ISTO. reaproveita sobras de tecido para produzir uma edição limitada de blazers

A ISTO., marca portuguesa cujo foco é a transparência e a responsabilidade social e ambiental, lança uma edição limitada de blazers produzidos a partir de deadstock.

A ISTO., marca portuguesa cujo foco é a transparência e a responsabilidade social e ambiental, lança uma edição limitada de blazers produzidos a partir de deadstock.

A linha exclusiva é composta por 7 modelos de blazers, produzidos a partir de tecido “ultra-premium”, que a marca refere ser “o resultado de uma descoberta única” de rolos com restos de tecido na fábrica Diniz & Cruz, parceira da ISTO. na produção habitual das suas peças. A marca portuguesa descreve-os como sete blazers intemporais, “cada um feito com diferentes tecidos de e caxemira”, disponíveis em quantidades limitadas.

Tudo começou com uma visita à fábrica da Diniz & Cruz, onde nos deparámos com rolos de tecido deadstock – estamos a falar de têxteis ultra-premium. Sobras não aproveitadas e impossibilitadas de fazer parte da produção tradicional devido às suas pequenas quantidades. Mas vimos potencial. Alguns rolos tinham apenas 5 metros, outros perto de 40, pouco para produção em larga escala, mas perfeitos para nós.

“Às vezes, o tesouro está escondido à vista de todos”, é assim que a ISTO., através da sua comunicação digital, encontra forma para descrever o processo criativo dos seus Deadstock Blazers. As peças são produzidas em Portugal, na mesma fábrica onde os tecidos foram encontrados. Os materiais utilizados são uma mistura de e caxemira.

Os blazers estão disponíveis em diferentes tons clássicos e neutros, como o bege, preto e azul-marinho. A FashionHub também destaca o padrão com riscas e o padrão ao xadrez, que permitem adaptar-se a diversas ocasiões. Os blazers são uma peça de vestuário que, conjugados com calças mais clássicas, ganga, camisas ou t-shirts, podem servir para eventos formais ou o registo informal do quotidiano.

Estes blazers apresentam silhuetas justas projetadas para serem intemporais, ao mesmo tempo que contam a história daquilo que acabaria por ser desperdiçado, mas foi transformado em algo “verdadeiramente especial”. As peças já estão à venda no website da marca, em isto.pt.

Sobre a ISTO.

A ISTO. foi fundada em 2016 e foca-se na criação de moda sustentável para homem, embora no lançamento da marca tenha também produzido algumas peças destinadas ao segmento feminino. A marca tem uma abordagem sobre a moda muito vincada nos valores de responsabilidade social, ambiental e económica, onde a transparência das suas práticas é um dos aspetos mais reconhecidos no mercado, tanto que essa consciência conquistou clientes além- fronteiras. A marca tem diversos pontos de venda em Lisboa – Príncipe Real, Chiado, Campo de Ourique e Amoreiras – e, tem também também lojas em nome próprio nos Países Baixos (Haarlem) e na Alemanha (Berlim).