A moda deve ser repensada. Talvez pudéssemos incluir “repensar” nos R’s da Moda, mas vamos utilizá-lo apenas para introdução, de modo a refletirmos sobre o que é importante alterar e de que forma os hábitos de consumo e as práticas das marcas influenciam a Indústria.
As marcas e os consumidores possuem um papel preponderante na Indústria da Moda. As marcas devem reestruturar os seus processos e sistemas de produção. Os consumidores devem questionar mais as marcas sobre as suas práticas; devem repensar a forma de consumo e o impacto que isso poderá ter a nível social e ambiental.
1 – Responsabilidade
Marcas
- Respeitar os trabalhadores, através de salários justos e condições de trabalho dignas.
- Menor impacto ambiental na recolha e tratamento das matérias-primas, na produção, tingimento e distribuição das peças de roupa.
- Encontrar soluções para o desperdício têxtil.
Consumidores
- Verificar a origem e composição das peças na etiqueta.
- Comprar marcas portuguesas.
- Apostar na qualidade e não na quantidade.
- Verificar a necessidade de compra.
2 – Reduzir
Marcas
- Produzir em menor quantidade.
- Diminuir a utilização de água e energia; a erosão dos solos; a libertação de CO², microplásticos e componentes tóxicos para os seres humanos e ecossistemas naturais.
- Ter atenção aos recursos usados no packaging e nas etiquetas.
Consumidores
- Comprar menos.
- Reduzir a quantidade de embalagens.
3 – Reaproveitar
Marcas
- Utilizar tecidos e matérias-primas que sobraram de coleções anteriores.
- Usar dead stock de peças não vendidas na criação de novos produtos.
Consumidores
- Verificar as peças que têm no guarda-roupa para conseguirem utilizar o máximo possível.
- Colocar em prática a técnica upcycling. (ex. transformar umas calças de ganga nuns calções ou numa saia).
4 – Reciclar
Marcas
- Possuir um sistema que permita aos consumidores entregarem peças de roupa antigas, para que sejam recicladas e se transformem em novos produtos.
- Produzir peças de roupa, cujos materiais permitam a reciclagem como alternativa viável.
- Utilizar materiais reciclados para produção de peças de roupa e calçado.
Consumidores
- Entregar peças de roupa que já não usa para reciclagem, caso não exista outra alternativa.
- Uma hipótese pode ser doar algumas peças ou trocar com amigos.
5 – Reparar
Marcas
- Produzir materiais de qualidade e que permitam ao consumidor efetuar arranjos em vez de descartar a peça.
- Possuir centros de reparação de peças de roupa e calçado, promovendo um novo negócio e uma solução para o consumidor.
Consumidores
- Pensar na reparação para prolongar a vida das suas peças de roupa e calçado (ex: trocar um fecho; coser uma costura; pintar um casaco de couro)
6 – Revender
Marcas
- Possuir um sistema e/ou plataforma que permita ao consumidor vender as suas peças de roupa (segunda mão).
Consumidores
- Aderir a plataformas online de compra e venda em segunda mão.
- Procurar produtos em lojas segunda mão e vintage.
Verificar o estado das peças de roupa e vender apenas as que estiverem em bom estado.
7 – Recusar
Marcas
- A utilização de Greenwashing como forma de marketing.
- Produção com materiais de fraca qualidade e técnicas prejudiciais ao ambiente.
Consumidores
- Consumo excessivo.
- Marcas com produção duvidosa.
- Consumo de fast fashion.
- Matérias-primas sem qualidade e prejudiciais ao ambiente e à saúde humana.
8 – Rastrear
Marcas
- Introduzir o Passaporte Digital de Produto para permitir um rastreamento das peças de roupa, nomeadamente sobre a origem das matérias-primas e métodos de produção.
Consumidores
- Pesquisar sobre as marcas e ler a etiqueta das peças de roupa.