A Heimtextil é uma feira internacional focada no setor têxtil para o lar e decoração. O evento é considerado um dos mais relevantes no panorama da indústria têxtil mundial. A Heimtextil serve como plataforma para fabricantes, designers, lojistas e profissionais do setor apresentarem e descobrirem as últimas tendências, inovações e produtos.
Nesta edição da Heimtextil, que decorreu durante o início do mês de janeiro, não faltaram as temáticas relacionadas com sustentabilidade e inovação tecnológica que marcaram o debate entre profissionais.
Numa tentativa de aliviar as preocupações sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas práticas da indústria e nas funções criativas, a Heimtextil centrou atenções na IA, incluindo palestras, workshops e uma montra de marcas inovadoras que moldam o futuro do sector.
O potencial positivo da Inteligência Artificial esteve no centro das discussões, tais como os principais benefícios como a eficiência em termos de tempo e custos, processos de produção mais eficazes e melhor acessibilidade.
No evento foram apresentados diversos projetos, incluindo a aplicação móvel de IA FabricGenie, que permite a qualquer pessoa criar os seus próprios designs de tecido. O consultor de Inteligência Artificial e criador do conceito, o britânico Danny Richman afirmou: “A IA deu-me superpoderes. Posso fazer coisas que nunca fui capaz de fazer antes.”
Para ajudar a demonstrar as ferramentas e diversas possibilidades da Inteligência Artificial esteve o estúdio dinamarquês de realidade aumentada MANND, que apresentou dois protótipos de ferramentas de IA criados especialmente para o evento. O AI Assistant, desenvolvido por ChatGBT-4, respondeu a perguntas do setor sobre tópicos como sustentabilidade, enquanto a Interactive Design Station visualizou as tendências de cores e materiais da feira 24 horas por dia.
Outros expositores incluíram a empresa norte-americana Variant 3D, pioneira em tecnologia de tricot e digitalização 3D para criar produtos de malha personalizáveis com zero desperdício; e a NewRetex da Dinamarca, que utiliza IA para otimizar a triagem de têxteis para reciclagem.
Ao mesmo tempo em que se fala da mais-valia da inovação, abordam-se também as preocupações sobre qualidade, as discussões reiteraram que não nos devemos esquecer de ser criativos com a IA, pois são os artistas e designers que obtêm os melhores resultados. “Trata-se de adotá-la como uma ferramenta com confiança e seguir em frente”, afirmou Alexandra Bohn, diretora de conteúdo de estilo da publicação alemã F.A.Z. Trimestral.
Num mundo em constante mudança tecnológica, política e económica, é importante para as marcas estarem a par das tendências de mercado. Também o consumidor deve estar atento e verificar as vantagens no seu quotidiano e nas escolhas que pode fazer.
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