Helena Branquinho lança HB Curator: uma marca para mulheres sofisticadas e criativas

A HB Curator é uma nova marca de roupa, desenhada para mulheres sofisticadas e que gostam de peças versáteis e criativas. A fundadora da marca, Helena Branquinho, revelou mais detalhes à FashionHub.

A HB Curator é uma nova marca de roupa, desenhada para mulheres sofisticadas e que gostam de peças versáteis e criativas. A fundadora da marca, Helena Branquinho, revelou mais detalhes à FashionHub.

Helena Branquinho nasceu em Vila Nova de Foz Côa, em Portugal, mas foi viver para o Porto quando ingressou num curso de Contabilidade, Administração e Gestão Financeira, cidade que ainda hoje considera a sua verdadeira casa. No entanto, uma reviravolta fez com que alterasse o seu destino: “abandonei a profissão quando abriu o primeiro curso de Consultoria de Imagem completo no Porto. Estava dado o primeiro passo para trabalhar numa das minhas paixões: a moda”, refere em declarações à FashionHub.

A atual fundadora da HB Curator mudou-se para o Brasil, onde esteve durante 10 anos a trabalhar na área de comunicação/influenciadora digital, tendo colaborado com algumas publicações locais, como o site de Cris Guerra e a revista L’Officiel Brasil, uma das mais conceituadas da área da moda e lifestyle. Helena Branquinho teve também a oportunidade de acompanhar o trabalho de diversas marcas, com destaque para novos designers e marcas de autor, onde chegou a desenvolver o lançamento de coleções cápsula. Ainda no Brasil, foi também júri em concursos de novos designers e em desfiles de conclusão de curso, “apoiei e vi crescer alguns dos bons nomes da moda brasileira da nova geração”, revela com orgulho.

Sempre vi o meu trabalho como uma curadoria de peças, marcas e designers que achava que o mundo precisava conhecer, e que seriam uma mais valia para os consumidores em vários aspetos. Essa curadoria continua, esse trabalho continua, mas agora também tem roupas desenvolvidas por mim.

Helena Branquinho

Este foi o percurso de Helena Branquinho até decidir por em prática o que considera ser um “sonho de criança”: desenvolver roupas e lançar a sua marca própria. Em 2022 regressou a Portugal e agora, em 2024, surgiu a HB Curator: “nasceu da necessidade de desenvolver algumas peças que faltavam no meu guarda-roupa”, refere a fundadora da marca. Nas primeiras peças lançadas, há um vestido preto versátil; um peplum para criar contraste e transformar looks, uma saia preta reta “onde cabe a minha anca”, acrescenta Helena.

Helena Branquinho, além do trabalho criativo e de designer na sua marca própria, desenvolve consultoria de imagem através das redes sociais, onde partilha diversas sugestões, cujo objetivo é revelar o lado prático da moda sem perder sofisticação e elegância, adaptando-se a todos os conceitos e gostos pessoais. É também esse um dos principais propósitos das peças que desenvolve para a HB Curator, não ter uma coleção fechada e criar peças versáteis que possam ser um bom complemento para diferentes gostos pessoais, estilos de vida e necessidades.

Helena Branquinho revelou que é filha de uma costureira, por esse motivo, é também exigente com a produção das peças, desde a seleção das matérias-primas até ao acabamento.

Helena procura sempre que possível realçar o fator sustentabilidade aliado à exclusividade, por isso, o primeiro Drop foi todo produzido com tecidos deadstock. A HB Curator oferece peças produzidas em pequena escala, a maior parte das vezes sob encomenda, por mãos de costureiras experientes e exigentes.

Acompanha o trabalho de Helena Branquinho na HB Curator, podes seguir aqui: