ModaLisboa anuncia segunda edição de ´’Workstation New Media’

O projeto da Associação ModaLisboa com o apoio da República Portuguesa — Cultura / Direção Geral das Artes, designado por Workstation New Media, está de regresso para a segunda edição. As inscrições estão abertas e a submissão de candidaturas decorre até dia 18 de Julho de 2024.

O projeto da Associação ModaLisboa com o apoio da República Portuguesa — Cultura / Direção Geral das Artes, designado por Workstation New Media, está de regresso para a segunda edição. As inscrições estão abertas e a submissão de candidaturas decorre até dia 18 de Julho de 2024.

A organização da iniciativa está à procura de pessoas que “explorem os novos media aplicados à Moda, com uma vertente artística, inovadora e sustentável”, explica a ModaLisboa em comunicado. O concurso abrange qualquer formato new media com linguagem de Moda — Moda digital, NFT (non-fungible token), 3D (Construção de objetos, avatares, ambientes) ou Interação humana em espaços virtuais, como Gaming, Ações ou Aplicações de Realidades Estendidas (Virtual/Aumentada/Mista), acrescenta o comunicado.

ModaLisboa

Após o processo de submissão, as candidaturas serão avaliadas pelo júri, composto por Eduarda AbbondanzaManuel Bogalheiro e ZABRA. A avaliação será realizada sob critérios previamente definidos, tendo em consideração a relevância conceptual, inovação tecnológica, promoção do diálogo intercultural e inclusão de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enquanto resposta à crise climática. Os projetos que chegarem à fase final do concurso vão ter a oportunidade de integrar a exposição ‘Workstation New Media’, com curadoria ZABRA, momento em que será anunciado o vencedor, que receberá um prémio de 2.000 mil euros.

Os novos media fortaleceram a diluição das fronteiras formais da prática artística, acelerando uma hibridização dos territórios de pensamento contemporâneo e também da concretização material da Moda. É nesta convergência que se posiciona a WORKSTATION NEW MEDIA: uma plataforma de experimentação, exposição e captação de novos talentos que dá agora início à sua segunda edição com um open call.

Comunicado ModaLisboa

A exposição de entrada livre decorre em paralelo à 63ª Lisboa Fashion Week, de 9 a 13 de outubro. Além dos projetos do open call, a WORKSTATION NEW MEDIA continua a promover o trabalho do que a organização diz ser uma “comunidade criativa em crescimento”, ao apresentar obras de Carincur, João Pedro Fonseca e Gonçalo Guiomar; Rodrigo Gomes; e Tupac Martir (Satore Studio).

O regulamento do concurso pode ser consultado no site da ModaLisboa, modalisboa.pt.