R’s da Moda

A moda deve ser repensada. Talvez pudéssemos incluir “repensar” nos R’s da Moda, mas vamos utilizá-lo apenas para introdução, de modo a refletirmos sobre o que é importante alterar e de que forma os hábitos de consumo e as práticas das marcas influenciam a Indústria.

As marcas e os consumidores possuem um papel preponderante na Indústria da Moda. As marcas devem reestruturar os seus processos e sistemas de produção. Os consumidores devem questionar mais as marcas sobre as suas práticas; devem repensar a forma de consumo e o impacto que isso poderá ter a nível social e ambiental.

1 – Responsabilidade

Marcas

  • Respeitar os trabalhadores, através de salários justos e condições de trabalho dignas.
  • Menor impacto ambiental na recolha e tratamento das matérias-primas, na produção, tingimento e distribuição das peças de roupa.
  • Encontrar soluções para o desperdício têxtil.

Consumidores

  • Verificar a origem e composição das peças na etiqueta.
  • Comprar marcas portuguesas.
  • Apostar na qualidade e não na quantidade.
  • Verificar a necessidade de compra.

2 – Reduzir

Marcas

  • Produzir em menor quantidade.
  • Diminuir a utilização de água e energia; a erosão dos solos; a libertação de CO², microplásticos e componentes tóxicos para os seres humanos e ecossistemas naturais.
  • Ter atenção aos recursos usados no packaging e nas etiquetas.

Consumidores

  • Comprar menos.
  • Reduzir a quantidade de embalagens.

3 – Reaproveitar

Marcas

  • Utilizar tecidos e matérias-primas que sobraram de coleções anteriores.
  • Usar dead stock de peças não vendidas na criação de novos produtos.

Consumidores

  • Verificar as peças que têm no guarda-roupa para conseguirem utilizar o máximo possível.
  • Colocar em prática a técnica upcycling. (ex. transformar umas calças de ganga nuns calções ou numa saia).

4 – Reciclar

Marcas

  • Possuir um sistema que permita aos consumidores entregarem peças de roupa antigas, para que sejam recicladas e se transformem em novos produtos.
  • Produzir peças de roupa, cujos materiais permitam a reciclagem como alternativa viável.
  • Utilizar materiais reciclados para produção de peças de roupa e calçado.

Consumidores

  • Entregar peças de roupa que já não usa para reciclagem, caso não exista outra alternativa.
  • Uma hipótese pode ser doar algumas peças ou trocar com amigos.

5 – Reparar

Marcas

  • Produzir materiais de qualidade e que permitam ao consumidor efetuar arranjos em vez de descartar a peça.
  • Possuir centros de reparação de peças de roupa e calçado, promovendo um novo negócio e uma solução para o consumidor.

Consumidores

  • Pensar na reparação para prolongar a vida das suas peças de roupa e calçado (ex: trocar um fecho; coser uma costura; pintar um casaco de couro)

6 – Revender

Marcas

  • Possuir um sistema e/ou plataforma que permita ao consumidor vender as suas peças de roupa (segunda mão).

Consumidores

  • Aderir a plataformas online de compra e venda em segunda mão.
  • Procurar produtos em lojas segunda mão e vintage.

Verificar o estado das peças de roupa e vender apenas as que estiverem em bom estado.

7 – Recusar

Marcas

  • A utilização de Greenwashing como forma de marketing.
  • Produção com materiais de fraca qualidade e técnicas prejudiciais ao ambiente.

Consumidores

  • Consumo excessivo.
  • Marcas com produção duvidosa.
  • Consumo de fast fashion.
  • Matérias-primas sem qualidade e prejudiciais ao ambiente e à saúde humana.

8 – Rastrear

Marcas

  • Introduzir o Passaporte Digital de Produto para permitir um rastreamento das peças de roupa, nomeadamente sobre a origem das matérias-primas e métodos de produção.

Consumidores

  • Pesquisar sobre as marcas e ler a etiqueta das peças de roupa.