A 63ª edição da Lisboa Fashion Week realiza-se entre os dias 10 e 13 de outubro de 2024. O evento é organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.
MODALISBOA SINGULAR é o mote desta edição, e o objetivo é uma celebração da relação entre a capital e a Semana de Moda, produto de uma “cidade efervescente, transformada e transformadora, brilhante e intercultural”, refere a organização em comunicado.
SINGULAR, porque é única. E, para ser única, precisou de ser inovadora e disruptiva, abrir novas portas, construir património. É também essa a sua missão, e o que fará, de forma clara, na sua edição de outubro.
Comunicado ModaLisboa
Esta edição terá muitas novidades, a primeira é a inauguração de uma POP-UP Store dedicada ao design, iniciativa que surge em antecipação ao calendário oficial de desfiles. Esta POP-UP ModaLisboa abre no dia 2 de outubro, no Locke de Santa Joana, novo hotel oficial da Lisboa Fashion Week.
A loja temporária ficará aberta até dia 13 de outubro, o conceito é a divulgação dos Designers ModaLisboa e terá uma cuidadosa curadoria de produtos e marcas nacionais para incentivar o contacto direto entre os criativos e os diferentes públicos.
No entanto, não há ModaLisboa sem desfiles e sem a apresentação das tendências e coleções dos criadores nacionais que, como é habitual, decorrerão no Pátio da Galé.
Em comunicado, a organização acrescenta que “a expansão geográfica da ModaLisboa para o eixo da Avenida da Liberdade consolida-se no dia 10 de outubro, com o regresso da exposição de entrada livre WORKSTATION NEW MEDIA. O projeto implementado com o apoio da República Portuguesa — Cultura / Direção Geral das Artes pretende mostrar, até dia 13 na Sociedade Nacional de Belas Artes, novas linguagens e experiências imersivas na interseção entre Moda, Artes Visuais e Tecnologia.”
Também no dia 10 de outubro regressam as Fast Talks, que marcam a inauguração da programação oficial da Lisboa Fashion Week. O MUDE – Museu do Design recebe as conferências, que têm como participantes oradores nacionais e internacionais, que partilham experiência e conhecimento desde temáticas como a tecnologia na prática de Moda, bem como o papel das Indústrias Criativas na regeneração da cidade. Ainda no MUDE, serão revelados os resultados da segunda edição do programa beat by be@t.
SINGULAR é, além do reflexo dos novos paradigmas da cidade, saber reconhecer o propósito que une as várias formas de criação e uni-las num evento agregador e com uma nova perspetiva sobre a sua atuação, com o objetivo de incentivar uma mobilização global de Lisboa para a participação cultural. Porque para ser singular, é preciso, primeiro, ser plural. MODALISBOA. SINGULAR, after all.
Comunicado ModaLisboa
A MODALISBOA SINGULAR resulta de um planeamento estratégico da Associação ModaLisboa, em que o objetivo é reunir o trabalho de designers e criadores — desde os dez novos concorrentes do concurso SANGUE NOVO, que apresentam as suas coleções a 11 de outubro, no MUDE, aos mais conceituados nomes da Moda nacional, que se apresentam no Pátio da Galé.
No programa consta que serão apresentadas as coleções Primavera/Verão 2025 de Behén, Carlos Gil, Dino Alves, Gonçalo Peixoto, Lidija Kolovrat, Luis Carvalho, Luís Buchinho ou Ricardo Andrez.
Programa completo da ModaLisboa Singular
O “primeiro espelho da singularidade” é a campanha de comunicação desta edição da ModaLisboa, assinada pela Havas Portugal, com produção da Casper Films.
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