Um dos maiores receios da vida adulta é estragar uma peça de roupa porque não definimos corretamente o método de lavagem: desbotar uma peça, manchar, encolher uma camisola de malha, se calhar todos nós já passamos por isto, ou conhecemos alguém a quem já aconteceu. Por vezes, trata-se apenas de uma distração, outras vezes é mesmo por falta de conhecimento de técnicas e cuidados que certas peças de roupa exigem e incompreensão do que significam os símbolos das etiquetas. Se tratares bem das tuas roupas, será um passo importante para que elas durem mais tempo, por isso deixamos uma breve explicação do que significa cada um desses símbolos.
Símbolos de Lavagem da Roupa
1. Pode lavar.
2. Não pode lavar. Os artigos podem ser sensíveis a todo o tipo de lavagem com água ou são demasiado grandes para as máquinas domésticas.
3. Lavar normalmente na máquina, à temperatura máxima indicada: entre 30 ºC (no exemplo) e 95 ºC.
4. Lavar na máquina, à temperatura máxima indicada, mas com uma centrifugação reduzida e reduzindo a quantidade de roupa no tambor da máquina.
5. Lavar na máquina, à temperatura máxima indicada, mas usando ciclos de lavagem e centrifugação reduzidos. A quantidade de roupa no tambor da máquina não deverá exceder dois terços da capacidade máxima.
6. Lavar à mão, a uma temperatura não superior a 40 ºC, dependendo do artigo. Começa por dissolver um detergente delicado num recipiente com água. Deixa os tecidos absorver a água e agita com cuidado; não esfregues, não puxes nem torças. Em seguida, enxagua bem os tecidos, pressiona moderadamente para eliminar o excesso de água e estica com cuidado para repor a forma. Trata rapidamente as peças coloridas e sensíveis e não as deixes molhadas. Se a tua máquina tiver um programa de “lavagem à mão”, lava a frio.
7. Pode torcer.
8. A peça de vestuário não deve ser torcida.
9. Podes utilizar qualquer tipo de produto de branqueamento da roupa, à base de cloro (como a lixívia) ou de oxigénio.
10. O branqueamento é possível, mas apenas com produtos à base de oxigénio.
11. A peça não suporta branqueamento nem pré-tratamento de nódoas com produtos à base de cloro ou oxigénio. Verifica o rótulo dos produtos de limpeza antes de utilizares.
Símbolos de Secagem da Roupa
12. Pode secar na máquina até à temperatura mais elevada.
13. Não secar na máquina.
14. Pode secar na máquina num ciclo de curta duração e temperatura reduzida.
15. Pode secar na máquina num ciclo de duração e temperatura normais (até 80 ºC).
16. Pode secar na máquina num ciclo de duração e temperatura elevados.
17. Pode secar na máquina sem calor.
18. Pode secar na máquina num programa de secagem delicada.
19. O vestuário pode ser pendurado, tanto no interior, como no exterior.
20. Secar no estendal após lavagem normal (especialmente cores resistentes).
21. Secar no estendal, após centrifugação reduzida, colocando as peças bem abertas para não deixar vincos (especialmente peças acolchoadas, casacos, sacos-cama, camisas em seda, etc.).
22. O vestuário pode ser pendurado, mas deve ser mantido à sombra.
23. Secar à sombra após lavagem. Prevista para têxteis suscetíveis de descolorar ou amarelecer ao sol.
24. Secar à sombra após lavagem sem centrifugação prévia na máquina (especialmente tecidos delicados, como a seda).
25. Secar sobre uma superfície plana. Indicado em lãs, malhas e tecidos que se possam deformar com o seu peso.
26. Secar sobre uma superfície plana sem centrifugação prévia na máquina. Indicado em lãs extremamente frágeis ou nobres (caxemira ou alpaca).
27. Secar à sombra sobre uma superfície plana. Indicado para lãs e tecidos delicados.
28. Secar à sombra sobre uma superfície plana sem centrifugação prévia na máquina.
Símbolos de Engomagem da Roupa
29. Engomar a baixa temperatura (até 110 ºC) e preferencialmente sem vapor. Indicado para tecidos em poliacrílico, poliamida (nylon) ou acetato. No caso de peças escuras ou que possam ficar com brilho devido à pressão, engomar do avesso ou usar uma fina toalha de algodão ou um lenço de papel.
30. Engomar a média temperatura (até 150 ºC). Indicado para lãs, sedas, poliéster ou viscose. Usar uma toalha de algodão ligeiramente humedecida sobre o tecido. Pode ser usado vapor, mas sem pressionar com força.
31. Engomar a alta temperatura (até 200 ºC). Indicado para tecidos de algodão ou linho, que devem estar ainda ligeiramente húmidos. Pode ser usado vapor. No caso de peças escuras ou que possam ficar com brilho devido à pressão, engomar do avesso ou usar uma fina toalha de algodão ou um lenço de papel.
32. Não engomar.
33. Não engomar a vapor.
Símbolos sobre a limpeza profissional
34. Limpar a seco. A letra no interior do círculo informa sobre os solventes ou as técnicas de limpeza que podem ser utilizadas pela lavandaria (P, para percloroetileno ou F, para benzina ou outros hidrocarbonetos).
35. Limpeza normal com água, sem restrições.
36. Não limpar a seco. Não usar produtos tira-nódoas que contenham solventes.
Fonte: Deco PROteste – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor