Lixo Zero

Lixo Zero é um movimento em prol de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos se tornam adubo e os materiais recicláveis são reinseridos na cadeia produtiva, para potencializar ao máximo o reaproveitamento de resíduos e a redução ou fim do encaminhamento de lixo para aterros sanitários. Segundo a Aliança Internacional do Lixo Zero, o conceito representa um objetivo ético, económico, pedagógico, eficiente e visionário, com foco na orientação da sociedade para a mudança do estilo de vida e para práticas que incentivem a sustentabilidade.

Tipos de resíduos

A palavra lixo é utilizada para nos referirmos à mistura de produtos descartados. No entanto, para proporcionar um destino correto a cada material e diminuir a quantidade de lixo gerada, é importante saber diferenciá-los uns dos outros.

Existem resíduos que podem ser imediatamente reciclados ou reutilizados, como embalagens, cascas, entre outros. Contudo, há resíduos para os quais pode ainda não existir uma solução de reaproveitamento ou reciclagem. Por isso, é importante olhares para etiqueta dos produtos que pretendes adquirir e questionar mais as marcas sobre a origem e produção dos produtos, para perceberes que impacto as tuas ações estão a ter no meio ambiente.

Resíduos na Indústria Têxtil e de Vestuário

Por outro lado, é imperativo as marcas terem cada vez mais consciência e atenção sobre as suas práticas.

Resíduo pós-industrial: Este tipo de resíduos são as sobras de tecidos que surgem no cerne da Indústria Têxtil e de Vestuário, ou seja, fábricas e ateliers de pequenos artesãos. Em vez de serem incinerados ou atirados para um aterro, um dos flagelos do desperdício têxtil, estes resíduos são podem servir para produzir novas peças de roupa.

Resíduos pré-consumo: Este tipo de resíduo corresponde a peças de vestuário que foram produzidas, mas por algum motivo não podem ser comercializadas, não tendo chegado a ser utilizadas, por exemplo, peças com defeito ou excesso de stock.

Resíduo pós-consumo: são o resultado do descarte de produtos pelos consumidores. A reciclagem destes resíduos permite a recuperação do seu valor económico porque existirá um reaproveitamento da matéria-prima, mas contribui também para um desenvolvimento sustentável ao diminuir o volume de peças de roupa que termina num aterro e que poderá demorar anos a decompor-se, implicando graves problemas para os ecossistemas naturais.

R´s do Lixo Zero

Repensar: acabar com a ideia de que resíduos não possuem valor, já que podem ser reciclados ou compostados.
Recusar: o consumo excessivo; marcas com produção duvidosa; consumo de fast fashion; Matérias-primas sem qualidade e prejudiciais ao ambiente e à saúde humana.
Reduzir: gerar a menor quantidade de lixo possível, consumir apenas o necessário.
Reutilizar: diversos objetos e materiais podem ser reutilizados, isso ajuda a combater o desperdício.
Reciclar: reaproveitar a matéria-prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem necessidade de os enviar para aterros.