Metralha Worldwide une a moda à arte urbana na primeira loja física em Famalicão

A marca portuguesa de streetwear, Metralha Worldwide, acaba de inaugurar a sua primeira loja física em Famalicão. O espaço reúne moda e arte urbana na mesma morada e pretende ser uma incubadora artística e um polo cultural.

A marca portuguesa de streetwear, Metralha Worldwide, acaba de inaugurar a sua primeira loja física em Famalicão. O espaço reúne moda e arte urbana na mesma morada e pretende ser uma incubadora artística e um polo cultural.

A Metralha Worldwide é uma marca 100% portuguesa de roupa streetwear fundada em 2016 “com o propósito de quebrar rótulos, desafiar tendências e explorar novas formas de expressão, apostando num conceito de slow fashion”, é assim que a marca se apresenta. Além da loja online, e de diversos pontos de venda físicos espalhados pelo mundo, a marca tem agora uma morada própria, a primeira em Portugal. No verão passado, a marca instalou uma pop-up store em Amesterdão, mas é em Vila Nova de Famalicão que a Metralha Worldwide abre portas à sua primeira loja física, um espaço versátil, onde convergem e habitam diferentes artes, visões e identidades.

Com oito anos de existência e experiência, consideramos que esta seria altura ideal para avançarmos com uma loja física, posicionando a marca cada vez mais próxima das pessoas.

Ana Bouças, responsável pela comunicação da Metralha Worldwide

A nova loja da marca vai ter disponíveis todas as coleções temáticas, limitadas e produzidas de forma sustentável em pequenas quantidades. Porém, apresenta em primeira-mão, “JNGL”, a nova coleção cápsula, inspirada “no retrato subtil da selva que é a nossa sociedade atual, que vai desde a frieza do cimento até ao instinto animal, ambos retratados nas peças”, refere a marca em comunicado. A coleção aposta em t-shirts, hoodies e calças 100% algodão com obras de arte bordadas nos bolsos, “além da nossa imagem de marca, apostamos em casacos corta-vento e calças de ganga com lavagens e acessórios diferentes”, acrescenta o comunicado.

A arte urbana é uma das características principais da Metralha Worldwide, que se intrusa agora de forma permanente no espaço oficial da marca portuguesa, que será além de um ponto de venda, também uma montra viva de talento, ao receber mensalmente obras de diferentes artistas plásticos nacionais e internacionais, mas também eventos e iniciativas culturais exclusivas. A primeira parceria é com o artista contemporâneo R_gm, com obras que retratam o abstrato e o surrealismo visível nas paredes do espaço que sugerem uma composição de pedra esculpida, evidenciando toda a resistência e intemporalidade da marca. 

Aposta na sustentabilidade e apoio ao cliente

A partir do ano 2025, a nova loja da Metralha Worldwide terá ainda disponíveis dois serviços exclusivos para melhorar a experiência de compra. Os consumidores terão a possibilidade de fazer parte da construção do processo de design, ao personalizar peças, como customizar os bolsos de calças de ganga, e ainda decidir o tipo de  tecido, bordado ou estampado que pretende. Outra iniciativa esta relacionada com a sustentabilidade, o projeto re-use permite que peças antigas da marca ganhem uma nova vida, podendo regressar ao mercado mantendo a sua qualidade e identidade.

Evolução ao longo dos anos

Ao longo dos últimos 8 anos, a Metralha Worldwide vestiu artistas como Carolina Deslandes ou Ivandro e realizou parcerias com a cerveja Post scriptum, o artista visual e ilustrador Add Fuel ou o ativista Mr. Anderson. Atualmente as suas coleções estão disponíveis em lojas físicas .em Espanha, Alemanha, Canadá e Estados Unidos da América.