Meshmess é uma marca portuguesa que nasceu da incerteza, entre o fim de uma pandemia e o início da guerra no ocidente. Do contexto político e económico mundial, sobressaiu uma vontade de contrariar o paradigma e, Elisabete Costa, uma profissional da área do e-commerce, juntamente com Pedro Israel, especialista em marcas, decidiram pensar numa marca, onde cor e otimismo seriam os ingredientes principais.
A marca foi fundada a 13 de maio de 2022 e desde então já não passa despercebida, através dos seus tons característicos, como o vermelho e rosa, revelando irreverência no seu estado mais puro. A esta característica, a Meshmess juntou individualidade e inovação, assim desenvolveu as Flex One, um modelo de calças de gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... 100% algodão
O algodão é uma das matérias-primas mais comercializadas ... ver mais..., que servem do tamanho 34 ao 44.

Até aqui nada disto é propriamente uma novidade, pelo menos para os leitores mais assíduos da FashionHub Portugal, porque já escrevemos um artigo a apresentar a marca e este modelo de calças em concreto. No entanto, há notícias fresquinhas: as Flex One, além do público feminino, com destaque para as grávidas, podem também ser usadas pelo público masculino. Desta forma, a marca reforça os seus valores de inclusão e sustentabilidade, com a primeira peça unissexo da Meshmess.


Para ninguém ficar de fora desta novidade e perceba o que é este produto, recordamos a explicação do que são as Flex One e voltamos a falar com Elisabete Costa, fundadora da marca, para contextualizar o novo lançamento e a perspetiva para o futuro da marca.
Flex One: calças de ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... inovadoras
As Flex One são o produto inovador e ex-líbris da marca portuguesa, umas calças 100% algodãoO algodão é uma das matérias-primas mais comercializadas ... ver mais..., que servem do tamanho 34 ao 44. A primeira versão deste modelo foi lançada em setembro de 2023 e não podia ter corrido melhor: esgotaram a primeira produção em 15 dias.
A marca tinha como objetivo criar umas calças de gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... confortáveis e bonitas, sem ter de recorrer ao elastano, um dos tecidos sintéticos a evitar na composição de roupa. Foi o início de uma aventura e de testes em laboratório, até alcançar a fórmula perfeita – as Flex One.

Um dos primeiros públicos-alvo, por coincidência, acabaram mesmo por ser as grávidas que inspiradas pela influenciadora digital Mariana Machado, na altura grávida, viram uma oportunidade de usar umas calças de gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... bonitas e confortáveis, que podem vestir mesmo depois da gravidez, pelo seu caráter individual e de se adaptar aos diversos tipos de corpo.
Calças de ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... sustentáveis, inovadoras e agora… unissexo
Sob esta filosofia, as Flex One encontram-se agora disponíveis tanto para o público feminino como masculino. “A Meshmess nasceu com um propósito muito claro: ser uma marca inclusiva, que valoriza e desperta a individualidade de cada pessoa independentemente do género, da idade ou do tipo de corpo. Sempre acreditamos que as Flex One tinham potencial para ir além do público feminino, mas sabíamos que era preciso esperar pelo momento certo”, esclarece a fundadora da Meshmess em declarações à FashionHub Portugal.
Acreditamos que agora é o momento certo para arriscar. Sabemos que há muitos desafios pela frente: preconceitos para desconstruir, tabus a enfrentar, ideias pré-concebidas para desmistificar. Mas também sabemos que esse é o nosso papel enquanto marca. Quando decidimos entrar num mercado saturado, não foi para dizermos que somos diferentes. Foi para criar espaço. Para permitir que cada pessoa se reveja, se expresse e se sinta representada. No fundo, o nosso objetivo é esse: ajudar cada um a ser mais de si mesmo.
Elisabete Costa, fundadora da Meshmess


A FashionHub Portugal perguntou a Elisabete Costa o que a Meshmess tinha feito de diferente para a transformação deste modelo em unissexo. A resposta foi rápida e clara: “Absolutamente nada! São exatamente as mesmas calças.” A Meshmess encarou a situação como um desafio, ou seja, inverteu aquilo que muitas vezes acontece, que é o facto das mulheres vestirem roupa considerada masculina, dando origem a tendências de moda, mas quando o contrário acontece ainda é visto com “um certo preconceito”, acrescenta a marca. Por isso, “a única diferença é que agora também as inserimos no corpo de homens e funcionou na perfeição. Foi mesmo essa simplicidade que nos surpreendeu e confirmou o que já sabíamos: as Flex One são para todos”, esclareceu Elisabete Costa.
A importância de agir em prol da sustentabilidade ambiental e social
A Meshmess já desenvolveu o modelo Flex One em mais de oito matérias-primas distintas, como gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais..., sarja ou fazenda. Num apelo ao consumo consciente, a marca investe na qualidade das peças, assim podem passar de mães para filhas, serem usadas por mulheres antes, durante e depois da gravidez.
A marca assume um posicionamento em prol da sustentabilidade social e ambiental, ao utilizar nas suas produções apenas desperdício têxtil, tornando as peças exclusivas. A produção da Meshmess é toda feita em Portugal, por empresas que pensam nos seus colaboradores “proporcionando excelentes condições de trabalho, ambiente e bem estar nas equipas”, explica Elisabete Costa, acrescentando que a marca é 100% portuguesa, desde a produção, até à entrega dos seus produtos ao consumidor final.

Na Meshmess, continuamos a fazer o nosso caminho com os pés bem assentes na terra: reutilizamos excedentes têxteis e reciclamos produtos abandonados. É aqui que, por agora, queremos continuar. É um território seguro, claro e real, e esse compromisso já foi reconhecido por entidades do setor, como o CITEVE, quando nos selecionou como um dos finalistas dos iTechStyle Awards. Quanto à inclusão, ao promovermos peças que não se definem por género e ao valorizarmos a individualidade de cada pessoa, estamos a trabalhar também para uma moda mais justa, mais consciente e mais circular. Mas, se tivesse de resumir a nossa luta, ela continua a ser esta: dar nova vida ao que foi descartado. Dar significado ao que já existe. E provar que a criatividade pode e deve nascer dos limites.
Elisabete Costa, fundadora da Meshmess

A FashionHub Portugal questionou a fundadora da Meshmess sobre se o futuro da marca passaria pela criação de mais peças unissexo, sendo que a resposta não desvaloriza que isso possa acontecer, porém “sem fundamentalismos, sem julgamentos, sem imposições”, refere Elisabete Costa, acrescentando que duvida que o futuro da marca seja exclusivamente a produção de peças unissexo, porque mais do que isso, prefere a “moda sem limitações e livre”, para criar e confecionar as peças que considera mais úteis e versáteis.
Para adquirires as tuas Flex One consulta o website da marca meshmess.com.