OEKO-TEX é uma parceria entre 18 instituições cujas funções são a investigação e testagem especializadas em têxteis e couro. A certificação base, STANDARD 100, inclui rigorosos padrões de cumprimento químico e garante que todos os componentes do produto final não possuem quaisquer tipo de substâncias prejudiciais para os seres humanos. STANDARD 100 trabalha sobre um princípio de precaução, o que significa que os seus limites podem ser mais restritos do que os valores exigidos pela legislação nacional e internacional. Os critérios desta certificação são atualizados anualmente com o objetivo de incluir novos conhecimentos ou exigências legais. MADE IN GREEN (MiG) é um rótulo de produto rastreável que se junta ao STANDARD 100, com critérios ambientais e sociais: controlo de substâncias químicas; desempenho ambiental; controlo ambiental; responsabilidade social; controlo de qualidade; e proteção à saúde e segurança no trabalho. Estes critérios devem ser tidos em consideração em toda a cadeia de abastecimento, incluindo produção têxtil, fiação, tecelagem e moinhos de malharia, instalações de acabamento e confeções de vestuário.
OEKO-TEX® MADE IN GREEN
OEKO-TEX® MADE IN GREEN é uma etiqueta de produto que indica a rastreabilidade para todos os tipos de produtos têxteis e de couro que foram fabricados em instalações amigas do ambiente, sob condições de trabalho seguras e socialmente responsáveis. O rótulo MADE IN GREEN também garante aos consumidores que o produto têxtil ou de couro é feito de materiais que foram testados para substâncias nocivas.
OEKO-TEX® STANDARD 100
OEKO-TEX® STANDARD 100 é um dos rótulos mais conhecidos do mundo para têxteis testados quanto a substâncias nocivas. Significa confiança do cliente e alta segurança do produto.
ORGANIC COTTON OEKO-TEX®
Escolhe ORGANIC COTTON OEKO-TEX® para uma abordagem cuidadosa ao nosso meio ambiente e à tua saúde. A certificação ORGANIC COTTON (em português, algodão orgânico) oferece verificação desde a recolha da matéria-prima até o produto final. Os produtos que ostentam este rótulo foram fabricados sem a utilização de organismos geneticamente modificados e testados para pesticidas e outras substâncias nocivas.
Tipos de certificação e percentagem de algodão orgânico
OEKO-TEX® LEATHER STANDARD
OEKO-TEX® LEATHER STANDARD é um sistema de testes e certificação padronizado internacionalmente para couro e artigos de couro em todos os níveis de produção, incluindo materiais acessórios. A certificação apoia as empresas ao longo da cadeia de abastecimento na implementação de elevada segurança humano-ecológica dos produtos. A certificação serve como verificação juridicamente vinculativa da certificação bem-sucedida do produto em todos os processos de negócios de acordo com o LEATHER STANDARD.
OEKO-TEX® STeP
OEKO-TEX® STeP significa Produção Sustentável de Têxteis e Couro e é um sistema de certificação modular para instalações de produção na indústria têxtil e de couro. O objetivo do STeP é implementar processos de produção ecológicos a longo prazo, melhorar a saúde e a segurança e promover condições de trabalho socialmente responsáveis nos locais de produção. Os grupos-alvo da certificação STeP são fabricantes de têxteis e couro, bem como marcas e retalhistas.
OEKO-TEX® ECO PASSPORT
OEKO-TEX® ECO PASSPORT é um sistema de certificação independente para produtos químicos, corantes e auxiliares utilizados na indústria têxtil e do couro. Durante um processo composto por várias etapas, é analisado se cada ingrediente individual do produto químico corresponde aos requisitos legais e se não é prejudicial à saúde humana. Tanto as marcas como os fabricantes valorizam o ECO PASSPORT como prova credível da produção sustentável de têxteis e couro.
OEKO-TEX® RESPONSIBLE BUSINESS
OEKO-TEX® RESPONSIBLE BUSINESS é uma ferramenta de gestão para cumprir os requisitos de devida diligência da cadeia de abastecimento na indústria têxtil e do couro. Apoia as empresas na prevenção e mitigação dos impactos negativos (potenciais e existentes) das operações comerciais nas suas próprias atividades, nas suas cadeias de abastecimento e nas suas relações comerciais mais amplas.
Os seguintes elementos são objeto de avaliação:
- Política empresarial
- Análise de risco
- Integração de ações apropriadas
- Monitorização contínua
- Comunicação transparente
- Mecanismo de reclamação