Lisboa Fashion Week: 65ª edição tem como Base a indústria e a internacionalização da moda de autor

Começou a contagem decrescente para a 65ª edição da Lisboa Fashion Week. Entre os dias 1 e 5 de outubro de 2025 Lisboa será a Base da moda portuguesa.

Começou a contagem decrescente para a 65ª edição da Lisboa Fashion Week. Entre os dias 1 e 5 de outubro de 2025, Lisboa será a Base da moda portuguesa numa iniciativa em coorganização com a Câmara Municipal.

A organização está de olhos postos no futuro, de modo a promover uma reflexão profunda sobre a indústria da moda e tudo aquilo que a rodeia, através de uma Base que une, equilibra, que é tempo e sustento, que é poder e permanência e que defende a continuidade – Base é o tema central da edição 65 da ModaLisboa.

A nova edição convoca os seus múltiplos agentes — designers, artistas, empresários, técnicos, associações, comunidades, indústria, instituições de ensino — “a imaginar a Moda como um ecossistema vivo, onde o fazer se cruza com o saber, e onde a ação criativa se prolonga em sistemas de relação, experimentação e escuta”, acrescenta o comunicado da ModaLisboa.

O que acontece quando nos detemos naquilo que sustenta, em vez daquilo que se exibe? Que camadas simbólicas, materiais e económicas habitam as fundações de um sistema criativo? E que possibilidades se abrem quando deixamos de olhar a Moda apenas como forma e passamos a entendê-la como campo expandido de produção de conhecimento, de memória e de futuro?

Associação ModaLisboa

O epicentro de tudo isto volta a ser o Pátio da Galé, mas a base do evento expande-se a vários pontos da cidade — como o MUDE – Museu do Design, Palacete Gomes Freire, Moldo Studios, Avenida da Liberdade e Praça do Comércio — a ModaLisboa propõe uma semana de pensamento e criação, exposição e ação: com foco para a materialização da Moda de Autor em Portugal, mas também sobre as diretrizes para modelos de negócio independentes e marcas capazes de penetrar mercados competitivos.

Para isso, a MODALISBOA BASE apresenta um programa diversificado de desfiles, conferências, exposições, workshops, showcases e diversos eventos paralelos, que mobilizam a capital através das habituais Apresentações de Moda, Fast Talks, e momentos dedicados à sustentabilidade (como Portuguese Soul, MODAPORTUGAL ou beat by be@t, promovidos em estreita colaboração com parceiros e associações setoriais como APICCAPS, CENIT/ANIVEC e BCSD e CITEVE).

Esta edição conta o apoio do programa Portugal Events, sob alçada do Turismo de Portugal, o que permite à Lisboa Fashion Week expandir a sua ação estratégica com mais oferta de entrada livre, o que possibilita a afirmação geográfica de Lisboa, como cidade que é a base da internacionalização do trabalho autoral.

A 65ª da Lisboa Fashion Week é também uma base para estreias: a FASHION HOUSE, um novo espaço multidisciplinar de entrada livre, com programação própria, pop-up store, showcases de tecnologia e herança cultural e um lounge & meeting point, concebido para reforçar a proximidade entre o território e o ecossistema da Moda; e ModaLisboa na Avenida, uma parceria com a Associação da Avenida da Liberdade que estende a Semana de Moda para esta artéria com workshops, cocktails e diversas intervenções culturais, com uma programação a divulgar em breve.

A campanha de comunicação desta edição foi desenvolvida pela Havas Lisboa e produzida pela Casper Films. BASE tornou-se num exercício de construção crítica: “sobre o que criamos, como criamos, com quem criamos, e a que custo. E, ao mesmo tempo, um exercício de projeção. Porque pensar a base é também pensar o que cresce a partir dela, as novas linguagens, os espaços de partilha, os modos de fazer cidade, os futuros possíveis”, explica a Associação ModaLisboa.

Podes ver em seguida o vídeo oficial da campanha e, logo depois, na continuação deste artigo, confere o calendário de desfiles.

Desfiles e apresentações ModaLisboa Base

Entre 23 apresentações de moda e 53 designers e marcas nacionais e internacionais, a MODALISBOA BASE apresenta uma programação que realça a diversidade do seu ecossistema criativo.

O dia 30 de setembro fica marcado por uma sessão especial na Embaixada de Itália em Lisboa, com uma noite dedicada aos novos nomes da rede IED – Istituto Europeo di Design.

Além de conversas dinâmicas e informativas e do cruzamento entre Cultura, Arte e Moda, não se faz Lisboa Fashion Week sem desfiles, sem medir o pulso ao que não se sente, mas vê-se em cada na passarela, nos inspira não apenas enquanto tendência, mas em força de expressão e poder ser o quisermos, por isso, na FashionHub Portugal, destacamos as apresentações e desfiles de criadores nacionais.

No dia 2 de outubro é a estreia da FASHION HOUSE, onde novos nomes da Semana de Moda, como Roselyn Silva, Ana Margarida Feijão e Gandaia  vão exibir o seu trabalho com happenings performáticos no Palacete Gomes Freire.

Já no MUDE – Museu do Design, há três apresentações exclusivas: BÉHEN e Olga Noronha, no dia 3 (sábado) e Nuno Baltazar, no dia 4 (domingo). Também a apresentação do projeto editorial da APICCAPS, Portuguese Soul, será off location, no Moldo Studios, e Constança Entrudo preparou um lançamento especial no novo espaço Castle Hi Hi Hi.

De 3 a 5 de outubro, o Pátio da Galé volta a ser a base das operações, com o regresso do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside, Alves/Gonçalves, 2B, Luís Onofre, Gonçalo Peixoto, Kolovrat, Carlos Gil, DuarteHajime, Valentim Quaresma, Dino Alves e Luís Carvalho.

Entre as novidades desta edição, destaca-se a estreia da WORKSTATION DESIGN supported by Jean Louis David, que vem consolidar o papel da plataforma de experimentação na afirmação de novas linguagens de Moda. ARNDES, Bárbara Atanásio, Mestre Studio, Çal Pfungst, Francisca Nabinho e Gabriel Silva Barros, participam nesta nova iniciativa em que têm oportunidade de expandir as possibilidades do Design de Moda contemporâneo.

Confere o calendário de desfiles: