reuniu a indústria têxtil na Exponor, superou expectativas e há números que o comprovam.

FashionHub

O Modtissimo reuniu a indústria têxtil na Exponor, superou expectativas e há números que o comprovam.

A edição 60+3 do Modtissimo decorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro na Exponor e, feito o balanço dos dois dias de feira, pode dizer-se que o saldo é positivo. Os números falam por si e em relação à edição anterior, que registou visitantes de 12 países diferentes, nesta edição o número aumentou para 14. O certame reuniu 520 compradores internacionais, o que correspondeu a 10% do total de visitantes.

Das várias nacionalidades presentes, destaque para os compradores europeus, oriundos dos Países Baixos, Suíça, Espanha, Reino Unido, Polónia, Áustria, Irlanda, Alemanha, mas também de outros mercados, como os Estados Unidos, América Latina e Japão.

A FashionHub esteve na Modtissimo e comprovou isto mesmo junto de alguns expositores.

Já não é a primeira edição em que participamos, mas o Modtissimo tem correspondido às expectativas. Temos feito essencialmente contactos nacionais, mas a nível internacional os mercados que mais nos procuraram, até ao momento, foram Reino Unido, França e América Latina.

Sónia Carvalho, Guimanos

Também a marca Cristina Barros refere que esta edição está a “superar expectativas”, pois tem permitido o estabelecimento de contactos além-fronteiras, “já vieram aqui (ao stand do Modtissimo) compradores da América Latina, que tem sido um mercado mais forte este ano, Estados Unidos e Suíça.”

Por outro lado, a Anbievolution, fábrica especializada no setor têxtil e que tem crescido na vertente da sustentabilidade, com certificações e novas matérias-primas, esclarece que os contactos efetuados foram essencialmente do mercado ibérico (Portugal e Espanha), mencionou um dos responsáveis comerciais da empresa, António Abreu.

Também não podíamos deixar de passar no stand da Burel Factory, onde Inês Catana, nos afirmou que a diversidade de cores apelativas é um dos aspetos mais procurados pelos mercados norte-americano e inglês. A empresa tem apostado também numa gramagem de mais fina para alcançar diversos segmentos.

FashionHub

O expectável é que estes indicadores sejam um bom prenúncio do que será o mundo dos negócios em 2024. Este será um ano difícil para diversas indústrias, principalmente a têxtil, devido às adversidades mundiais e ao aumento do preço das matérias-primas e da energia.

Contudo, a Indústria Têxtil e de Vestuário, já deu provas de resiliência e da capacidade de trabalho. Por isso, no Modtissimo também conhecemos novos projetos e falámos com empresas consolidadas no mercado, mas que não perdem a oportunidade de inovar.

A Keep Creating é uma empresa de Paredes de Coura, que aposta numa equipa de jovens designers e ilustradores para desenvolver estampagens aplicadas, por exemplo, a t-shirts. Um dos novos produtos que nos apresentaram foi a coleção de marchendising do munícipio onde se situa a sede da empresa, e que testam a implementação do passaporte digital do produto.

Também estivemos à conversa com Mariana Moreira, uma das responsáveis de Comunicação da Casa da Malha. A empresa de Barcelos é especializada em malhas circulares e estava a apresentar a nova coleção ‘Capsule’.

Mariana Moreira, esclerace também que o Modtissimo “é um excelente espaço de consolidação de contactos, nomeadamente com o mercado português”, porque já vêm de participações na Première Vision Paris, na Milano Unica e em Nova Iorque onde efetuaram a maioria dos contactos internacionais.

Quanto à coleção ‘Capsule’, serve para reforçar a responsabilidade ambiental e social da empresa. A aposta é em materiais que prezam a durabilidade e a reciclabilidade no fim de vida das peças, tendo por isso atenção a certificações, processos de produção e às matérias-primas selecionadas.

FashionHub

Na vertente de responsabilidade social, a Casa da Malha exibe um sistema de identificação de cores para daltónicos nas peças. Esta é uma linguagem integradora que responde a uma das necessidades mais prementes dos daltónicos – a identificação da coloração nos têxteis.

A Somelos é uma empresa com 66 anos de história de produção têxtil, que abrange também as áreas de negócio de tingimento e acabamento.

Para Gabriela de Melo, diretora de Criação e Design da Somelos, a sustentabilidade de uma empresa tem de ir além das matérias-primas e focar-se no ambiente que envolve a empresa “por exemplo, no complexo da Somelos temos mais de 1000 árvores plantadas. E tem a ver com o bem-estar dos trabalhadores.”

Em relação à participação no Modtissimo, Gabriela de Melo refere que é sempre “um privilégio e gosto participar no certame e maior cluster da indústria têxtil da Europa” e, acrescenta, “temos sido procurados por mercados como Bélgica, Suíça e Itália.”

FashionHub

A Riopele foi fundada em 1927 e é uma das empresas têxteis mais antigas de Portugal, mas é uma referência internacional.

FashionHub

No Modtissimo, a empresa apresentou o novo projeto, ‘Indario’, que consiste num processo de tingimento inovador, que poupa 67% e 35% de água e energia, respetivamente. Estes dados são demonstrados tendo em comparação o processo convencional usado na ganga.

Se ficaste com curiosidade de saber mais sobre estes projetos, acompanha a FashionHub porque vamos ter artigos mais completos sobre cada um deles.

Quanto ao Modtissimo 60+3, também houve tempo para o iTechStyle Showcase, organizado pelo CITEVE e Associação Selectiva Moda, que apresentou 90 produtos. Desta iniciativa resultou ainda o concurso iTechStyle Awards, em que foram conhecidos no dia 21 de fevereiro a primeira lista de finalistas. Na categoria de tecidos: A. Sampaio & Filhos, Joaps, Coltec e RDD Textiles; nos produtos: Brandbias, FLM Têxtil, JCaetano e Têxteis Penedo; e nos acessórios: Luís Rodrigues & Teixeira, Bordados Oliveira e YKK Portugal.

Os dois dias registaram um intenso e interessante programa das iTechStyle Talks. Estas conversas serviram para debater diversos temas como o passaporte digital de produto e para serem apresentados projetos relevantes na componente de Invetigação & Desenvolvimento. Os resultados do primeiro relatório be@t – Bioeconomia Têxtil, entre outros projetos, foram alguns dos destaques. É importante ressalvar a forte adesão aos dois minicursos organizados pela Mind Technology e a participação massiva na apresentação de Tendências Primavera-Verão 2024 da WGSN.