Black Friday

A Black Friday é uma iniciativa que promove diversos descontos em produtos, provenientes de diversas marcas e lojas em todo o mundo. É uma tradição iniciada nos Estados Unidos, que marca o início do período de compras para o fim do ano.

Black Friday ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro. A data é definida a partir do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês).

O feriado norte-americano é tradicionalmente um momento de reunião familiar e o comércio vislumbrou nesta data um momento para alavancar as vendas e possibilitar a renovação de stock.

Neste dia, é comum existirem os maiores descontos do ano, o que leva as pessoas a sobrelotar lojas, a disputar os produtos e congestionar alguns sites de comércio online.

Apesar de hoje em dia a Black Friday ser um sinônimo de oportunidade para vendedores e consumidores em todo o mundo, a origem do termo possui um significado negativo.

O termo Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta-Feira Negra. Foi criado pela polícia da cidade de Filadélfia, na década de 1960, para descrever o tráfego e os tumultos causados no dia seguinte ao feriado do Dia da Ação de Graças. Entretanto, a partir da década de 1980, o termo passou a ser utilizado como estratégia de publicidade das ofertas e promoções.

O fim-de-semana da Black Friday encerra com a Cyber Monday (Segunda Feira Cibernética, em português) onde lojas online fazem vários descontos, para beneficiar o comércio eletrónico.

A Black Friday tem sido cada vez mais contestada, quando se luta por uma Indústria da Moda mais responsável. Várias marcas têm sido assertivas no seu posicionamento e boicotam este período de descontos, que potencia o consumismo desenfreado.

Os preços baixos, sem que se tenha atenção ao valor justo das peças de roupa e consideração pelos trabalhadores que as produziram; o consumo desenfreado, que origina desperdício e produtos que muitas vezes são utilizados apenas uma vez; as emissões de gases efeito de estufa no envio de encomendas e posteriormente nas trocas e devoluções, são alguns dos principais problemas apontados.